Paulo Romano
Paulo Romano

Na próxima quinta-feira (02/07), a Federação Paraense de Futebol (FPF) vai receber os 10 clubes que disputam o Parazão 2020 para debater a data de retorno da competição. Em entrevista na manhã desta terça-feira (30/06), o vice-presidente da entidade, Paulo Romano, adiantou alguns pontos que serão discutidos na reunião.

“Após a aprovação do protocolo, vamos para o segundo passo, que é discutir a volta do Campeonato Paraense 2020. Na próxima quinta-feira, na reunião, estaremos falando sobre essa volta do campeonato, tratando de uma data para a volta. Pode haver também a pauta de umas possíveis mudanças no regulamento original, como a abertura para novas inscrições de jogadores, pelo menos 15 inscrições. Outra pauta é em relação ao número de substituições, saindo de 3 para 5, que é uma determinação da FIFA. Possivelmente, discutir também a questão de rebaixamento ou não do campeonato deste ano. Com essa paralisação, esse desmanche dos plantéis, principalmente das equipes menores, houve um desequilíbrio técnico entre as equipes”, disse.

Romano revelou que já há um acordo entre a Federação e os clubes para que sejam feitas mudanças no regulamento da competição. Entre as mudanças, está a abertura para 15 novas inscrições de jogadores por clube, para compensar a perda de atletas que a maioria dos clubes do interior tiveram durante a paralisação.

“Na sexta-feira (26/06), na reunião com o Governo do Estado para análise do protocolo e apresentação do projeto do novo Mangueirão, fiquei reunido com os clubes que estavam lá e, nessa reunião informal, definimos que será feito um termo de acordo entre as equipes, porque toda e qualquer modificação após o campeonato ter iniciado, só pode ser feita se houver unanimidade entre as equipes que disputam a competição. Está no estatuto da Federação. Todos os clubes vão assinar para que sejam feitas as alterações necessárias. Nesse termo de acordo, já temos quase que 100% de aprovação, com algum ajuste que o Paysandu ainda está discutindo, mas tenho ligado para cada presidente dos 10 clubes para chegarmos na reunião já praticamente acertados com a retomada do campeonato, para discutir apenas a data. Só está faltando um detalhe para definir essa data na quinta-feira”, revelou.

Entre os pontos que constam no protocolo de segurança para a retomada dos jogos no Estado, está a inclusão de uma sede única para as partidas. Por conta da pandemia, que estaria teoricamente mais controlada em Belém, a capital foi escolhida para receber os jogos restantes do campeonato.

Paulo Romano explicou que apesar de Belém poder ser a sede, Remo, Paysandu e Carajás não poderão jogar como visitantes em seus próprios estádios – Baenão, Curuzu e Mamazão, respectivamente.

“No protocolo de retomada, foi inserido nele a sede única, até porque os estudos apontados pelos órgãos governamentais dizem que a pandemia já se apresenta em controle em Belém, na Região Metropolitana de Belém. Por conta disso, e por motivo de segurança também, a capital foi escolhida como sede única para os jogos. Porém, isso não quer dizer que serão no Mangueirão, mas em Belém como sede única. Isso também já foi conversado com todas as equipes e todas já deram ok para que possamos estar retornando com jogos só em Belém. Remo, Paysandu e Carajás, que são de Belém, não poderão usar seus campos quando forem visitantes”, finalizou.

Roma News, 30/06/2020