Hélio Borges
Hélio Borges

Os analistas modernosos já não chamam os atacantes de beirada pelo nome de antigamente. No Remo, alguns brilharam pelos lados do campo, como Neves, Rodrigues, Leônidas, Peri, Landu, Rony. Todos ponteiros clássicos, que corriam pelas laterais e iam à linha de fundo cruzar ou cortar para o interior da área.

Hélio Borges é da novíssima geração. Não desempenha as mesmas funções de seus antecessores, tem outras obrigações. Ao invés de obrigatoriamente ir ao fundo, precisa ter um perfeito entrosamento com o lateral-direito Ricardo Luz.

Hélio tem que saber participar das jogadas de aproximação, aparecendo no chamado “ponto futuro”, como defendia Cláudio Coutinho.

No Re-Pa do primeiro turno da Série C, seus deslocamentos confundiram a marcação e ele apareceu livre dentro da área para receber o passe perfeito de Luz para marcar o primeiro gol do jogo, em jogada elogiada por todos, até porque começou com um detalhe singular: Hélio foi quem carregou inicialmente a bola pelo lado direito, tocou para Luz e correu para a área sabendo que a bola lhe seria devolvida em condições de finalização, como de fato aconteceu.

Aos 20 anos, Hélio teve passagem pelo time Sub-20 do Palmeiras (SP) há 2 anos, depois de se destacar na base azulina. Ganhou traquejo e competitividade, mas os fundamentos foram adquiridos no próprio Baenão. É verdade que alguns ainda precisam ser lapidados, como finalização e cabeceio, principalmente.

Apesar disso, o ponta-direita é atualmente a mais destacada peça tática do técnico Paulo Bonamigo. Com Hélio jogando com Ricardo Luz, o Remo ganhou um lado direito fortíssimo, que não tinha no começo da competição.

O comandante azulino percebeu a possibilidade, avaliou o potencial do jovem atacante e incutiu nele noções de posicionamento para saber atuar com e sem a bola.

No último jogo, diante do Manaus (AM), Hélio deixou o gramado extenuado após funcionar novamente como o recordista em movimentação do time. Desdobrou-se para puxar as jogadas pela direita e ainda cobrir os avanços de Luz, quando este passava da linha de meio-campo.

Com essa dupla pelo lado, que o técnico tenta também efetivar pela esquerda, com Marlon e Wallace (ou Tcharlles), o Remo ganhou um acentuado poder de fogo no ataque.

Foi de Hélio o passe para Salatiel abrir o placar na Arena da Amazônia e o atacante participou ainda de várias outras manobras pelo lado direito. Há tempos o Remo não tinha um plano de jogo pela direita, que funciona tanto para agredir quanto para se resguardar.

Um dos segredos do novo Remo, que se reergueu no campeonato, é o fato de contar com um atacante taticamente tão participativo quanto Hélio Borges.

O Leão volta a campo neste sábado (05/12), às 17h, para enfrentar o Paysandu, no Mangueirão. O jogo é válido pela 18ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 04/12/2020

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.