Treze-PB 0×3 Ferroviário-CE
Treze-PB 0×3 Ferroviário-CE

A sina de deixar escapar o resultado no fim das partidas tem assombrado o Treze (PB) neste início de Série C do Campeonato Brasileiro. Dos 7 gols sofridos pela equipe em 3 jogos disputados, 6 saíram após os 30 minutos da segunda etapa, o que representa 87,5% do total.

O sistema defensivo, que foi um dos pontos fortes na campanha do título paraibano desta temporada, tem deixado a desejar na competição nacional. O “Galo da Borborema” vem falhando em momentos cruciais, o que tirou pontos importantes do time na tabela, sendo o atual “lanterna” do Grupo A, ainda sem pontos somados.

Até aqui, são 3 derrotas em 3 jogos – 3 a 2 para o Santa Cruz (PE), fora de casa; 1 a 0 para o Paysandu, também fora; e 3 a 0 para o Ferroviário (CE), dentro do estádio Amigão, em Campina Grande (PB).

Desses 7 gols sofridos, apenas o primeiro, na partida de estreia, saiu ainda no primeiro tempo. Os outros 6 não apenas ficaram para a segunda etapa, como todos foram nos 15 minutos finais, sendo 4 deles após os 40 minutos. Um indício de que o time parece sofrer um apagão na reta final dos jogos.

Alguns dos gols sofridos pelo Treze (PB) até aqui na Série C foram com requintes de crueldade, como na estreia contra o Santa Cruz (PE), quando o time sofreu a virada já nos acréscimos e conheceu a sua primeira derrota.

Naquela ocasião, jogando no estádio do Arruda, em Recife (PE), os paraibanos abriram o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, sofreram o empate 7 minutos depois, mas fizeram 2 a 1 aos 30 minutos do segundo tempo, indicando que venceria fora de casa.

Foi quando a situação começou a desandar. O Treze (PB) segurou a vitória até o fim do tempo regulamentar, quando sofreram o gol de empate, aos 45 minutos. A virada veio aos 50 minutos, sacramentando a primeira derrota na Série C.

Na partida seguinte, contra o Paysandu, na Curuzu, a derrota foi mais “tranquila”. O jogo seguia empatado sem gols até metade do segundo tempo, até que o cronômetro entrou na zona “mortal”. Aos 33 minutos da segunda etapa, o time bicolor marcou o gol da vitória, que decretou o segundo revés do Treze (PB) na competição.

Em seu primeiro – e único – jogo como mandante, o Galo sofreu seu pior revés. Por ser em casa, o empate já parecia um resultado ruim e o cronômetro marcava 37 minutos do segundo tempo. Foi quando o time levou 3 gols em 7 minutos: aos 37′, 40′ e 43′.

A dolorosa derrota para os cearenses afundou os paraibanos na “lanterna” do Grupo A, sem pontos somados e, no momento, precisando de mais de um jogo para sair da zona de rebaixamento, já que o Paysandu, que é o primeiro time fora da degola, tem 4 pontos e um jogo a menos, que fará em Belém.

Vale ressaltar que, até antes de estrear na Série C, o Treze (PB) tinha sofrido apenas 9 gols nos 14 jogos que disputou no Campeonato Paraibano e saiu de metade desses jogos com a defesa intacta. Na competição nacional, por sua vez, 6 gols foram apenas em 2 partidas.

A dificuldade emocional do time em manter o resultado ficou ressaltada na partida diante do Santa Cruz (PE), quando sofreu a virada já nos acréscimos, mas no último jogo, diante do Ferroviário (CE), foi ainda mais grave.

Após o primeiro gol sofrido jogando em casa, já aos 37 minutos do segundo tempo, o time se lançou de forma desorganizada ao ataque e, segundo o zagueiro Breno Calixto, chegou até mesmo a desobedecer as instruções do técnico Moacir Júnior.

O fato é que esse início ruim de Série C do Treze (PB) igualou as piores campanhas do clube na sua história na competição nacional, nas temporadas 1992 e 2012, quando também perdeu seus 3 primeiros jogos. É até mesmo pior que o início da campanha em 2014, quando foi rebaixado, e que o da última temporada, quando brigou até a última rodada para não cair.

Ainda com um jogo a menos (contra o Imperatriz-MA, pela 1ª rodada), o Treze volta a campo nesta quinta-feira (10/09), contra o Remo, às 20h, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB). A partida é válida pela 5ª rodada e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Globo Esporte.com, 09/09/2020

5 COMENTÁRIOS

  1. O Treze já entrará derrotado em campo hoje contra o Remo. Seus jogadores estão sem confiança.
    O LEÃO AZUL tem que entrar colocando a faca no pescoço do “Galo da Borborema”, dando um golpe mortal no lanterna.
    Atacar e pressionar, estas deverão ser as armas do LEÃO.

  2. Segurar o jogo quase inteiro e levar gol no final geralmente significa preparo físico insuficiente e o Remo tem apresentado esse problema também. Nesse quesito os dois se parecem então e quem fizer o primeiro talvez enfrente um adversário que não tenha forças pra virar. Vi parte do jogo deles contra a mucura, jogaram melhor até ter um jogador expulso, depois acabaram levando gol no final da partida.

  3. Já to até vendo o ataque fazer 0 gols de novo. Nossos gols só surgem de falhas bizonhas das zagas, de bolas paradas ou de gols achados mas nunca de jogadas trabalhadas. Podem reparar

  4. Terminou o duelo Treze 2X2 Remo, foi um duelo emocionante por pouco muito pouco o Leão não saiu com 3 pontos. Estar invicto é bom eu não entendo porque o grande Fenômeno Azul se esquece de fazer sua doação virtual com valores mínimos que compense a arrecadação com a venda dos ingressos para entrar no estádio suspensa pela Pandemia. Quando eu falo valor minimo pode ser um bilhete virtual no valor de R$10,00 ou mesmo uma doação de qualquer valor que aos milhares pode levar o Leão ao acesso, é muito difícil aparecer um Time competitivo com salários atrasados e o Clube não ter capacidade financeira para contratações pontuais, eu sempre serei Leão, e hoje eu entendo que sem recursos financeiros um Time para subir só se for como Zebra e no futebol Zebra é a exceção. Se o Leão for campeão da C será meia Zebra porém apenas o aceso não é Zebra o Leão tem Time para subir.

Comments are closed.