Walter Feldman
Walter Feldman

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, espera que os campeonatos de futebol possam se retomados no Brasil entre o fim de junho e início de julho. Para isso, se inspira no caso da Alemanha, que voltou a ter no último fim de semana, jogos válidos pelo Campeonato Alemão, de portões fechados.

“Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do Campeonato Alemão. A Alemanha é uma ótima sinalização”, disse ele.

“Podemos ter, sim, só jogos com portões fechados. Nos países, a epidemia vai e volta, tem novas ondas. Aglomerações mesmo, só com vacina e controle absoluto”, completou ele.

O Brasil teve nesta terça-feira (19/05) o maior número de mortes por coronavírus em 24 horas (1.179) e Feldman acredita que maio será o pior mês da pandemia, mas tem fé de que, com o “abrandamento” dos casos, o futebol possa ser retomado em breve.

“Maio é o período mais dramático da doença, mas vamos ver as portas que vão se abrir em junho. O aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, disse.

O secretário-geral da CBF afirmou ainda que a autorização para que os clubes voltem a treinar seria o primeiro passo.

“Dependendo da curva da doença aqui no país, mais um mês, ou um mês e meio, após o pico. Maio abre portas, junho abre outras adicionais e, não duvido que, em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar, com restrições”, finalizou.

O Liberal, 21/05/2020