Adélcio Torres
Adélcio Torres

Sem qualquer tipo de definição por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Paraense de Futebol (FPF) resolveu adiar uma reunião, até então agendada para esta segunda-feira (06/04), entre os clubes participantes do Campeonato Paraense e os membros dirigentes da entidade.

Em pauta, estaria a definição sobre a sequência ou não do Parazão 2020 diante do crescentes casos do diagnóstico do novo coronavírus.

A competição regional foi interrompida para evitar a aglomeração de pessoas há 17 dias. Foram disputadas 8 rodadas, totalizando 40 jogos. Cerca de 80% do campeonato já foi consolidado, com o Paysandu na liderança. Remo, Castanhal e Paragominas completam o G4. O Carajás já está matematicamente rebaixado. Restavam 2 rodadas da fase classificatória, além das semifinais, disputa de terceiro lugar e finais do Parazão.

Segundo a assessoria de imprensa da FPF, a tendência é que a reunião ocorra durante esta semana, por meio de videoconferência. A entidade concedeu férias coletivas para seus funcionários e esse período de recesso foi prolongado pelo presidente Adelcio Torres até a resolução do problema causado pela pandemia de coronavírus.

Além dos agentes envolvidos, há que se considerar a opinião do Governo do Pará, que é o principal patrocinador da competição.

O presidente do Remo, Fábio Bentes, defende a viabilidade da competição. Por outro lado, o mandatário bicolor Ricardo Gluck Paul já disse que não acredita na viabilidade da sequência da competição.

O imbróglio se torna mais problemático diante de clubes de pequeno porte estarem lidando com rescisões contratuais para diminuir os custos. Entre os dirigentes destes clubes, as opiniões são divididas em relação ao destino do Parazão.

Há uma probabilidade de a competição ser disputadas em datas do segundo semestre, mas a FPF ainda aguarda um posicionamento da CBF.

O Liberal.com, 05/04/2020