Mazola Júnior
Mazola Júnior

Re-Pa uma “raposa” de cada lado. Um clássico com veneno e antídoto no duelo tático entre Hélio dos Anjos e Mazola Júnior. O time bicolor está bem ajustado nas funções defensivas e ofensivas, vem mostrando bom rendimento físico e bom estado emocional. O time remista trabalha contra o tempo para se ajustar e ser consistente, nem que seja na superação.

A história do clássico, porém, vai depender muito das condições do tempo. A meteorologia indica 90% de probabilidade de chuva na tarde de domingo (08/03). Se o campo ficar encharcado, os planos ficarão comprometidos e o rendimento físico será mais decisivo, assim como o aproveitamento em bolas paradas.

Esse clássico vai ser determinante para o ambiente dos clubes. O Paysandu trata de manter sua paz, enquanto o Remo trata de reconquistar a confiança da torcida. Esses objetivos valem mais que os 3 pontos.

Histórico de remendos

Hélio dos Anjos resolveu o problema da lateral-ireita no último Re-Pa improvisando o zagueiro Perema e chegou a fazer remendo também em um clássico de 2019, também na lateral-direita, com Elielton.

Mazola Júnior, que agora tem problemas em série para recompor o time do Remo, lembra que na final do Parazão 2014 não tinha zagueiros e escalou dois volantes (Ricardo Capanema e Augusto Recife), fez marcação avançada e ganhou o jogo por 2 a 0, mas perdeu o título. O Leão havia goleado por 4 a 1 no primeiro jogo de decisão.

Desta vez, Hélio tem todas as peças e não precisa remendar, enquanto Mazola está em um “quebra-cabeça” para transformar problemas em soluções.

Emocional

Agitados por natureza, Hélio e Mazola precisam ter a preocupação de transmitir equilíbrio aos seus atletas. O jogo promete ser tenso, com disputa viril e um árbitro que não economiza cartões (Wagner Magalhães – RJ/Fifa). Nesse cenário, o equilíbrio emocional pode decisivo e os técnicos têm papel fundamental a cumprir como líderes.

Artilheiros

Nicolas com 6 gols, Jackson com 5, ambos atrás de Pecel (Castanhal), que lidera a artilharia do campeonato com 7 gols. O fato é que o Re-Pa vai ter 2 atacantes com bons números. O bicolor com média de 1 gol por jogo. O azulino com 0,8. Antes do Re-Pa, Pecel terá jogado pelo Japiim contra o Carajás, pela manhã.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 06/03/2020