Remo 1x2 PSC (Douglas Packer)
Remo 1x2 PSC (Douglas Packer)

Ano a ano, Remo e Paysandu vêm se mantendo entre as 10 maiores médias de público do futebol brasileiro, com o Parazão entre as 5 maiores médias de público dos campeonatos estaduais. Dados como esse fazem a imprensa de todo o Brasil enaltecer a paixão dos paraenses por futebol, mas cabe questionamento.

Na verdade, a paixão dos paraenses é pela rivalidade entre Remo e Paysandu. Afinal, o futebol que temos não é atrativo, não tem resultados atrativos, as condições de acesso, permanência e saída dos estádios não são atrativas…

O torcedor sofre, mas não deixa de comparecer movido pelo antagonismo entre azulinos e bicolores.

Se a paixão dos paraenses fosse mesmo por futebol, não trocariam grandes jogos na TV pelo que temos nos nossos gramados. Felizmente, o que prevalece é a paixão pela rivalidade regional.

Na Copa do Brasil, mais uma constatação

Em um dia, felicidade dos azulinos pela eliminação do Paysandu. No dia seguinte, euforia dos bicolores pela eliminação do Remo. Assim a rivalidade vai valendo a pena. Afinal, se não valer pelo sucesso do próprio time, vale pelos fracassos do rival.

As torcidas estão impactadas pelas frustrações, mas basta o primeiro sinal promissor para renovarem o ânimo. Afinal, torcedor é “lenha boa de fogo”. Basta uma gota de combustível, que logo vai surgir. É sempre assim!

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 23/02/2020

18 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto tiver esses pernas de pau , eu não vou mais para o estádio, os torcedores do Remo tem que fazer o mesmo, os dirigentes tem que tomar vergonha na cara e mandar esses bostas irem embora daqui

    • Esses diretores do Remo deveriam ser os primeiros a deixar o clube, não ajudam em nada, só atrapalham e cheios de egos, não deixa ninguém se aproximar. Queria um Red Bull da vida para assumir o clube.

      • Os dirigentes dos dois maiores clube do Pará ainda são amadores, futebol hj é pra profissionais que saibam investir nas equipes. Tá provado por a+ b= c quando tem uma equipe forte e uma comissão técnica capacidade a torcida banca o time tanto em renda como sócio torcedor. Exemplo Claro o Flamengo hj tem a maior média de público em todas as competições, número de sócio torcedor triplicaram.
        Outro exemplo o time feminino do Iranduba do Amazonas montaram um excelente time colocaram 45.000 torcedores no estádio. Agora a dupla do Pará querem economizar contratando jogador refugo treinado com validade vencida, e ficam brigando pelo regional é muita pobreza.

  2. Acho que existe o interesse pelo futebol como naturalmente acontece com os brasileiros. Mas, o que faz o torcedor ir ao estádio é a paixão pelo Remo. Eu, em particular, gosto do Flamengo e do São Paulo. Mas, sou muito Remo e jamais optarei por ver um jogo de um dos dois deixando de ver o jogo do Remo. Acho que é paixão mesmo. Não é só por gostar de futebol e nem por rivalidade pois para mim o Remo é o Maior do Norte, Filho da Glória e do Triunfo. É único aqui. “E porque somos do Clube do Remo no nosso amor diremos que não tem rival”. Não tem mesmo!

  3. Materia desnecessária! Todo o Brasil sabe que somos fanáticos por futebol, mas nossos clubes possuem diretorias amadoras.
    Tem que fazer uma matéria comentando sobre o belo trabalho que a diretoria do Fortaleza vem fazendo no clube, isso sim…. Pra ver se conseguimos aplicar parte disso em nossos clubes.

  4. Falou tudo e toda a verdade,ou futebol sem ânimo esse repa os jogadores toda hora no chão tudo queren falta coisa horrível ,só reclamando com o juiz , mais existe uma paixão por ambos que não tem palavras, existe uma esperança que um dia veremos um futebol bonito de se vê.

  5. A verdade é que os torcedores de remo e paysandu são egocêntricos. Vão aos estadios não para ver o seu time dar espetáculo (até pq nunca dão mesmo) e sim para serem o espetaculo. Torcedores azulinos e bicolores gostam é de ver a festa que eles fazem nas arquibancadas. A paixão é por eles mesmo. Se orgulham de lotar os estádios e virarem noticias como fenomenais. Concordo com o Carlos Ferreira. Futebol é o que menos importa para o torcedor da dupla RexPa.

  6. Eu sou muito apaixonado. Se eu fosse sorteado para ver dentro do Maracanã um duelo com o Flamengo dia 01/03/2020. Eu prefiro ver o meu querido Clube do Remo no Baenão: Leão X Carajás neste dia 01/03/2020, Eu sei que com Baenão Lotado o meu querido Leão vencerá mesmo se o Time não estiver muito bem, e assim o Leão vai aos trancos e barrancos até o Time se entrosar de vez quando levantará a tão sonhada taça de Tri campeão Paraense 2020, é lógico que quanto antes é melhor que venha o entrosamento entre os craques do Maior do Norte.

  7. Bom dia a todos esse materia, é pra tira o problema deles de fazer um time forte e de competitividade, tanto Remo como o Paysandu são escalados por empresário não por técnicos ainda tem os 10%do técnico pro cara jogar isso que esta acontecendo hoje no futebol paraense

  8. Uma matéria de tentar justificar as péssimas gestão do presidente
    E convencer a torcida de ir ao estádio com esse futebolzinho. A mim não engana mais, fomos humilhados por um time pequeno e sem expressão por duas vezes e com direito a gritos de freguês. Que vergonha o Vinicius passa.

  9. Esse campeonato não vou mais ao estádio, até a diretoria do Remo tomar vergonha na cara e contratar gente que presta, até meus filhos se desiludiram com o time carniça.

  10. Moro em Barcarena Vila dos Cabanos, Pedi para o Meu filho ir comprar ingressos para nós irmos domingo ao jogo. É a milésima vez que vou falar isso aqui, NAO TEMOS CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA CONTRATAR JOGADORES DE NIVEL TECNICO MÉDIO. Podem trocar de técnico, se lavar porrada da mucura de novo, vamos trocar novamente. Outra maneira de ajudar o Remo seria eu e meus filhos se associarem, mais não confio nesses diretores, não são transparentes, não prestam conta de nada. Enquanto isso vamos com isso mesmo que está ai, fazer o quê.

  11. Mazone você tem razão porém são muitos Azulinos que amam e admiram o Clube do Remo, você faz parte da Torcida mais dura que não admite vacilos, acontece que tem aquela parte da Torcida que esquece a derrota e pensa logo que o Leão vai dar a volta por cima com o novo Técnico no próximo duelo e assim será sempre, são milhares e até milhões de Torcedores e admiradores do Leão que fazem parte da linha mais branda e que Jamais deixará de ver o Leão duelando assim que tiver oportunidade. Eu fiz um comentário que se fosse o Giva ele iria duelar com dois laterais de profissão e lançar um bom atacante que não seria barato. Acontece que Mazola Júnior será o nosso Técnico, acredito que ele vai trabalhar com dois laterais de oficio e fazer jogadas rápidas com os nossos atacantes titulares. No momento é difícil contratar um atacante goleador, este tipo de atacante é raro e não tem em disponibilidade, quem conhece Mazola Junior sabe que ele é capaz de montar um bom ataque com os nossos atuais atacantes. Mazone você deve ser até mais apaixonado do que eu, a diferença é que você faz parte da linha mais dura e eu da linha mais branda. A Linha mais branda é muito importante porque pela paixão ela sempre Lotará os Estádios nos momentos de crise, é dela que vem o suporte financeiro para que a aconteça as mudanças que a linha dura deseja. As quartas de final, semifinal e final devem ser no Mangueirão porque o Baenão vai ficar pequeno para o Gigante Fenômeno Azul, principalmente se o Leão vencer todos os duelos daqui pra frente.

  12. Falou muito e falou baboseira, a média de comparecimento comprova, nós vamos para os estádios não por status, mas sim por amor ao clube, antes de escrever outro artigo equívoco desse jeito meça suas palavras, ou então perderá toda credibilidade!!

Comments are closed.