Paulo Romano
Paulo Romano

A primeira reunião da Comissão de Segurança no Combate à Covid-19, formada pela FPF com objetivo de elaborar um plano de volta aos jogos no futebol paraense, aconteceu no final da última terça-feira (26/05) e se estendeu por mais de 3 horas.

Além dos membros da comissão, participaram o coordenador médico da CBF, Jorge Pagura, e o gerente da CBF Social, Diogo Netto. O vice-presidente da FPF, Paulo Romano, disse que a entidade máxima do futebol brasileiro irá participar da elaboração do protocolo no Pará.

“Vários assuntos foram abordados, inclusive a CBF se colocando à disposição da nossa comissão para ajudar no que for preciso e vai nos encaminhar as diretrizes que estão sendo tomadas pela CBF, junto ao Ministério da Saúde, para que possamos ter um protocolo seguro, que possa ser executado”, disse.

“Que no dia da retomada do futebol estejamos seguros que iremos proteger a vida daqueles que fazem uma partida de futebol acontecer”, completou Romano.

Um dos assuntos discutidos na reunião foi em relação aos testes que serão feitos nos profissionais que irão fazer parte da realização de cada confronto de futebol no Estado. O dirigente paraense explicou que essa é uma das principais diretrizes da comissão, que uma nova reunião já está marcada e que, nesse encontro, deve ser definida uma data para o retorno das partidas.

“Esse é o ponto fundamental para que tenhamos segurança de proteger aqueles que irão fazer com que o futebol possa ser retomado. Com isso, estaremos elaborando o protocolo e já agendamos a próxima reunião para o dia 02/06, na próxima terça-feira. Nesta reunião, já estaremos estipulando datas para a conclusão do protocolo e, provavelmente, uma data prevista para que possamos retomar o futebol”, afirmou.

A FPF comunicou que a tendência do retorno do expediente administrativo na sede deve ocorrer no dia 08/06, adotando todas as medidas governamentais que envolvem a preservação da saúde neste momento de pandemia causado pelo coronavírus.

As atividades na Federação estão suspensas desde o início do isolamento social, 18/03. Durante esse período, a entidade estipulou prazos para o retorno, mas teve que adiar em razão da crescente nos números de casos da doença no Estado.

Globo Esporte.com, 27/05/2020