Botafogo-PB 0×0 Remo (Eduardo Ramos)
Botafogo-PB 0×0 Remo (Eduardo Ramos)

O desinteresse com a parte ofensiva quando o Remo joga fora de Belém é o principal sinal de alerta.

Com várias opções para o ataque, Paulo Bonamigo parece se perder nas escolhas. Pior ainda é observar que o técnico vem abandonando experiências bem sucedidas, como as duplas laterais, responsáveis por vitórias importantes, como sobre o Paysandu.

A dificuldade em optar por um homem de criação parece ter levado o treinador a utilizar logo todos os três no jogo contra o Botafogo (PB) – Carlos Alberto, Eduardo Ramos e Gedoz.

Podia ter deixado um deles para dar fôlego criativo ao time na etapa final. Depois das mudanças, restou Eduardo Ramos em campo. Lutador, correu o tempo todo, mas para o time ele é mais útil pensando e criando alternativas. Existem outros prontos a correr e marcar.

Quando o camisa 10 cansou de vez, por volta dos 30 minutos, Wallace saiu da área e veio fazer o papel de organizador. Salatiel e Gustavo Ermel ficaram correndo a esmo na frente, sem receber bolas de qualidade.

Nem mesmo cruzamentos foram feitos para aproveitar a presença do centroavante.

Há algo de muito confuso no jeito de jogar do Remo, que talvez nem os próprios jogadores consigam entender. É necessário que Bonamigo arrume a casa e há tempo para isso. Simplicidade é sempre uma boa aliada.

O Leão volta a campo neste sábado (28/11), às 19h, para enfrentar o Manaus (AM), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM). O jogo é válido pela 17ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 24/11/2020

21 COMENTÁRIOS

  1. Treinador está perdido!! Essa é a realidade!
    A análise foi bem feita na matéria… ele está desfazendo o que pouco se tinha de ponto forte, sobretudo a força nas laterais de ambos os lados, com triangulacoes , um dois, é tudo. Era o ponto forte da equipe que vinha evoluindo. Mas de repente parece que desfez tudo meu chapa. Ele não pode achar que pode mudar tudo e colocar toda sua filosofia de jogo em 2, 3 meses. Isso leva tempo . Tinha que aproveitar o que tinha de bom e evoluir …. agora ele está perdido, está uma bagunça por culpa dele mesmo !!!

  2. JÁ ASSISTIMOS A ESSE FILME ?! (A QUEM INTERESSAR POSSA)

    BREVES, PONTUAIS E OPORTUNAS INDAGAÇÕES A SEREM FEITAS SOBRETUDO DURANTE A RETA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO.
    PRIMEIRAMENTE, ESSA EQUIPE NÃO ESTÁ TREINANDO? E COMO CONSISTE ESSE TREINAMENTO? E SE ESTÁ ONDE ESTÃO OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS ELEMENTARES DO FUTEBOL QUE DEVERIAM ESTAR SENDO REPASSADOS, COMO PASSES, FINALIZAÇÕES, MARCAÇÕES, SOMANDO COM AS PARTES TÉCNICO-TÁTICAS?
    POR QUE ESSA VARIAÇÃO TÁTICA DO 4-3-2 PARA O 4-4-2, UMA VEZ QUE PARA TAL DEMANDA REQUER TEMPO PARA ADAPTAÇÃO E DESENVOLTURA NA PRÁTICA?
    POR QUE A INSISTÊNCIA EM MANTER JOGADORES DURANTE TODAS AS PARTIDAS SEM ESTAREM BEM TÉCNICO-FISICAMENTE?
    ONDE ESTÃO OS RESERVAS?
    E A BASE DA PRATA DA CASA RENEGARAM A SUA VALORIZAÇÃO?
    POR QUE Bonamigo SOMENTE RECORREU ANTES QUANDO A EQUIPE NECESSITAVA DE ACERTOS E A “GAROTADA” DEU CONTA DO RECADO?
    ISSO TUDO, RESULTOU NOS RESULTADOS DAS TRÊS ÚLTIMAS RODADAS. DERROTA RIDÍCULA EM CASA PARA O TIME RESERVA DO SANTA CRUZ (O MANAUS FOI LÁ EM Recife E VENCEU O SANTA CRUZ), VITORIA E EMPATE SOFRÍVEIS DIANTE DOS “REBAICHAVEIS” CLUBES PARAIBANOS TREZE E BOTAFOGO RESPECTIVAMENTE.
    SEM MAIS DELONGAS, FICA A REFLEXÃO, O CLUBE DO REMO “MORRERÁ NA PRAIA” OUTRA VEZ E EXATAMENTE POR 1 PONTO?
    POIS ANALISANDO RACIONALMENTE (O FUTEBOL TAMBÉM TEM SUAS BREVES PONDERABILIDADES) NAS DUAS ÚLTIMAS RODADAS FINAIS O CLUBE DO REMO PRECISA DE PELO MENOS UM EMPATE DIANTE DO MANAUS LÁ EM SEUS DOMÍNIOS, POIS EM CASO DE DERROTA O MANAUS TEM TUDO PARA VENCER O “SACO DE PANCADAS” IMPERATRIZ FECHANDO A RODADA, E NA MESMA RODADA EM CASO DE DERROTA NO REPA, QUEM ENTRARÁ É A EQUIPE MANAUARA.
    POR QUE O NÃO FUTEBOL QUE A EQUIPE VEM APRESENTANDO, PREOCUPA. PELO MENOS A MIM.

  3. Cara acho que vcs assistem outro jogo, dizer que o ER correu o tempo todo é brincadeira ele já entra cansado, ele faz o time ficar lento sem movimentação.

    • O ER só atrapalha os companheiros, se atrapalha com a bola, a bola atrapalha ele, a chuteira deve pesar uns 20 kgs, fora o Mimica e o Rafael que só sabem colocar as bolas para as laterais e cabecear para onde que ninguém sabe, principalmente o Vinicius que deve ficar nervoso com esses dois

  4. Não adianta, pode ter o melhor centro avante matador nesse time, a bola nunca vai chegar. Time sem esquema tático, medroso. Queria entender o que fazem nos treinamentos, o que esse time treina??? O que o treinador repassa pra eles de instrução, porque não vejo nada, só chutão. Fica aqui a minha indignação. O Presidente acata as contratações pra melhora do time, e quando chega esses jogadores, chegam sem vontade. Até quando…..

  5. Realmente este cenário procede. Bonamigo não tem no grupo, uma confiança plena, pois deve saber das condições de cada um pra escalar da forma que fez. A falta de ousadia é clara. Temos velocistas no banco que certamente dariam condições ao Salatiel finalizar. Temos mais dois jogos dificílimo pra conseguir a classificação, mas precisamos com urgência de um plano de jogo mais consistente no ataque.

  6. “Depois das mudanças, restou Eduardo Ramos em campo. Lutador, correu o tempo todo, mas para o time ele é mais útil pensando e criando alternativas.”

    Corroboro com o que diz acima Gerson Nogueira sobre o ER contrariando torcedores que vem o malhando, o ER teve boa movimentação, correu o tempo todo e é jogador muito importante como protagonista.

    Sobre tática de jogo, as jogadas pelas laterais do Remo já vem sendo marcado pelos treinadores adversários, por isso o Bonamigo está buscando alternativas estratégicas diante ao plantel que tem disponível, e tem que ser assim mesmo.

    Todo time que quer ser vencedor tem que mudar sempre, adaptar a estratégia de jogo e escalar os jogadores melhores para desempenhar devidamente a sua função no sistema tático escolhido.

  7. Se você é treinador do Remo e olha pro banco, e tenta escolher jogadores pra montar um time, com certeza a intenção de formar um time experiente nessa fase do campeonato pesa muito. Escolher jogadores que decidam então, é indiapensável. Esses pra mim são os critérios de manter o ER como titular, porque sejamos francos: qual meia passa essa confiança mais que ele? O esforçado, mas não decisivo e intenso CA?, o ainda errante e inadaptado Gedoz? O não utilizado Dioguinho? Complicado né? Acho que treinador fica com a esperança de num lampejo de maestria, ER volte a decidir um jogo, eu também não o utilizaria por 90 minutos, mas ele quer queiram ou não, nutre uma esperança, até que ele entre e passe a se arrastar em campo. Quase todos nós cometeríamos esse risco, porém o time não se resume ao ER, e é óbvio que ele não vai mais fazer o que fez outrora, arrancar e ser intenso, então é preciso investir naquilo que já deu resultado, as laterais, tem que fazer um esquema que permita que eles avancem, mas protegidos, sem inventar muito, dessa forma os meias terão mais chances de sucesso. Vamos torcer e torcer para que Remo se classifique.

    • Concordo Gilmessi77! Também achei que que a experiência de partir com tudo para cima do Santa Cruz para decidir a partida deixou uma lição. O Treinador tem que ser estrategista também. A torcida não acompanha os treinamentos e desempenho de jogadores nos treinos, a torcida também não percebe a conjuntura, como lesões que retiram jogadores dos jogos ou diminuem suas condições físicas no retorno, ou ainda impedem que treinem juntos. A torcida quer jogo bonito e vitorias. Isso posto, para mim foi nítido que o treinador, usando de prudência, não quis se arriscar a pegar gol. Assim quis congestionar o meio-campo para não ter jogo do adversário. Acho, sinceramente, que contra o Manaus, o Remo também não pode sair para tudo ou nada. Tem que se precaver para não tomar gol. Daí podem esculhambar falando de retranqueiro, isso e aquilo. A essa altura campeonato, o importante são os resultados. Outra coisa é que o torcedor faz a análise do desempenho do Remo dizendo que tem que jogar assim e tudo o mais. Entretanto, não é bem assim. Tem aquela situação do Feola em 58 que na preleção instruia como proceder contra os russos e então no final da preleção Garrincha perguntou,: seu Feola, tudo isso que o senhor falou já foi combinado com os russos. Então, nem sempre o que se treina dá certo, pois depende da postura do adversário. Lá do outro lado tem 11 jogadores e um treinador querendo ganhar o jogo também. Dizer que se perdeu, isso é aquilo é fácil. As vezes no treinamento deu certo. Mas não combinaram com o adversário. Enfim, é torcer, pois o Remo tem condições. Esse campeonato sempre foi assim, muito equilibrado, e os times crescem e se superam na reta final quer para classificar, quer para não cair. Os jogos do Remo não serão fáceis, serão difíceis. Mas, serão difíceis para os adversários também. É torcer e torcer, reitero.

  8. Ponham a garotada p correr … nenhum time vai se lançar a frente mesmo precisando de resultado, pq é suicídio! Vejam o que estou dizendo .. Se permanecer com esses jogadores já veteranos , pesados, lentos e que estão somente por nome e história do século passado, todos os jogos , fora ou dentro , o Remo vai tomar pressão,vai pegar sufoco, não tenham duvida..

  9. Concordo em numero e grau com Gerson. O Remo vem jogando fora de casa sem esquema tatico, sem inspiraçao, parece um montoado de jogadores, um distante do outro, entao, professor Bonamigo, o time precisa treinar passes, movimentacao, finalizacao, bolas cruzadas na área, aproximacao, muito melhor do que fazer coletivos, na Eurropa é assim, por isso os caras tocam e chutam bem, é raro fazerem coletivos, o coletivos deles é na hora do jogo. E outra coisa o ER, é inadimissivel continuar o jogo inteiro, um cara sem inercia, caramba o que ele esta fazendo eu faço com 41 anos que é tocar a bola para os lados. Acorda Bonamigo!

  10. Já havia dito. Não há uma definição clara de um conjunto titular no Remo, principalmente nas posições de ataque, o que gera dúvidas nos atletas de como irão atuar em campo, pois não se sabe se haverá retranca ou ofensividade, daí todos entram em descontrole e insegurança. Hoje fico surpreso qdo vejo o Sampaio Correia bem avançado, se destacando na série B, prestes a chegar à série A, com uma equipe sólida, entrosada. Pra quem não sabe, a torcida maranhense sempre torcia ou pro Remo ou pra mucura, pois seus clubes não tinham expressão nacional. Muitos saiam do Maranhão para Belém assistir os jogos entre o Remo e os grandes times do sudeste (Flamengo, Corinthians, Palmeiras, etc.) porque era a única oportunidade que tinham de assistir grandes eventos futebolísticos, e vibravam muito com as grandes vitórias do Leão. Hoje os invejamos, principalmente qdo nossos jogadores entram em campo com complexo de “viralatas”, de time pequeno. Triste situação.

  11. É nítido que o ER vem se arrastando em campo do jeito que ele está não decide nada, se vcs pararem para analisar ele só fez alguma coisa nas duas primeiras partidas do campeonato onde os times vinham se arrastando em campo pelo tempo parado por conta da pandemia, agora todos os times estão correndo e muito enquanto o ER parou, se o Remo for depender dele não vamos nos classificar e muito menos conseguir o acesso, onde já se viu treinador deixar ele o tempo todo não tem condições o cara já entra cansado, coloca ele só no segundo tempo onde teoricamente o time adversário já está mais cansado.

  12. Todo mundo vendo é comentando q não tá dando pro ER nesse time, mas é impressionante cm ainda tem meia dúzia de fanáticos extremista ,q defendem como se fosse a própria vida, a permanência desse jogador no time titular….o cara nao vem rendendo nada, erra passes bobos, n sabe dominar a bola , qdo pega na bola toca pra trás sem objetividade, não sabe fazer uma única jogada q possa abrir a marcação adversária, corre errado , não se desmarca pra dar opção de passe ,pqp!
    O remo vem de mal a pior como um todo , mas o setor de criacao tem recebido mais criticas e essa funcao quem devia ta fazendo é justamente o nosso ex craque.
    Espero q o Bonamigo reflita sobre a próxima escalação e pare de inventar colocando três meias de cara pra começar a partida e haja c inteligência, alternando esse setor com jogadores q estejam melhor físico e tecnicamente, alem de treinar c essas composições nesses dias q antecedem esse jogo importante.

  13. amigos no inicio o EDUARDO RAMOS era o cara, quando o Bonamigo tambem chegou era o treinador do nossos sonhos agora voces figam pegando no pe dos 2 vamos refletir o E.R pegou covid eu peguei covid e ate hoje nao me recuperei toltalmente e sou jovem imagine o E.R que tem uma idade mais avançada vamos ter paciença e tambem com outros jogadores que pegaram covid,agora vou defender o bonamigo no inicio quem era os atacantes que ele escalava; helio,tcharles,e wallace como o wallace se bateu o salatiel foi substituto dele e agora foi tcharles que se contudiu devido a covid,e as contusoes ele nunca mais escalou o mesmo jogadores e facil criticar edificil entender as situaçaoes o leao so precisa de um empate pra se clasificar agente tem e que dar força a eles e nao criticalos vamos leao nos vamos ganhar do manaus e da mucura e rumo a serie B conte com amassa azulina vamos raça jogadores mostra sangue nas veias mesmo tendo pego a covid eu confio em voces, BONAMIGO eu confio em voce e tambem nos JOGADORES fecham as bocas do secadores e os que nao acreditam em voces tambem

Comments are closed.