Fábio Bentes
Fábio Bentes

O presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória 984, que altera artigos da Lei Pelé (9.615), que está em vigor desde março de 1998. Uma das mudanças foi dar aos clubes mandantes da partida a possibilidade de negociar o direito de transmissão, permitindo às equipes acertar com qualquer emissora, plataforma de streaming ou até mesmo realizar transmissões por meio de seus canais próprios.

Esta mudança pode ter um impacto nas finanças dos clubes paraenses. O presidente azulino Fábio Bentes acredita que é algo válido, mas salientou que precisa ser estudado como colocar em prática, assim como fazer uma revisão os contratos assinados antes da medida provisória.

“Temos visto com bons olhos, pois é interessante para um clube de massa, que possui torcida e que dá audiência, como o Remo. Porém, (a medida) está nebulosa em algumas coisas. Temos que saber como fica a relação imediata disso, de clubes que estão com contratos firmados”, frisou.

Fábio Bentes busca em outro mercado do futebol informações para esclarecer algumas dúvidas, mas afirmou que isso representará uma mudança grande e que o Remo poderá se beneficiar. Atualmente, os direitos de transmissão da Série C são da DAZN e do Parazão são da Funtelpa.

“Pode ter certeza que o mercado vai mudar bastante e que será vantajoso. Estamos buscando mais informações, trocando figurinhas com outros clubes do país, para entender o impacto imediato disso, mas no futuro podemos ter novidades”, disse.

A elaboração da medida provisória foi articulada pelo presidente do Flamengo (RJ), Rodolfo Landim, já que o clube não aceitou fechar a negociação com a Rede Globo. A emissora perdeu o direito de transmitir qualquer partida do clube desde o Brasileirão 2019, assim como no Campeonato Carioca 2020.

A MP possui efeito por 60 dias desde a sua publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogada por igual período. A modificação da Lei será apreciada pelo Congresso Nacional nos próximos 45 dias, onde será decidido se ela será oficializada ou cancelada.

O Liberal.com, 22/06/2020

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem vindo essa MP, pois é só fechar contrato com a cultura pela transmissão da série C. E saí desse escravismo da DAZN

  2. Até que enfim algum politico tirou o poder da Globo sobre os Clubes de futebol nacional. Os times só tem a ganhar com isso, espero que vire lei.

  3. Acho que o pessoal não compreendeu. Remo já tem contrato fechado e portanto tem de respeitá-lo. A MP autoriza que o clube mandante possa negociar seus jogos e transmiti-los independentemente dos adversários e seus contratos. Anteriormente, a veiculação de um jogo só poderia ocorrer se ambos os clubes tivessem fechado com o veículo que tivesse transmitindo. Agora não mais. O mandante pode negociar seus jogos mais livremente. O nosso amado Leão Azul já tem contrato em vigor, logo, somente poderá se beneficiar da medida depois do contrato atual encerrar. O Flamengo foi beneficiado imediatamente pois não tinha contrato com ninguém para seus jogos do Carioca.

    • A MP 984, que altera o direito de transmissão aos clubes mandantes a prerrogativa de negociar as transmissões de seus jogos com qualquer veículo de comunicação. Há, entretanto, uma grande incógnita ou divergência no meio do futebol sobre a sua validade. Uns entende que ela produz efeitos imediatos, outros entende que ela não afeta contratos assinados antes de sua edição.Todavia, todo esse imbróglio jurídico que está acontecendo, ñ temos como saber como ficará esse desfecho no final,contudo, uma coisa é certa , essa MP, veio mais uma vez oportunizar os clubes a possibilidade de uma vez por toda se unirem e formarem uma liga de futebol, coisa que está explícita na medida, entrentanto , o que se vê, são os clubes procurarando defender seus interesses primeiros, e ñ o interesse e o bem estar do futebol brasileiro. É preciso esclarecer, que o Clube do Remo somente poderá se beneficiará de tal medida, se houver participação, entendimento e consenso geral, não somente entre os cubes da série A, mas também, das séries B, C e D .

    • A MP tem efeito.imediato após ser promulgada no D.O.
      O contrato do Clube do Remo é para o estadual.
      Podendo ser assinado tbm para o brasileiro série C. Com outros valores. Pois o alcance é MAIOR.
      São no mínimo 9 jogos como mandante . Podendo a chegar a 13.
      Isso representa que o próprio canal Cultura pode adquirir os direitos e revende-lo para outros estados do Norte. Como Amazona, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia.
      Onde hamuitos torcedores do REMO.

      • Não, a DAZN adquiriu os direitos de transmissão de 04 temporadas da série C, ou seja, até a edição 2022.

Comments are closed.