Adélcio Torres
Adélcio Torres

Após uma reunião por meio de videoconferência entre os 10 clubes participantes do Parazão 2020 e membros da Federação Paraense de Futebol (FPF), não ficou decidido nada sobre os rumos da competição estadual. O presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, acusou a FPF de manobrar nos bastidores para proteger o “clube favorito”, em suposta referência ao Remo.

O presidente da FPF rebateu as acusações do mandatário bicolor, que entendia que o Paysandu havia sido “proclamado campeão” em votação dos clubes, apesar de nem todos terem sido a favor da decisão. Segundo Adélcio Torres, a FPF não realizou manobra nenhuma e segue o regulamento da instituição, aprovado pelos próprios clubes.

“Escutamos todos os clubes, pegamos as propostas e direcionamos ao (Departamento) Jurídico e aos patrocinadores. Todas as acusações são falsas, ninguém ligou para clubes solicitando o dinheiro de volta. Temos uma carta dos patrocinadores do campeonato querendo que seja definido as coisas dentro de campo. O futebol do mundo todo está parado, as dificuldades são de todos os clubes, cotas foram adiantadas para suprir essa necessidade. É preciso esperar”, disse.

Ainda sobre as declarações do presidente do Paysandu, Adélcio Torres rebateu, afirmando que Ricardo Gluck Paul é quem estaria fazendo “terrorismo” e que a FPF não está defendendo clube nenhum.

“Ele sim, faz um terrorismo. A pandemia é geral, não é só o Paysandu que está passando dificuldades. Estamos dentro do regulamento, ele fala imundices e joga para a torcida. Ninguém está defendendo clube nenhum. Nem a primeira fase da competição foi terminada”, falou.

Um documento assinado por Braselino Carlos Assunção, presidente do Banpará, principal patrocinador da competição, direcionado à FPF no dia 07/04, afirmou que as cotas de pagamento foram antecipadas devido ao agravamento do novo coronavírus e solicitou esclarecimentos em relação a condução do Parazão, frisando que o encerramento de forma antecipada, poderia configurar “descumprimento contratual”.

Outro documento, dessa vez da Funtelpa, informou que as pretensões do órgão segue inalteradas e que por causa do novo coronavírus ocorreu a paralisação, mas espera que após passar esta fase crítica da pandemia, o calendário do futebol no Estado retorne e, com isso, avance o Campeonato Paraense 2020.

Confira a nota do Banpará (07/04):

Considerando o pagamento das parcelas vincendas a essa FPF diante do agravamento de propagação do Coronavírus (Covid-19), conforme solicitação desta Federação Paraense de Futebol por meio do oficio nº 092/2020 – FPF, solicitamos esclarecimentos quanto a condução do Campeonato, enfatizando que o encerramento antecipado poderá configurar descumprimento contratual, tendo em vista que a concessão do patrocínio teve como base a divulgação da marca do Banco do Estado Do Pará – Banpará.
Respeitosamente,
Braselino Carlos Assunção Sousa da Silva
Diretor-Presidente

Confira a nota da Funtelpa (08/04):

Pensando na continuidade das atividades desportivas desenvolvidas pela Federação Paraense de Futebol – FPF, especialmente, o Campeonato Paraense de Futebol 2020 (Parazão) e atento a finalidade institucional desta Fundação enquanto detentora dos direitos de transmissão de áudio e imagem deste evento esportivo e, ainda, ciente do caos instalado por conta da pandemia do COVID-19, viemos, através deste expediente, informar que as pretensões desta Funtelpa, quanto a continuidade do Campeonato Paraense de Futebol 2020, se mantém inalteradas, contratualmente falando, tanto que as cotas financeiras devidas a cada clube participante do torneio foram integralmente repassadas de forma antecipada a entidade titular e responsável pela organização do evento para dar o destino legal aos respectivos clubes.
Ocorre, todavia, que não podemos deixar de atentar para à repercussão social, econômica e política que o vírus causou ao deslinde do Parazão 2020, daí a necessidade imperiosa de se suspender, momentaneamente, o Campeonato Paraense, visando resguardar a integridade física dos atletas e da própria sociedade.
Contamos com a colaboração de todos e reforçamos aqui o ideal a ser seguido no sentido de superarmos este momento para em seguida retomarmos o calendário esportivo no Estado do Pará com o consequente desenlaçamento do Campeonato Paraense de Futebol 2020.
Na oportunidade, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento necessário, através da Assessoria Jurídica, Sr. Jeff Lauder Moraes, no e-mail [email protected] e telefone (91) 4005-7748.
Atenciosamente,
Hilbert Nascimento
Presidente

O Liberal.com, 09/04/2020

3 COMENTÁRIOS

  1. Nâo hå condições de retomada num quadro de normalidade , pq vârios dos competidores jâ nem possuem plantel. O prøprio Remo hâ estâ sem 2 de seus atletas, um dos quais seu maior artilheiro. Nem previsão hâ de quando retomar a competiçâo. Avulta provâvel colisão com o campeonato brasileiro. Então, impõe o bom senso outra solução, sob critêrio têcnico.

  2. É fácil falar quando tem paixão clubística. Querem um Brasil diferente, tem que começar com lisura em tudo. Como justificar para os patrocinadores do que eles compraram um produto e não vão receber. Então, clubes paraenses, devolvam todo o dinheiro dos patrocinadores.

Comments are closed.