Rony Silva
Rony Silva

O processo de readaptação às atividades físicas é uma realidade para todos os clubes do país. No retorno aos treinos presenciais no Baenão, o preparador físico Rony Silva reconheceu que o tempo foi prejudicial ao vigor dos atletas, mas revelou que a comissão técnica estava preparada para os possíveis prejuízos.

“Já imaginava que o grupo voltaria com uma condição abaixo daquela que saímos, quando estávamos atuando, mas a notícia boa é que previmos tudo que está acontecendo. Conseguimos manter o trabalho de força. Os testes do pessoal da fisiologia provaram que conseguimos manter o nível de força dos atletas. É claro que vamos fazer incrementos com o passar do tempo, vamos dar mais ênfase àquilo que foi perdido durante esse período”, falou.

Na retomada das atividades, é normal que os jogadores sintam certa ansiedade para “recuperar o tempo perdido”, mas Rony disse confiar no Departamento Médico do clube e que tomará todos os cuidados necessários para evitar qualquer lesão por conta do excesso de carga.

“A gente tem uma equipe de fisiologia e preparação física para que isso não aconteça. Estamos fazendo todas as avaliações, tomando todos os cuidados e cada atleta terá a sua carga de trabalho controlada por todos nós. Respeitando a individualidade de cada um, vamos colocar todos dentro da necessidade e da possibilidade, em condição para encarar as nossas competições”, avaliou.

Durante a pré-temporada, é comum que os clubes façam amistosos de preparação. No entanto, essa não é uma realidade atual. Por conta das circunstâncias impostas pela pandemia do novo coronavírus, o planejamento do Remo conta apenas com sessões de treinamentos.

“Em relação a amistoso, é óbvio que não existe a possibilidade de fazer, por uma questão de contato, logística e custos. A programação vai continuar acontecendo conforme o protocolo. O ritmo de jogo a gente vai pegar no dia a dia, o método de jogo vai ser no jogo mesmo. Isso não vai ser um agravante só do Remo, vai ser para todos”, reforçou.

Mesmo sem ter uma data definida para retornar aos gramados de forma oficial, o Leão trabalha com o planejamento de 4 a 5 semanas para entrar em campo. Rony acredita que o prazo é o mínimo para preparar os azulinos para o Campeonato Paraense ou para a Série C do Campeonato Brasileiro.

“A gente espera que se defina a data. Depois que definir essa data, a gente vai poder falar de um planejamento concreto, em cima do prazo. A ‘data-jogo’ é determinante para que tenhamos mais parâmetros. Se o campeonato começar mais cedo ou mais tarde, o que a gente espera é que a gente tenha, no mínimo, 4 semanas de treinamentos. É em cima disso que a gente trabalha e é isso que a gente espera que aconteça, independente da competição que vier”, finalizou.

Roma News, 01/07/2020