Laílson
Laílson

As mudanças confirmadas nesta quinta-feira (09/07) pela CBF no calendário para o restante da temporada afetam diretamente o futebol paraense, a começar pelo Estadual. Com a Série C iniciando no dia 09/08, como queriam os clubes participantes, o Parazão terá que antecipar o reinício, a fim de evitar que a tabela se misture com a do Brasileirão.

Os clubes já se movimentam e a Federação Paraense de Futebol tenta conduzir um acordo que seja satisfatório a todas as equipes que disputam o Parazão. Marcado para ir de 01/08 a 23/08, o período que complementará a competição pode ser antecipado para 25/07, uma providência que permitiria encerrar o torneio antes do dia 09/08.

A grande dúvida é se os clubes estarão sintonizados quanto à antecipação, pois todos já se programaram para voltar a jogar no início de agosto. Como qualquer mudança só pode ser efetivada por aprovação unânime dos 10 clubes, a situação tende a complicar.

O Paysandu apresentou uma proposta para que o Parazão seja retomado a partir de 22/07, 10 dias antes do previsto, alternativa que desagrada quase todos os demais participantes. Aliás, durante a última reunião do Conselho Técnico, uma proposta que poderia facilitar tudo agora foi rechaçada pelos bicolores.

A ideia era fazer semifinais e finais com um jogo apenas em cada fase, sem a partida de volta, prevista no regulamento original. A alteração se justificava porque não há mais o benefício do mando, já que os jogos serão em sede única (Belém) e sem público. Com isso, o Parazão precisaria de apenas 4 rodadas, mas o time bicolor não aceitou.

Agora, o esforço de todos será para que os jogos do Estadual recomecem antes do previsto, a fim de liberar a dupla Re-Pa para se planejar e pensar exclusivamente no Brasileirão. Será que os emergentes irão abrir mão de seus interesses para beneficiar os grandes da capital?

O mais provável é que os jogos iniciem no dia 25/07, o que já impediria que o campeonato tenha jogos simultâneos com a Série C. Reuniões previstas para esta sexta-feira poderão definir a nova data.

Blog do Gerson Nogueira, 10/07/2020