Remo 2×1 Ypiranga-RS (Marlon e Rafael Jansen)
Remo 2×1 Ypiranga-RS (Marlon e Rafael Jansen)

Por característica pessoal, Rafael Jansen é um jogador discreto, pouco espalhafatoso e de comunicação restrita aos companheiros durante os jogos. Não é de peitar árbitros e nem discutir com adversários. Entra, cumpre as obrigações e, de vez em quando, vai além, como na sensacional finalização diante do Paysandu, no último clássico. O gol foi um dos mais bonitos da Série C e, sem exagero, lembrado até para o “Prêmio Puskas”.

Ocorre que essa veia de finalizador não é o principal atributo do zagueiro azulino. O time depende dele pela serenidade e boa colocação, rapidez nas antecipações e passes corretos para companheiros de meio ou ataque.

Ao lado de Mimica, com quem tem repetido uma dupla segura desde o começo da competição, Jansen responde pela segurança defensiva que faz do Remo o time menos vazado da Série C, com 12 gols em 21 partidas.

Curiosamente, o começo da temporada indicava que Jansen teria outro destino. Esteve cotado para jogar no futebol israelense, mas dificuldades de documentação inviabilizaram a transação. Em seguida, os problemas decorrentes da pandemia fizeram com que ficasse no Baenão.

Por obra do acaso, o Remo acabou garantindo um jogador fundamental para o equilíbrio de todo o sistema de defesa. É verdade que ainda sob o comando de Mazola Júnior, Jansen viveu alguns momentos de dificuldades, com envolvimento em lances que resultaram em prejuízos para o time.

O gol contra diante do Treze (PB), em cabeceio certeiro, semeou dúvidas e fez com críticas brotassem de imediato. As qualidades do zagueiro foram questionadas pela torcida, que custou a se dar conta do julgamento rigoroso e injusto.

Nos 3 jogos da segunda fase, contra Londrina (PR), Paysandu e Ypiranga (RS), a presença dele como líder da zaga respondeu pelo desempenho corretíssimo, que não permitiu ao time ser derrotado. Em todos os confrontos, lances pontuais fizeram com que Jansen se destacasse.

O zagueiro salvou um chute do ataque do Londrina (PR), que tinha endereço certo. Apareceu muito bem na marcação a Nicolas no Re-Pa e evitou que um disparo de Jean Silva permitisse a vantagem ao Ypiranga (RS) ainda no primeiro tempo da partida do último domingo (27/12).

É claro que uma defesa não se garante pela performance de apenas um jogador. Mimica tem sido preciso e eficiente, evidenciando o entrosamento do meio de zaga. Os laterais também contribuem bastante, principalmente Marlon, que nos últimos jogos ficou mais na marcação.

Além da linha toda, há a presença exponencial de Vinícius, seguro e pouco dado a extravagâncias, lembrando bastante o estilo do próprio Jansen. Desta combinação de esforços vive o Remo, cujo poderio de marcação e bloqueio é ressaltado por todos os adversários.

O Leão volta a campo neste domingo (03/01), a partir das 20h, para enfrentar o Ypiranga (RS), no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). O jogo é válido pela 4ª rodada do quadrangular do acesso na Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 29/12/2020

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho a zaga do Remo completa.

    Jansen (o melhor e mais tecnico)
    Fredson (raçudo e forte na bola aerea)
    Mimica ( bom por baixo e jogador serio, ruim na saida de bola apenas)
    Alemão (nao conprometeu ate hj, mas eh reserva)
    Keven (promissor, mas nao tem espaço com essa dupla bem do jeito q ta)

    Subindo manteria todos, exceto Alemão, q eu trocaria por um zagueiro maior.

  2. Grande Jansen, nosso cão de guarda, jogador fundamental para o time do Remo, um cara que honra o manto sagrado azulino.

  3. Uma reportagem merecida para esse jogador, que já cometeu erros como qualquer outro, mas nunca se deixou desconcertar, teve um período oscilante, mas não lhe cabia desconfiança de alguns, pela dedicação e empenho que já demonstrou desde o ano passado. Para mim, nome do jogo no Rexpa, salvou um contra-ataque perigosíssimo e fez aquele gol antológico, virou à perfeição contra o Ypiranga. Merece todo nosso respeito.

  4. Não seria minha dupla de zaga preferida, mas está dando certo!
    Série B, precisamos de zagueiros melhores e mais ágeis. Caso vc contrário, cairemos no mesmo erro do náutico que está prestes a descer.

Comments are closed.