Salatiel
Salatiel

Na véspera da estreia paraense na 2ª fase da Série C, os cálculos para o acesso dividem opiniões e aumentam a expectativa da torcida. Há quem atribua a contagem mínima de 11 pontos como segura para a obtenção do acesso, mas o “Chance de Gol”, um dos mais respeitados sites no segmento, crava 13 como a pontuação ideal para chegar à Série B, com probabilidade de 100%.

Com projeções diferentes para os Grupos C e D, o “Chance de Gol” afirma que com 11 pontos um time estará praticamente classificado (99,5% de chances), com 10 tem 95% de probabilidades e, com 9 pontos, o percentual cairia para 80%. Abaixo disso, com 8 pontos, as chances são de apenas 50%.

Apesar de não mostrar um cálculo para quem fizer 12 pontos, fica óbvio que é expressiva a chance de acesso para quem alcançar essa pontuação.

Quanto à caminhada dos 4 times, o site elege Remo e Paysandu como os mais cotados da sua chave, contrariando as desconfianças de boa parte da torcida por conta da presença de ambos no mesmo agrupamento.

O “Chance de Gol” diz que o time bicolor tem 68,8% de chances de acesso e 39,7% de chegar à final do campeonato. O Leão vem logo a seguir, com 56,9% para subir e 27,9% de ser um dos finalistas.

A desvantagem dada ao Remo nos números em relação ao rival, mesmo com pontuação superior na etapa classificatória, se explica pelos critérios de ranking e participações recentes em competições nacionais.

Do outro lado, no Grupo C, o Santa Cruz (PE) é apontado como favorito para o acesso, com 69,5%, e cotado para a final, com 40,4%. O Ituano (SP) vem logo atrás com 64,2% para subir e 34,2% de ser finalista.

Os cálculos incluem também a 1ª rodada do quadrangular, que começa neste sábado (12/12), com o jogo entre Londrina (PR) e Remo, no estádio do Café, em Londrina (PR).

O Leão está bem na foto, apontado com ligeira vantagem (32,7%). O empate tem o maior percentual (36,1%) e a vitória do Londrina tem 31,1% de probabilidade de acontecer.

O êxito dos times paraenses dependerá em grande parte dos clássicos. O risco está na possibilidade de ocorrerem empates, o que dificultaria bastante a classificação. Vitórias para um e outro permitem esperanças. Duas vitórias de um dos rivais certamente definirá o caminho para o acesso. Uma vitória e um empate também podem ajudar.

O Paysandu desfruta de um “turno” menos cansativo, pois vai fazer seus primeiros 3 jogos em Belém e tem a possibilidade de fechar a primeira metade com 9 pontos, desde que vença Ypiranga (RS), Remo e Londrina (PR); ou 7 pontos, com vitórias sobre os visitantes e um empate no Re-Pa.

O Remo tem rota inicial diferente. Começa jogando fora de casa, depois encara o clássico e recebe o Ypiranga (RS), em Belém. A impressão geral é de que pode embalar na competição caso vença o Londrina (PR) logo na estreia.

De toda sorte, para conquistar o acesso, é preciso fazer o dever de casa (9 pontos) e pelo menos 2 empates ou 1 vitória como visitante.

Uma campanha exclusivamente caseira não garante a classificação. Pela necessidade de pontuar fora, o desempenho de atacantes como Tcharlles e Salatiel será absolutamente decisivo nesta etapa.

Blog do Gerson Nogueira, 11/12/2020