Mangueirão
Mangueirão

A ideia de que a pressão de ter uma torcida a favor tem larga influência no futebol pode – ou deve – ser reavaliada diante do que mostram os números desta Série C, disputada com estádios vazios.

Nos 88 jogos até o momento, em plena pandemia, foram 40 vitórias dos mandantes (47%), 15 dos visitantes (17%) e 32 empates (36%).

Na edição 2019, com público nas arquibancadas nos 194 jogos, tivemos 85 vitórias dos mandantes (44%), 40 dos visitantes (21%) e 69 empates (35%).

A variação é insignificante, o que minimiza o “fator torcida” nos resultados. Os mandantes mantém praticamente o mesmo aproveitamento nas duas situações, até um pouquinho melhor jogando sem público – e sem cobrança.

Bonamigo

Com Paulo Bonamigo, o Remo pratica um jogo mais posicional, com funções simplificadas. Por isso, a elevação do acerto de passes e da autoconfiança dos atletas. O time está fluindo com bola no chão e tende a evoluir de jogo para jogo.

Neste sábado (10/10), os azulinos vão precisar muito do acerto de passes e dos avanços dos laterais Ricardo Luz e Marlon, pois o Jacuipense (BA) se caracteriza pela força na marcação e eficiência defensiva no jogo aéreo. O Leão terá mesmo que se impor com bola no chão.

O jogo é válido pela 10ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Eron

Quem conhece o potencial do jovem atacante Eron, 22 anos, se surpreendeu (positivamente) com a vinda dele para o Remo, pois tem mercado até na Série A. É um jogador de grande mobilidade que deve se encaixar bem no modelo de jogo implantado no Leão por Paulo Bonamigo.

Por onde andam?

Dos atletas que deixaram o Remo recentemente, o volante Xaves está no América (RN), o atacante Giovane Gomez virou artilheiro no Caxias (RS), o meia Douglas Packer está no Treze (PB) e o meia-atacante Robinho virou reforço do Maringá (PR). O zagueiro Neguete segue desempregado, assim como o atacante veterano Zé Carlos, que já pensa em aposentadoria.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 09/10/2020