PSC 1x1 Remo (Eduardo Ramos)
PSC 1x1 Remo (Eduardo Ramos)

Pelos menos nas primeiras semanas, o futebol pós-Covid vai ser mais favorável ao talento, enquanto for menos intenso.

Os atletas não terão o tempo apropriado para a recuperação da forma física e já serão exigidos em jogos importantes. Uma consequência natural vai ser lesão muscular para quem não estiver no ponto e resolver forçar.

Outra consequência será a redução de ritmo, até que os times voltem à plenitude. Voltando em menor correria, marcação não tão rigorosa, o futebol vai dar um pouco mais de espaço à técnica. Algo favorável ao talento do azulino Eduardo Ramos, por exemplo.

Outro pontualmente favorecido deverá ser o remista Carlos Alberto, que estará recomeçando após um ano de enfermidade, recuperação clínica e física, paralisação nesses tempos de pandemia e nova recuperação física.

A tese de que o futebol voltará menos intensos é de profissionais da fisiologia e se reforça com o fato de que haverá sobrecarga de jogos, pelo acúmulo de competições. Deveremos ter uma rotina de 3 jogos por semana para os times com mais compromissos na agenda, como Remo e Paysandu. Se a CBF mantiver todo o calendário, serão Série C e Copa Verde, além do complemento do Campeonato Paraense.

Assim, não haverá “talvez”. Quem forçar a barra, vai sofrer lesão muscular ou se expor a outros tipos de contusão. Terá que haver muita prudência de todos e, mais do que nunca, será importante o monitoramento do nível de fadiga dos atletas e o devido rodízio para poupar os mais vulneráveis.

Nesta fase de trabalho em casa, os atletas fazem uma manutenção básica da resistência muscular e cardiorrespiratória. É apenas uma preparação para as atividades mais pesadas que esperam por eles na intertemporada, tão logo os trabalhos em grupo, nos clubes, seja autorizado pelas autoridades sanitárias.

Promessas

Promovidos da base, os volantes Pingo e Warley e os atacantes Hélio e Wallace foram muito badalados como promessas para 2020. Hélio e Wallace foram os que tiveram algumas chances. Porém, o nome do momento é o azulino Ronald, lateral-esquerdo, que não estava cotado, mas foi lançado. Já está à sombra de Dudu Mandai e Marlon, deve chegar como reforço para a posição.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 27/05/2020