Mazola Júnior
Mazola Júnior

Com 2 vitórias em 2 jogos na Série C do Brasileirão e uma classificação praticamente encaminhada para a final do Campeonato Paraense, o Remo vive um bom momento depois da volta das competições em meio à pandemia da Covid-19.

As críticas, em sua maioria, são positivas, mas o técnico Mazola Júnior também não escapa de receber avaliações negativas, seja de torcedores ou de parte da imprensa, sobre situações que poderiam melhorar ainda mais o desempenho da equipe.

Algumas delas foram respondidas pelo comandante em entrevista ao canal “Eh Noiz Queiroz”, no Youtube.

Na volta do futebol, o Remo venceu os 5 jogos que fez, entre Série C e Parazão. Porém, um detalhe vem chamando a atenção na formação azulina: a presença de 3 ou 4 volantes, jogadores que são conhecidos pela característica de marcação, destruição das jogadas adversárias, sem tanto poder de criação.

Mazola discordou de quem usa a nomenclatura e pontua diversos motivos que o levaram, neste primeiro momento, a contar com esses atletas do elenco.

“O futebol hoje é dividido em 3 setores: linha defensiva, média e ofensiva. Essa história de volante, meia, atacante de beirada, centroavante, lateral, central, evoluiu muito. Automaticamente, evoluiu a nomenclatura”, disse.

“Gelson está tendo essa oportunidade, sequência naquela posição por estarmos tendo muitos problemas: Djalma no Departamento Médico, (Douglas) Parker não está conseguindo se adaptar ao lado do campo. Não quero levar o Eduardo (Ramos) para o lado, correndo atrás de lateral. Ele (Gelson) está passando por um processo de adaptação, nunca jogou assim”, continuou.

“Tivemos problemas com esse atacante (de velocidade) pelo lado esquerdo. Ampliamos a segunda linha de 3 para 4 ‘médios’ até que possamos resolver problemas físicos que tivemos com Tcharlles, Zé Carlos, agora com Julio (Rusch), e algumas situações que possamos colocar ali moleques da base ou o Robinho”, apontou.

“Estamos no quarto jogo (antes de enfrentar o Ferroviário-CE) pós-pandemia. O mundo parou! É normal que aconteçam erros, lesões, oscilações individuais e coletivas. Grandes equipes do mundo, com os melhores treinadores, jogadores e condições tiveram esses problemas. Veja o Barcelona (Espanha), um dia desses. Por que o Remo vai continuar a ser massacrado em algumas situações?”, indagou Mazola.

Um dos motivos para os resultados positivos do Remo até aqui é a boa fase de Eduardo Ramos. Atuando em uma função mais adiantada, sem tanta preocupação com marcação, o meia cresceu a produção desde que Mazola chegou ao Baenão, seja com passes ou gols – 5 gols em 7 partidas.

O comandante remista falou da importância do crescimento do jogador para que o Leão termine a temporada lutando pelo acesso à Série B do Brasileirão.

“Quando estava negociando com o Remo, perguntei pelo Eduardo, que estava aqui, mas não jogando”, contou.

“Trabalhei contra o Eduardo e desejei contratá-lo desde 2011, quando era um dos principais jogadores daquele Náutico (PE) fantástico que subiu para a Série A”, lembrou.

“Difícil encontrar um jogador com a característica do Eduardo, um meia ofensivo com um poder de decisão muito bom. Quando cheguei aqui, tive uma conversa particular com ele, perguntei se lembrava do trabalho que fiz com Marcelinho (Paraíba) no Sport (PE), em 2011, que estava em um momento muito ruim”, disse.

“Nunca mais falei com ele (Eduardo Ramos). Nunca chegou atrasado, vem treinando com uma intensidade gigante, parece um menino, mudou comportamento perante o grupo”, revelou.

“Tenho certeza que está feliz, legal com a noiva, vivendo um novo momento da vida e da carreira. Temos que usufruir disso. Se Eduardo continuar a trabalhar dessa maneira, como profissional, vai nos ajudar a voltar à Série B”, afirmou Mazola.

Por fim, o técnico explicou a situação do atacante Zé Carlos, que foi indicado por ele para o clube. O jogador de 37 anos ainda não atingiu a forma física ideal e desfalcou o time em 2 jogos em razão de dores no joelho esquerdo. Foram 3 partidas e 1 gol com a camisa azulina. Mazola garantiu que sabe como recuperar o artilheiro e afirmou que, em caso de rescisão contratual, o Remo não sairá perdendo financeiramente.

“Zé Carlos estava um ano, praticamente, sem competir. Ele teve uma participação muito pequena no São Bernardo (SP), um mês praticamente treinando para perder peso, mais um específico com bola. Participou de 3, 4 jogos, com 15, 20 minutos. Conheço esse jogador, artilheiro da Série B, salvou o Criciúma (SC) em 2018, quase subiu com o CRB (AL) em 2016, salvou o clube de não cair em 2017. Nunca esteve tão magro em percentuais como está no Remo. Zé precisa de trabalhos específicos, recuperar o tempo parado. Ele tem 37 anos e sei como treiná-lo”, defendeu.

“Zé me pediu para dar uma oportunidade de se recuperar e voltar a ser o ‘Zé do gol’ no Remo. Estava sentindo falta de jogar em um time grande, é movido a isso”, disse.

“O Remo concordou em fazer o projeto, era um desejo que ele (Zé Carlos) viesse jogar aqui. Podem ter certeza que o Remo não vai ter prejuízo. Se chegar à conclusão que não dá para recuperá-lo, o contrato será rescindido e ele vai receber o que trabalhou”, concluiu.

Globo Esporte.com, 18/08/2020

11 COMENTÁRIOS

  1. Essa nova nomenclatura o Mazola aprendeu no curso da CPF, mas ele nem precisava explicar nada, porque é tão óbvio o que ele está fazendo…sinceramente não entendo gente que acompanha razoavelmente futebol não entenda…Uma coisa eu sei, no esporte, se o treinador tem a confiança e a estima do atleta, eles vão longe, não adianta ter craques, jogadores caros se não tiver sintonia, não adianta nada. Carisma com os jogadores o Mazola tem, mesmo com a cara braba, então vamos deixar o “cara” trabalhar…

  2. É lógico que o Zé Carlos vai recuperando aos poucos sua capacidade Física e técnica, como o ER já se recuperou, no meu entendimento o Zé deve jogar pelo menos 25 min por partida e em breve o Zé será um substituto de peso pois o Leão Já tem substitutos de peso para entrar no seu lugar, eu confio numa evolução mais lenta para ele, eu entendo que se o Zé se recuperar a tempo o Leão estará classificado antes da 13ª rodada da C, caso contrário o Leão se classificará ate a 16ª rodada da C.

  3. Assisti à entrevista na íntegra. Uma conversa sem rodeios e sem “papas-na-lingua”. Esclarecedora e otimista. E, olha que ainda não havia vencido o Ferrín/CE.
    Espero que o Treinador Mazola Jr consiga realizar o que está planejado por ele mesmo.
    AO ACESSO LEÃO AZUL!

  4. Sendo assim ótimo. Se não der certo manda embora sem prejuízo. No momento Zé Carlos está gordo. Precisa perder peso para jogar no Remo.

  5. Grande treinador Mazola Júnior já o admirava quando treinou o Paissandu e fiquei muito otimista com sua contratação pelo Remo e com pouco tempo já está dando resultados positivos,assisti toda a entrevista e olha estou muito confiante nesse cara,manja muito de futebol.

  6. Se é para recuperar o Zé fisicamente, então recuperem o “atleta”. Recuperado fisicamente 100% o jogador deverá se candidatar á vaga no time titular. entrando do jeito que ele está, o Remo sempre estará com um a MENOS!

  7. ALÔ FENÔMENO AZUL, AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO REMO É. NOVEMBRO, VAMOS NOS MOBILIZAR EM FAVOR DA PERMANÊNCIA DE FÁBIO BENTES PARA MAIS UM MANDATO A FRENTE DO LEÃO AZUL. #FICA FÁBIO BENTES, FORA MAGNATA.

    • Perfeito Fernando Carvalho, o presidente Fábio tem que continuar na presidência do Clube do Remo. Caro Remo100%, esse site não poderia ajudar com uma campanha pela Internet para coleta de assinaturas de torcedores do FICA FÁBIO BENTES?

      • Fábio Bentes não vai confirmar sua candidatura com tanta antecedência. A decisão já está (praticamente) tomada, mas o foco é conquistar os objetivos nas competições em andamento e terminar esse mandato sem deixar as heranças malditas que os últimos presidentes se habituaram a deixar. Quando estiver mais perto do prazo de inscrição de chapas, vamos falar sobre candidato da situação. Por enquanto, só a oposição está achando que já está na hora de falar em eleição.

  8. EU COMO TORCEDOR AZULINO FICO PREOCUPADO CASO FÁBIO BENTES NÃO ACEITE FICAR MAIS UM MANDATO, AINDA HA MUITO A SER FEITO PARA DAR SEQUÊNCIA A COMPETENTE ADMINISTRAÇÃO DO PRESIDENTE O MELHOR PRESIDENTE QUE O REMO JÁ TEVE EM TODA SUA HISTÓRIA. FABIO BENTES HERDOU UM CLUBE FALIDO, CHEIO DE DÍVIDAS TRABALHISTAS FRUTO DE PÉSSIMAS ADMINISTRAÇÕES COMO ZECA PIRÃO, MANOEL RIBEIRO, RAIMUNDO RIBEIRO, UBIRAJARA SALGADO, ALDEBARO KLAUTAO, ENFIM TODOS ESTES INCOMPETENTES QUE DEIXARAM O CLUBE NO OSTRACISMO ENQUANTO P RIVAL BRILHAVA NOS ANOS 2000 E A TORCIDA AZULINA SENDO HUMILHADA PELA TORCIDA MUCURENTA. ATUALMENTE NÃO EXISTE OUTRO PRESIDENTE CAPAZ DE FAZER O CLUBE DO REMO CHEGAR A SÉRIE A.

Comments are closed.