Mazola Júnior
Mazola Júnior

Mazola Júnior está de volta e Belém e, poucas horas após desembarcar na capital paraense, já estava no Baenão. O técnico azulino tomou ciência das primeiras atividades presenciais do elenco, protocolos, preparação para a retomada e, antes de se reunir com a diretoria de futebol, participou de entrevista coletiva por videoconferência, onde abordou suas primeiras impressões da retomada e avaliou as duas primeira contratações anunciadas pelo Leão após a paralisação das competições.

Dos dois nomes, o de Zé Carlos é o que Mazola já possui intimidade, pois já trabalhou em outras 4 oportunidades com o experiente centroavante, com o qual garante ter a capacidade de extrair bom rendimento.

“Zé Carlos trabalhou comigo. Aliás, desde 2015 no CRB (AL), em que foi artilheiro da Série B, ele só teve rendimento quando foi treinado por mim. Zé Carlos é o maior artilheiro da Série B nos pontos corridos. Passa por um momento de final de carreira, teve um ano passado muito ruim, começou esse ano em um clube da Série A2 de São Paulo, que tem um dos maiores investimentos para subir”, disse.

“Zé Carlos se ofereceu, colocou que estava encerrando o contrato no São Bernardo (SP) e que gostaria de voltar a trabalhar comigo. O Remo estava precisando de atacantes, mais especificamente de um cara de área, com experiência em clube grande, de tomar pressão, porque o Remo tem que subir esse ano”, contextualizou.

Ainda segundo Mazola Júnior, o contrato de Zé Carlos será por produtividade. O técnico não deu detalhes de cláusulas, mas afirmou que não há riscos de deixar dívidas com o clube e que está dentro da atual realidade financeira do Remo.

“O contrato é o mais baixo da história do Zé Carlos como profissional e será encerrado a partir do dia que ele não trabalhar mais aqui. Não vai se pagar multa, não vai ter que pagar resto de contrato, então ele não vai dar prejuízo nenhum ao Remo, como escutei um monte de bobagem”, falou o técnico azulino.

“Em um consenso geral dentro do clube, achamos, nas condições que o Remo fez, que é um risco muito bem calculado, porque se o Zé voltar a produzir o que produziu sob meu comando durante 4 temporadas, o Remo vai estar muito bem servido na Série C”, explicou.

Além do novo camisa 9 azulino, o treinador do Remo falou sobre o protocolo de retomada aos treinos, condições de saúde e segurança no dia a dia no clube, avaliou a contratação do lateral-direito Everton Silva e a possibilidade de retorno do Parazão 2020.

Favorável ou não à volta do Estadual?

Acho muita prepotência da minha parte me posicionar em algum sentido dessa parte de saúde. Acho que tem gente muito mais competente do que eu nesse assunto para determinar a sequência ou não do Campeonato Paraense. Na parte que me toca, sinceramente, queria agradecer ao Remo, ao presidente, diretoria, Departamento Médico, porque perante toda a situação colocada, os protocolos que foram realizados, o Remo está a nos dar todas as condições que seriam possíveis. Não é uma forma minha de agir, mas é um assunto que confesso, por tudo que escutei, de opiniões totalmente contraditórias, confesso que estou seguindo à risca todas as orientações que o meu Departamento Médico tem dado.

Expectativa de retorno dos jogos

Estamos fazendo todos os procedimentos para voltar a treinar. A partir do momento que o nosso Departamento Médico, encabeçado pelo dr. Jean Klay, nos der autorização para voltar a jogar, confio plenamente, mesmo porque até o momento foi de uma lucidez incrível. Voltaremos assim que estiver essa liberação. Essa decisão passa única e exclusivamente pelo o quê os protocolos vão dizer e serão exigidos, não só o do Remo, como o de todos os outros participantes. Se todo mundo tiver condição de cumprir, não vejo porque não voltar os jogos. Agora a gente sabe das dificuldades, nem todos os clubes têm o Fenômeno Azul a apoiar, nem todos os clubes terão as condições que o Remo está a nos dar, então acho que tudo isso é uma situação que tem que ser definida por pessoas muito mais capacitadas do que eu nesse assunto.

Situação da pandemia no Pará

Tenho recebido boas notícias, principalmente de Belém, e torço para que a grande fase dessa contaminação aqui já tenha passado. Sabemos que o Campeonato Paraense vai partir para as equipes do interior, que é onde parece que o foco está forte agora, mas tenho muita confiança no meu Departamento Médico e na minha diretoria, que vão decidir o melhor para nós e o que seja possível.

Preparação física da temporada volta à estaca zero?

Vamos aguardar o resultado dos testes físicos. A gente sabe que todo trabalho feito de maneira virtual não é a mesma coisa que o dia a dia do campo e em grupo. No futebol, a coisa não funciona assim. Foi o que foi possível ser feito, acho que os jogadores fizeram a parte deles. Não digo a totalidade, mas a grande maioria cumpriu à risca todos os dias tudo o que foi determinado. Vamos conferir agora nos testes para depois vermos de onde vamos partir. É lógico que grandes equipes mundiais e da Série A estão apresentando problemas graves e grandes, não deveremos fugir disso, mas temos certeza que estamos minimamente preparados para reiniciar os trabalhos após praticamente 100 dias ausentes do campo.

Zé Carlos não foi sua indicação

Treinador nenhum contrata jogador nenhum, aqui comigo não funciona assim. Se antes funcionava assim, comigo é totalmente diferente. Quem contrata e dispensa é o Clube do Remo. Há um conjunto de situações que nos leva a tomar essas atitudes, contratar e dispensar atletas. Indicação do Mazola? São jogadores que estavam disponíveis no mercado e que aceitaram a proposta financeira e contratual que o Remo pôde fazer. Vincular contratação de A, B ou C ou dispensa de A, B ou C, comigo não funciona, não é assim que trabalho.

Contrato de produtividade

Zé Carlos, asseguro, não veio aqui para “roubar” o Remo. Tanto é que o contrato é o mais baixo da história dele como profissional. O contrato do Zé Carlos será encerrado a partir do dia que ele não trabalhar mais aqui. Não vai se pagar multa, não vai ter que pagar resto de contrato, então ele não vai dar prejuízo nenhum ao Remo, como escutei um monte de bobagem que andaram falando e colocando o meu nome. Não faço parte de nenhum grupo de empresários, não trabalho com nenhum jogador, trabalho para o clube que me paga.

Contratação de Everton Silva

Não conhecia o jogador. Tínhamos outros 2 nomes de Série B pautados, mas o negócio não andou. Apareceu o nome de Everton, indicação de um treinador que tenho muita confiança. Automaticamente, com essa indicação, pelas características muito parecidas com jogadores que estávamos tentando contratar e por ter tido um acesso no ano passado espetacular com o Sampaio (Corrêa-MA), que também é um clube grande, fui assistir 4 jogos decisivos que o Everton Silva jogou e gostei muito do que vi. Todas as informações que tivemos encaixavam religiosamente no perfil que estávamos buscando, na possibilidade contratual e financeira que o Remo estava disposto a cumprir.

Outras contratações

Já tem mais um jogador com pré-contrato, que joga na mesma posição do Zé Carlos. Tem duas situações a serem resolvidas. São jogadores que virão quando acabar o Estadual, mas estou chegando agora e vou ter reunião com a Diretoria de Futebol e ver a situação do global. Temos um problema sério que apareceu na semana passada e vamos ter que resolver. Tudo será resolvido na reunião.

Confira a entrevista coletiva completa de Mazola Júnior:

Globo Esporte.com, 30/06/2020

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.