Remo 0×0 Independente (Mazola Júnior)
Remo 0×0 Independente (Mazola Júnior)

O técnico azulino Mazola Júnior avaliou a mudança – temporária – implantada pela Fifa, permitindo 5 substituições quando o futebol for liberado novamente. A medida já foi liberada pela entidade internacional para quando os campeonatos forem retomados e confirmada pela CBF para ser adotada temporariamente nas competições já iniciadas e nas que ainda vão começar.

Mazola viu a alteração na regra como importante para a volta das partidas depois do isolamento social em razão do coronavírus. O treinador avaliou que as equipes não terão um tempo necessário de preparação tática e física e que a possibilidade de mais mudanças no time vai preservar a integridade dos jogadores.

“Sem dúvida alguma, é uma alteração na regra, mesmo que provisória, muito importante, porque os trabalhos vão voltar sem o tempo ideal para que a gente faça uma nova pré-temporada de 3 ou 4 semanas. A sequência de jogos, muito provavelmente, será de 3 por semana. Então, foi uma mudança muito inteligente. As 5 substituições vão ajudar bastante. Você sobe de 30% na mudança nos 10 jogadores de linha para 50%. É uma mudança significativa se formos mensurar em termos quantitativos”. falou.

O técnico bicolor Hélio dos Anjos também opinou e destacou que os clubes que tiverem um investimento maior na formação dos elencos sentirão de maneira mais positiva os efeitos das mudanças de 3 para 5 substituições durante o jogo.

“Precisamos frisar que vai beneficiar os clubes com mais qualidade. Isso é natural. Quem tem potencial de elenco mais forte vai ter a possibilidade de tornar isso, na prática, mais positivo. Vai entrar uma situação diferente e trazer um custo mais alto. Se você tem 5 alterações para fazer, naturalmente, clubes e comissões técnicas vão definir a convocação do máximo de jogadores possíveis, que são 23. Isso já é uma situação que vai mudar nossa preparação, mas não acho que serão mudanças radicais”, disse.

Globo Esporte.com, 12/05/2020