Mangueirão
Mangueirão

Quem curte as luzes do Maracanã em jogos noturnos do Flamengo (RJ) ou Fluminense (RJ), vai curtir mais ainda a iluminação temática do “novo” Mangueirão, sobretudo em jogos de Remo e Paysandu. Outros avanços tecnológicos vão contemplar o serviço de internet, os telões e toda a iluminação em led, cabeamento para as transmissões de TV e de rádio, entre outros itens.

Imprensa e atletas terão espaço privativo para circular e trabalhar na atual área de acesso aos vestiários, escadas das cabines e elevador. Toda a área será isolada, proporcionando muito mais segurança no desembarque e embarque das delegações e dos profissionais de imprensa.

Rampas duplicadas ou duas rampas extras

O Corpo de Bombeiros vai decidir se é melhor duplicar a largura das rampas atuais ou construir duas novas rampas para o acesso às arquibancadas de fundos. Mesmo nessa segunda hipótese, as rampas atuais ficariam um pouco mais largas. A alternativa das rampas exclusivas para as áreas dos fundos do estádio teria uma grande vantagem. Favoreceria a criação de espaço popular, para ingressos mais baratos.

De um jeito ou de outro, vai ficar mais fácil entrar e sair do estádio, também pelo alargamento dos “vomitórios”, que ligam as rampas às arquibancadas. Só assim será aprovada a ampliação da capacidade de público, passando dos atuais 35 mil para 53 mil lugares, entre arquibancadas e cadeiras.

Jogos internacionais

A revitalização vai habilitar o Mangueirão para eventos internacionais, com exceção de jogos de Copa do Mundo. O estádio vai atender, por exemplo, às exigências da Conmebol para partidas válidas pela Copa América. A inauguração deverá ter a Seleção Brasileira em campo, em 2022.

O Mangueirão vai continuar olímpico, vai manter a homenagem ao jornalista Edgar Proença, vai ter os banheiros mais próximos das arquibancadas, cobertura (teto) para todo o público e novos assentos anatômicos (numerados) nas arquibancadas.

Será acrescentado mais um portão, serão mantidas as bilheterias e haverá um sistema mais prático de catraca. A Polícia Militar voltará a ter um batalhão dentro do estádio e será criada uma estrutura para o Mangueirão receber outros tipos de evento. Haverá, por exemplo, um amplo auditório e salão de recepções.

Fim dos túneis

Como nas modernas arenas, o acesso dos times e da arbitragem passará a ser por um corredor, em que todos entrarão juntos, solenemente. O projeto ainda está aberto a ajustes e o orçamento está em R$ 155 milhões.

Estacionamento

O estacionamento externo vai passar de 1.500 para 2.345 lugares, mas deverá ser privatizado. Haverá grandes mudanças também no sistema de acesso ao estádio. Horas antes dos jogos, será impedida a circulação de carros no anel viário, como forma de evitar a bagunça habitual.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 12/07/2020

6 COMENTÁRIOS

  1. Deveria construir uma nova arena, para 70.000 torcedores.
    Ficaria um lado pra cada torcida em Re×PA.
    Mas tá bom, e que venha o novo Mangueirão.

  2. Não confio nesse governador para administrar o dinheiro público se o BRT da BR está a passos lentos como imagina novo mangueirão…

  3. Vou mais simples ainda até tudo que vi até o momento foi anunciadas grandes obras muito.linfas nas maquetes e muito mau acabada e interminais nas sua origem exemplos Brts um lixo….as novas vias e acessos sem sinalizações e buracos as praças terminais as paradas de pedestre ônibus todos enferrujados e quebrados todos velhos sem as melhores condições pra encerrar vou de São Tomé só vendo tudo pronto auto funcionamento o mangueirão Para aplaudir em pé um grande Rexpa…ao vivo….com Vitória do leão maior do Norte.

  4. Hélder vai responder por mais uma ação, esse garoto não pode ver dinheiro! Faz algo menor e coloca esses milhões no saneamento básico!

  5. Isso não vai dar certo, vai sumir o dinheiro e a obra não vai acabar ou melhor vai ser entregue mal acabado um mês antes das eleições pra governo do estado

Comments are closed.