Xaves e Fredson
Xaves e Fredson

A estrutura do Remo em duas linhas de marcação vai dando espaço aos volantes, que Mazola Júnior chama de “médios”. Inicialmente seriam três. Na Bahia, foram os quatro homens da primeira linha.

O técnico azulino dá a entender que vai repetir o quarteto de volantes contra o Castanhal, nesta quinta-feira (13/08), mas dando a eles também funções de ataque. Contra a Jacuipense (BA), Lucas fez até gol.

Essa prioridade à força de marcação, com a “volantada” atrás de dois atacantes, é circunstancial, segundo Mazola, que justifica pelo estágio físico da equipe, ainda abaixo do ideal, com o agravante de uma recente retomada do futebol já encarando uma maratona de jogos.

Enquanto o time seguir vencendo, todos vão compreender o conceito, a estratégia e a circunstância. Caso contrário, o mundo cai na cabeça de Mazola, que sabe disso e age com a convicção de quem pensa à frente e sabe o que quer.

Japiim atrevido

É certo que o Castanhal vai atacar o Remo e ditar o ritmo do jogo, bem ao modo de Artur Oliveira. Veremos um time atrevido, até porque já conquistou o acesso à Série D de 2021 e está muito próximo de vagas na Copa do Brasil e na Copa Verde.

Vai encarar um Leão pragmático, fiel ao plano tático. O jogo desenha-se com o Castanhal propositivo e o Remo reativo. O que vai prevalecer? A estratégia de jogo executada com mais competência, o time mais ligado e mais equilibrado. Afinal, agora é decisão!

3 goleiros?

Por que os técnicos estão convocando 3 goleiros para cada jogo? Há uma recomendação da CBF nesse sentido, por causa da Covid-19. No Remo, o 3º goleiro é Lucas Mozart, 19 anos, revelação da Desportiva Paraense.

Fã do “Rei” Artur

O filho de Mazola Júnior, torcedor do Porto (Portugal) e fã de Artur Oliveira, é Vinícius Freitas, preparador físico do Desportivo Brasil (SP), clube paulista que pertence ao Shandong Luneng (China).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 13/08/2020