Salatiel
Salatiel

Paulo Bonamigo quer um Remo propositivo e equilibrado em suas linhas. É um projeto que todos os técnicos defendem, em teoria. A diferença aqui é que o técnico azulino não é de ficar no discurso. Seus times de fato sabem propor e não se acovardam. A parada deste domingo (01/11) talvez seja o melhor teste para avaliar o real poderio do Leão nesta Série C.

Para encarar o melhor time do Grupo A, o Remo precisará ser prudente, equilibrado, intenso e capaz de encarar o adversário em condições de igualmente. Até porque elas existem: a diferença na classificação é de apenas 1 ponto (23 a 22).

Bolívar, técnico do Vila Nova (GO), montou um time que tem como principal mérito a regularidade. Tudo começa na defesa firme e segura, orientada por um ex-zagueiro de boas qualidades. É a menos vazada do grupo, com 6 bolas – a segunda é a do Remo, que tomou 8 gols.

O meio-campo tem Dudu, Pablo e Alan Mineiro, entrosados e afinados com os laterais Celsinho e Mário Henrique. No ataque, um trio que tem garantido vitórias importantes: Rodrigo Alves, Henan e Tales. Um time intenso e muito forte na marcação.

Invicto há 9 rodadas, o Vila ainda não perdeu em Goiânia (GO), como o Remo não perdeu em Belém. Costuma jogar do mesmo jeito, dentro e fora de casa, pressionando e raramente permitindo espaços em seu campo de defesa. Vem daí o respeito que tem adquirido ao longo da competição.

Do lado azulino, Bonamigo coleciona 4 vitórias e 1 derrota. É esse tropeço fora de casa, frente ao Ferroviário (CE), que imediatamente é lembrado quando se imagina o Remo desafiando o Vila. Apesar de ter mantido um jogo equilibrado, foram os erros de passe e a desconcentração em momentos agudos que causaram o revés.

Os treinamentos revelaram a preocupação de Bonamigo com o posicionamento da zaga em bolas aéreas. Sempre que atuou fora de casa, o Remo sofreu gols em cruzamentos – contra Treze (PB), Santa Cruz (PE), Paysandu e Ferroviário (CE).

O técnico avalia que o problema está na atitude coletiva e individual dos homens de zaga. Marcar o adversário não significa ficar próximo apenas. É importante ter iniciativa, postura agressiva e atacar não apenas a bola.

Nos últimos 5 jogos, o Remo marcou 11 gols e sofreu 3, o que ressalta o excepcional progresso ofensivo. Até a saída de Mazola Junior, o time só havia balançado as redes adversárias por 6 vezes. O pulo do gato de utilizar dobradinhas nas laterais responde muito pela fartura de gols.

É provável que Bonamigo mude a estrutura do meio-campo, entrando com Eduardo Ramos na função de organizador, sua posição de origem, preservando o trio de ataque, com Hélio, Tcharlles (Salatiel) e Wallace.

Mais importante que as peças escaladas para o confronto contra os goianos, o que conta mesmo é a maneira como a equipe se entregará ao jogo. O caminho para o sucesso está em se apresentar decidido e confiante ao atacar e atento quando não tiver a posse da bola.

O Leão volta a campo neste domingo (01/11), às 18h, para enfrentar o Vila Nova (GO), no estádio OBA, em Goiânia (GO). O jogo é válido pela 13ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 01/10/2020

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.