Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

O infectologista paraense Nagib Abdon apresentou alguns cenários trabalhados pela Comissão de Segurança no Combate à Covid-19, formada pela Federação Paraense de Futebol, para a retomada da modalidade no Estado. O médico era integrante da comissão até a semana passada, quando pediu afastamento alegando questões pessoais e profissionais. Mesmo assim, ele ainda segue como um consultor.

Abdon, que é referência na infectologia na região, explicou que cada cenário apresenta situações distintas com relação à presença de público. O primeiro deles já é consenso de que será utilizado nos primeiros meses de retorno dos campeonatos ao redor do país, como já acontece nas ligas européias.

“Vou trazer aqui 3 situações com relação à retomada do futebol brasileiro e a pandemia em curso. Primeira delas: que todos os jogos sejam realizados de portões fechados. Isto minimizaria, e muito, o risco de transmissão do coronavírus entre todos aqueles envolvidos no evento”, reforçou o médico.

As outras projeções apresentadas seriam com presença de público, mas não são as ideais na visão do infectologista, já que ainda não há uma vacina pronta contra a Covid-19. Por isso, ele praticamente descartou partidas com torcida, no Pará, ainda em 2020.

“No segundo, os jogos seriam realizados de portões abertos. Essa medida é um tanto quanto irresponsável, até porque não contamos com a vacina, que de uma forma bem otimista, deve ser lançada só no final de dezembro. Terceiro: diante de um controle epidemiológico de transmissão do coronavírus, poderiam ser feitos jogos com a capacidade reduzida nos estádios, mantendo o distanciamento entre os torcedores e vigiando tanto o acesso quanto a saída do público”, apontou.

Mesmo fora do ideal, este último cenário aparece como alternativa interessante aos clubes paraenses para uma retomada financeira. A bilheteria de jogos é, em média, 80% das receitas brutas de Remo e Paysandu, principais forças do Estado, mas também tem grande impacto sobre as equipes do interior.

Visto isso, as circunstâncias que têm se apresentado levam a crer, cada vez mais, que o Parazão 2020, para ser concluído em campo, deverá ser disputado apenas no final do ano, perto da edição 2021, já que para ser disputado no início do semestre as partidas não terão, necessariamente, público e renda de ingressos.

Globo Esporte.com, 10/06/2020

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa terceira opção eu já tinha pensado e falei aqui. Só acrescento que quem já tiver o IgG reagente e de alta médica, pode ficar num setor com outros indivíduos na mesma situação e mais pertos um dos outros. Mas sempre com usos de máscaras, luvas e álcool.

Comments are closed.