Santa Cruz-PE × Salgueiro-PE
Santa Cruz-PE × Salgueiro-PE

A Série C do Campeonato Brasileiro terá início no próximo sábado (08/08). Mais uma vez, a meta dos clubes participantes é conseguir o sonhado – e necessário – acesso para a cada vez mais disputada Série B, em 2021.

Para os paraenses, os desafios são muitos, ainda mais em um ano de pandemia. Outros clubes, no entanto, podem ter empecilhos maiores, pois alguns Estaduais seguem paralisados.

Dos 8 clubes que integram o Grupo A, junto com Remo e Paysandu, alguns podem ser campeões estaduais em breve e outros podem ter apenas o Brasileirão para disputar ainda este ano.

O Botafogo (PB) tem como maior destaque em seu elenco o lateral multicampeão Léo Moura. Apesar de disputar poucas partidas, ele é talvez o maior “nome” do Grupo A da Série C. No Campeonato Paraibano, o clube está na semifinal e venceu o primeiro jogo contra o rival Treze (PB), por 2 a 0. Favorito ao título, caso confirme a classificação, enfrentará Campinense (PB) ou Sousa (PB) na final.

O Ferroviário (CE) fez ótima campanha na Série C ano passado, chegando perto de conseguir a vaga para o mata-mata. Com o futebol cearense em alta, o “Ferrim” chegou até a semifinal do Estadual, sendo eliminado ao perder por apenas 1 a 0 para o Ceará (CE), que disputa a Série A. Mostrando regularidade, o time ficou em 3º na classificação geral, empatado com o Vozão em pontos e ficando atrás só do Fortaleza (CE). Com grande potencial ofensivo, ainda contratou 3 atacantes para a Série C: Siloé, Wesley e William Lira.

A situação do Imperatriz (MA) não é das melhores. No último fim de semana, na volta do Campeonato Maranhense, perdeu para o Sampaio Corrêa (MA) em casa, por 2 a 0. Na partida, algo curioso chamou atenção: o banco de reservas do “Cavalo de Aço” tinha apenas 4 atletas, sendo nenhum goleiro. Com elenco reduzido, atualmente o time do interior do Maranhão está em 5º na classificação geral. Sua próxima partida será na terça-feira (04/08), contra o Pinheiro (MA), clube pouco conhecido, mas que está à sua frente na pontuação.

Primeiro adversário do Remo, o Jacuipense (BA) pode surpreender na Série C. No último domingo (02/08), empatou com o Bahia (BA) por 2 a 2 e foi eliminado na semifinal do Campeonato Baiano. Na primeira partida, o time da capital venceu o do interior por 2 a 0. Apesar do resultado, o time de Riachão do Jacuípe (BA) foi o 4º colocado na classificação geral, ficando bem à frente até mesmo do tradicional Vitória (BA).

Com o Campeonato Amazonense ainda parado, o Manaus (AM) segue fazendo amistosos. O último, realizado no final de semana, terminou com goleada por 8 a 0 diante do selecionado semi-amador do Betânia. O destaque no elenco ainda é o “eterno” meia-atacante Rossini. No Estadual, antes da paralisação, o “Gavião do Norte” estava em 3º, ainda invicto, com 7 pontos em 3 jogos, atrás apenas do Amazonas (AM) e do Penarol (AM).

O Santa Cruz (PE) é, pelo menos no papel, um dos clubes mais fortes do grupo e um dos favoritos à classificação e ao acesso. Tem como grande destaque o atacante Pipico, artilheiro do Cameponato Pernambucano, e está na final, contra o Salgueiro (PE). A primeira partida, realizada no domingo (02/08), terminou em 1 a 1, em Salgueiro (PE). O segundo jogo será na quarta-feira (05/08), no estádio do Arruda, com grande possibilidade da “Cobra Coral” vir como campeão pernambucano, na estreia da Série C, contra o Paysandu, em Belém.

O Treze (PB) é uma incógnita. Apesar de não ter nenhum grande nome no elenco, fez campanha regular no Campeonato Paraibano e está na semifinal. Na primeira partida, perdeu para o Botafogo (PB), em João Pessoa (PB), por 2 a 0. Agora, terá que reagir e tirar a desvantagem em Campina Grande (PB).

O Vila Nova (GO) talvez possua a situação mais “incômoda” entre todos do Grupo A. Atualmente na 7ª colocação do Campeonato Goiano, apenas 2 pontos à frente da zona de rebaixamento, a expectativa de melhora terá que esperar, pois não há previsão para retorno do Estadual, o que pode ocorrer apenas ano que vem. No último fim de semana, o clube não conseguiu vencer o Brasiliense (DF), em amistoso realizado em Brasília (DF). O jogo terminou empatado em 1 a 1.

Diário Online, 03/08/2020

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.