Mangueirão
Mangueirão

Após a aprovação, pelo Ministério da Saúde, do plano elaborado pela CBF para o retorno de 30% do público aos estádios nos jogos do Campeonato Brasileiro, governantes e dirigentes paraenses se movimentaram nesta semana para organizar um novo protocolo de segurança epidemiológica visando tornar possível a entrada de torcedores nas partidas.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (25/09), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foi elaborado um documento que será encaminhado para apreciação da CBF.

Durante o encontro, o vice-presidente da Federação Paraense de Futebol, Paulo Romano, apresentou a minuta dos protocolos de segurança, que inclui desde a venda de ingressos até a dispersão do público após os jogos. O conjunto de medidas deve ser encaminhado na segunda-feira (28/09) para análise da CBF.

“Construímos essa minuta levando em consideração todas as ações que envolvem o evento do jogo. Nosso papel, após dialogar com os agentes de segurança, é encaminhar à CBF para apreciação e aguardarmos o retorno”, informou Romano.

Apesar dos apelos de Remo e Paysandu, o primeiro clássico entre as equipes pela Série C do Brasileirão ainda não deverá ter a presença de torcedores. A partida está marcada para o próximo dia 03/10 e, na visão do titular da Secretaria Adjunta de Operações da Segup, não há tempo hábil.

“O Re-Pa será daqui a 9 dias. É um tempo muito exíguo para que a CBF pudesse analisar o protocolo, o documento retornasse e o sistema de segurança pudesse fazer o planejamento para que os torcedores voltassem, com proteção, a assistir às partidas de futebol aqui no Pará”, explicou o coronel Alexandre Mascarenhas.

“Entre as novas medidas para que possamos garantir isso está o fato de as cadeiras serem numeradas e os torcedores deverão respeitar, para que tomem assento e possam assistir aos jogos, assim como deve ter os espaços para a higienização, tudo isso para evitar a proliferação da Covid-19”, acrescentou.

Entre as novas ações que deverão ser colocadas em prática para evitar o contágio pelo novo coronavírus, além da liberação de apenas 30% da capacidade dos estádios, estão:

  • Venda de ingressos pela internet ou no modelo drive-thru, preferencialmente;
  • Antes da partida, ser feita a higienização de todos os ambientes com solução de água sanitária;
  • Quando os portões estiverem abertos, a aferição da temperatura dos torcedores com termômetro de infravermelho (os responsáveis deverão utilizar máscaras, protetores faciais de uso individual, aventais descartáveis e luvas);
  • Uso obrigatório de máscara na área interna do estádio;
  • Assentos demarcados, ficando um disponível ao público e dois vazios, em degraus alternados;
  • Alimentos comercializados na área interna deverão ser embalados e em todos os ambientes deve haver recipientes contendo álcool gel 70% e pias com água, sabonete e papel descartável;
  • A presença de vendedores ambulantes no anel viário do estádio não será permitida, para evitar aglomeração.

O coronel Alexandre Mascarenhas conduziu a reunião ressaltando a necessidade de manter os protocolos de saúde aos agentes de segurança pública que trabalharão nos dias de jogos, assim como já ocorre nas partidas sem a presença do público.

“O que pontuamos que seja incluído na minuta que será enviada à CBF é que todos os agentes de segurança pública envolvidos no evento possam, além de responder ao questionário epidemiológico e ter a temperatura verificada, serem testados, para assim garantir também a proteção das pessoas que irão se dirigir até o estádio e dos demais agentes, pois é preciso lembrar que ainda vivemos uma pandemia”, destacou.

Quatro clubes paraenses estão disputando o Campeonato Brasileiro. Além de Remo e Paysandu, na Série C, Bragantino e Independente participam da Série D. As medidas deverão ser adotadas pelas equipes nas partidas em que forem mandantes.

O próximo jogo do Remo será contra o Manaus (AM), no domingo (27/09), a partir das 18h, no Mangueirão, em Belém, valendo pela 8ª rodada da Série C. Esta partida terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Globo Esporte.com, 25/09/2020

2 COMENTÁRIOS

  1. Observando por um prisma prático, a situação dificilmente se resolverá até o primeiro RExPa, por falta de tempo hábil.

    Para os jogos do returno da série C, certamente tudo será providenciado pelos organizadores regionais.

    Caberá aos torcedores cumprir as recomendações do protocolo de segurança apresentado.
    Sabe-se por experiência, que grande parte da população, costuma demonstrar pouco apreço às regras (obrigatórias), muito menos às recomendações (condicionais), simplesmente por pura falta de educação.

    Será complicado o retorno do público aos estádios. Mas é um direito de todos. E aqueles que cumprem as leis e seguem recomendações não devem ser prejudicados.

  2. Sou remo, mas prefiro continuar pagando meu sócio e ficar em casa pelo DAZN. Cantar de máscara no estádio? Paciência.
    Alfere a temperatura e deixa entrar.

Comments are closed.