Giovanni
Giovanni

O paraense Giovanni, o “Messias”, como é conhecido pela torcida do Santos (SP), revelou uma negociação que teve com o Remo para encerrar a carreira pelo clube.

O ex-camisa 10 do Barcelona (Espanha) visita Belém sempre que pode, já que possui negócios na capital paraense e tinha o desejo de encerrar a carreira em um dos clube do Estado. Segundo ele, a negociação não avançou. Entre os motivos, pesou a cobrança que a torcida exerce.

“Recebi uma proposta do Remo em 2007, mas não avançou muito. Tinha essa preocupação em jogar em Belém, mas o torcedor muitas vezes cobra demais. Já não estava jovem e sabia que essa cobrança seria muito mais forte, por isso não avançou”, disse.

Revelado pela Tuna, Giovanni ainda acompanha as equipes do Pará, mesmo de longe. Ele lamentou a situação da Lusa de estar fora da elite do futebol paraense e deixou um recado aos dirigentes paraenses sobre a importância de dar valor as categorias de base.

“Falta investimento. A base é onde estão os diamantes. A fórmula de um grande clube é revelar jogadores, é a base. Caso não tenha essa base forte, consequentemente você terá um time com muitas importações. A Tuna sempre alimentou Remo e Paysandu, na época em que jogava, eram 7, 8 jogadores da terra, com 4 ou 5 de fora”, lembrou.

“Em 1993, fiz parte do Remo que ficou entre os 8 melhores do Brasil. Hoje observamos Remo e Paysandu atualmente com 80% a 85% de atletas de fora. A fórmula de um sucesso de um clube está na base”, frisou.

Natural de Abaetetuba, Giovanni começou a carreira na Tuna em 1992 e atuou também por Remo e Paysandu. Em seguida, foi negociado com o São Carlense (SP), chegou ao Santos (SP) para vestir a camisa 10 de Pelé e, de lá, ganhou o mundo.

Atuando em alto nível no Barcelona (Espanha) com Ronaldo “Fenômeno”, conquistou 7 títulos com o clube catalão e chegou à Seleção Brasileira, onde disputou a Copa do Mundo de 1998.

Ídolo no Olympiacos (Grécia) e com passagem pelo futebol da Arábia Saudita, Giovanni retornou ao Santos (SP) em 2006 e encerrou da carreira em 2010, pelo time da Vila Belmiro. Com a camisa santista, levantou as taças do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

O Liberal.com, 27/10/2020

20 COMENTÁRIOS

  1. Foi uma época de ouro do Remo, o time do Remo de 1993, que brilhou no brasileiro da série A, tinha na maioria jogadores da região, inclusive Giovanni. O Remo 5×2 Portuguesa foi um dos jogos inesquecíveis nessa minha vida que presenciei em campo, inclusive com o craque Denner jogando pelos paulistas, mas o time do Remo era muito forte e valente.

    O timaço de 1993 basicamente era:

    Luis Carlos;
    Júnior, Belterra, Mário César e Guilherme;
    Agnaldo, Biro-Biro e Giovanni (*);
    Mauricinho, Ageu e Tarcísio.

    (*) O craque Alex Dias, recém saído da base do Remo, era reserva do Giovanni.

    Clube do Remo paixão de minha família!

    • Giovani era reserva. O titular era Edson Boaro. Lateral direita, era Marcelo Paraíba. Alex Dias apareceu depois. Eu cheguei a jogar sandálias no Giovani. Realmente era um craque. Mas no futebol brigado do Pará, ele era muito lento. Aprendeu a jogar no Santos SP.

      • Verdade mano Macloud, o Marcelo e o Edson Boaro eram titulares. A torcida pegava pesado com o Giovanni porque era meio molangó, mas quando queria jogava muito. O garoto Alex Dias no lugar do Giovanni nesse jogo contra a Portuguesa. O plantel era bem qualificado, o time jogava muito e com muita raça.

  2. Disse tudo quando se referiu a base ou seja cadê a valorização dessa molecada de ouro,quanto dinheiro o Remo gasta indo buscar reforços inferiores aos moleques que tem banco de reservas(da base) e não são aproveitados e finalmente o Bonamigo está fazendo isso e ainda digo que além de Hélio Borges e Walace Tem o pingo e mais uns dois que não tiveram chance ainda de mostrar seus talentos e vontade…diretoria vamos exigir dos futuros treinadores que façam uso dos garotos com mais constância..

    • Exato Michel.

      O Pingo já devia estar entrado no time, gostaria de o ver jogando como volante ao lado do Lucas Siqueira.

      Mas também tem os garotos Lucas (goleiro), Ronald, Warlen, Rafael e David Lima.

  3. Giovani, tive a honra de jogar com ele no São domingos Esporte Clube no Bairro do jurunas. Nosso técnico era o Galo( em memória). Ali ele já dava seu dribles suaves e inteligente. Valeu amigão vc merece tudo isso e muito mais em sua vida.
    #giovaniumlutador.

  4. Quer dizer que esse puto jogou no Santos até o ano de 2010, sem medo de cobranças, mas ficou com medinho de jogar no Remo em 2007 por causa das cobranças? Eu sempre falo que a torcida do Remo é nojenta e teleguiada e mais atrapalha do que ajuda.

  5. O Giovani foi o craque mais esquisito que vi jogar. O Arthur quando voltou em 2004 só recebeu aplausos, mesmo com a condição física bem abaixo do restante do time. Não lembro da torcida pegando no pé dele. O Giovani achou que a gente ia ficar pegando no pé dele porque? Com certeza iria nos ajudar a fugir do rebaixamento em 2007. Acho que talvez ele não quis sujar o curriculum dele com uma possível queda.

    Enquanto isso, jogamos com Welber, Andrezinho, Jorge Mutt, Elvis…

  6. Estava no mangueirao nesse inesquecivel jogo REMO 5 x 2 PORTUGUESA,com Denner e Mauricio no ataque internizando a zaga do Remo.Geovani saiu vaidado no intervalo nem voltou para o 2tempo,agora imaginem sera que o time do Leao era bom nessa epoca.

  7. Nossa, só pedra aqui, vocês lembram de muitas coisas e detalhes, Parabéns!. Eu só lembro de alguns resultados e o nomes, Edson Boaro eu nem lembrava mais, não assistia jogos, só acompanhava pelo rádio, era uma adolescente, estava começando a me.interessar por futebol, mas na época tinham outras concorrências, rs. Agora uma dúvida, o Alex não veio do Goiás? Ou qual jogador veio do Goiás e vingou. Eu lembro que o Balão era da base e depois atravessou. Mas sempre achei que o Alex fosse goiano. No caso lembrei do Balão porque ele me lembrava o Alex.

  8. KKK tinha 20anos naquela epoca Gilmessi 77 o Balao nao jogava ainda, os gols foram marcados ARGEU 3 vzs GUILHERME 1 e TARCISIO 1 que tempo bom so vi jogao o PALMEIRAS PARMALAT com Edmundo e Evair no mesmo ano.

  9. Alex Dias é do Mato Grosso, veio para a base do Remo com 19 anos, mas em 1993 já se destacava no profissional porque era craque. Foi artilheiro do parazão 1994, onde na final fez dois golaços na mucura fedorenta, o primeiro um chute no ângulo e o segundo cobrindo o goleiro mucurento quase do meio do campo, humilhou. Final Remo 2×0 mucura freguesa, foi mais um jogo do tabu 33.

    Alex Dias de menino muito pobre, teve cabeça no momento de fama (Remo, Boavista Portugal, PSG, Saint-Etiénne, São Paulo, Cruzeiro, Vasco, Flu, etc) e soube poupar o seu dinheiro, ele se tornou empresário do ramo de construção civil.

    Muito obrigado Alex Dias pelos momentos de alegria que nos deu honrado o manto sagrado do querido Clube do Remo.

    • Dos gols eu lembro, passou no fantástico, eu espera pra ver esses gols no domingo. Hj em.dia mal acaba o jogo e já temos os melhores momentos…

  10. Com todos respeito ao Giovanni (se tornou um ótimo jogador), mas ele me deu muita raiva, lento demais… alguém disse que jogou uma sandália nele – certa vez vi um senhor jogar um rádio Motorola de pilha nele.
    Ele é mucura doente, aliás toda a Família do Giovanni.

  11. Esse Google é phoda!! Ajuda muito… Rs! Não lembro nem o que comi no almoço, imagina essa riqueza de detalhes de 27 anos atrás! Kkkkk eu tinha 13 anos e dependia dos outros pra me levarem ao estádio, então, só lembro do meu presente… um radinho à pilha da Philips que me transmitia altas emoções!

    • KKKK, muito boa essa José Jr.

      Mas os momentos inesquecíveis comumente ficam gravados na nossa memória como um filme, por exemplo, jogo Cruzeiro 1 x 5 Remo pelo brasileiro da série A 1994, com 4 gols do Helinho e 1 do Cuca (atual treinador do Santos). A Internet ajuda no detalhe (ex: escalações).

      • Sem dúvida esse jogo marcou. Mas não lembrava por exemplo, que o Cuca tinha feito 1 gol e lembro bem que um dos gols do Helinho foi o gol do Fantástico! Saudades dessa época!
        Saudações Garra Azul!!

Comments are closed.