Mangueirão
Mangueirão

A Federação Paraense de Futebol decidiu suspender o Parazão 2020 por 15 dias, em decorrência do surto do novo coronavírus no país. A decisão foi tomada após uma reunião na sede da FPF nesta segunda-feira (16/03), que contou com dirigentes de clubes e da entidade.

A sequência do Parazão estava em dúvida. Apesar de não ter nenhum caso confirmado do novo coronavírus no Pará, o governador Hélder Barbalho emitiu um decreto na tarde desta segunda-feira (16/03) que, entre outras medidas, restringiu inicialmente por 15 dias os eventos públicos não essenciais, além de proibir eventos e reuniões públicas ou privadas com público acima de 500 pessoas.

“Estivemos reunidos e chegamos a um denominador comum: vamos suspender o campeonato. Vamos cumprir a determinação do governador. Vamos aguardar esses 15 dias e, se houver necessidade, vamos suspender por mais 15 dias”, confirmou o presidente da FPF, Adélcio Torres.

Com 8 rodadas disputadas, o Campeonato Paraense paralisou com o Paysandu na liderança, com 19 pontos, sendo o único clube garantido matematicamente na semifinal. O Remo é o vice-líder, com 17 pontos, precisando de 1 ponto para assegurar matematicamente a sua classificação. Castanhal (14 pontos) e Paragominas (13) fecham o G4 da competição.

Na zona de rebaixamento, o Carajás está rebaixado, com apenas 2 pontos. O Itupiranga também está na degola, com 8 pontos, a mesma pontuação do Tapajós, mas perdendo no saldo de gols para a equipe santarena.

Nova reunião pode “suspender a suspensão”

Após a determinação pela suspensão do Parazão, o diretor de competições da FPF, Sílvio Saraiva, confirmou uma nova reunião nesta terça-feira (17/03), para definir o futuro do campeonato.

O diretor informou que a entidade receberá os dirigentes dos 10 clubes participantes às 15h, na sede da FPF. Serão analisadas sugestões como jogos com portões fechados ou com limitação para até 500 pessoas, além de antecipação das próximas partidas.

Globo Esporte.com, 16/03/2020