Maurício Bororó e Adélcio Torres
Maurício Bororó e Adélcio Torres

A paralisação dos campeonatos estaduais devido ao novo coronavírus vem sendo discutida pela CBF e Federações. Com o aperto do calendário e sem perspectiva de quando o futebol voltará, alguns cenários poderão ser modificados e o Parazão poderá ser jogado com o Campeonato Brasileiro em andamento.

A CBF trabalha com datas para a disputa das competições nacionais para o mês de julho, no máximo em agosto, incluindo a Copa do Brasil, que já iniciou. Várias fórmulas estão sendo cogitadas pela entidade máxima do futebol brasileiro e tudo indica que iniciaremos o ano de 2021 com algumas competições em andamento, como a série A e B, que são disputadas no formato de pontos corridos. Durante este tempo, os Estaduais seriam disputados com datas no meio da semana.

Jogar competições paralelas seria a saída para a finalização dos campeonatos estaduais. A Federação Paraense de Futebol (FPF) paralisou o Parazão e pretende discutir os rumos do campeonato em breve.

Maurício Bororó, vice-presidente da FPF, comentou o assunto e disse que o momento é de responsabilidade e prudência.

“O que estamos vivendo jamais foi visto antes na história do futebol, tudo que eu falar pode mudar no próximo dia. No momento certo falaremos do Parazão, agora temos que pensar no bem das pessoas. Sabemos da situação dos clubes, mas o momento é outro”, disse o dirigente, que está de quarentena, pois viajou para o Rio de Janeiro (RJ) no último dia 16/03.

Com dificuldades financeiras, Itupiranga, Carajás, Águia e Tapajós liberaram seus atletas e talvez não disputem mais o Parazão. Remo, Paysandu, Castanhal, Paragominas, Independente e Bragantino mantiveram suas equipes. O Governo do Estado adiantou as cotas de patrocínio e também de transmissão para tentar ajudar na crise que os clubes estão passando com a paralisação do futebol.

Das 6 equipes que ainda possuem elenco mantidos, 4 delas terão calendário: Remo e Paysandu disputam a Série C, enquanto Independente e Bragantino jogam a Série D.

De acordo com o promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Nilton Gurjão, o momento seria de mudança, de colocar o calendário futebol brasileiro em conexo com o do restante do mundo, mas acredita na retorno dos Estaduais com uma ordem de cima para baixo da CBF.

“Ninguém conversou sobe o assunto. Não temos uma opinião do Ministério Publico, mas acredito que quanto mais tempo se prolongar, mais difícil será achar uma solução para os Estaduais. A CBF é quem possui o poder e, se vier uma ordem de cima para baixo, as Federações devem acatar. A base é o Direito Desportivo, que envolve o TJD e STJD. A situação deveria caminhar para a mudança do calendário brasileiro se igualar com o europeu, mas já vetaram. Vamos aguardar”, disse Nilton.

O Parazão está paralisado desde o dia 19/03. A competição foi interrompida na 8ª rodada, tendo o Paysandu como líder, com 19 pontos, seguido do Remo, com 17, Castanhal com 14 e Paragominas com 13 pontos, que formam o G4. De acordo com o regulamento, faltariam 6 datas para o encerramento do campeonato.

O Liberal.com, 26/03/2020