Águia 0x1 Remo (Warley)
Águia 0x1 Remo (Warley)

A possível antecipação do início do Campeonato Paraense ainda está sendo estudada pela Federação Paraense de Futebol, mas uma decisão só será tomada tendo como base as tabelas das Séries C e D do Brasileirão. Ambas, porém, ainda não foram divulgadas de maneira oficial pela CBF, apenas as datas-base.

Paulo Romano, vice-presidente da FPF, não descartou antecipar em até uma semana a retomada do Parazão 2020, ou seja, de 01/08 para 25/07 (e não 22/07, como sugeriu o Paysandu), mas prezou pela cautela.

“Vamos manter o que foi acordado e aguardar a tabela das Séries C e D”, afirmou o dirigente da FPF.

No último encontro do Congresso Técnico, formado por representantes dos 10 clubes do Parazão, foi acordado que a tabela poderia ser revista caso haja conflito com datas do Campeonato Brasileiro. Bragantino e Independente jogarão a Série D, que só começa em setembro e não ficará sobreposta aos jogos restantes do Estadual.

Por outro lado, Remo e Paysandu terão problemas na Série C. Marcada para iniciar em 09/08, pode haver conflito de datas com a segunda fase do Campeonato Paraense ou, mesmo que não tenha jogos sobrepostos, fará Remo e Paysandu terem que disputar duas partidas por semana, inchando o calendário dos clubes.

Na visão do presidente bicolor, isso dará desvantagem aos times do Pará perante os demais adversários do Grupo A da Série C.

“A Federação Pernambucana acaba de confirmar retorno para 14/07 e finalizará a campeonato antes da Série C. Agora, o Santa Cruz (PE) se junta aos clubes que estão se protegendo à maratona de jogos de agosto, antecipando-se para disputar em alto nível a Série C. O Campeonato Amazonense já está encerado, Manaus (AM) está livre. O Campeonato Cearense, por um triz para voltar em julho, Ferroviário (CE) livre”, enumerou Ricardo Gluck Paul.

“Não tenham dúvidas de quem se ajustar antes sairá na frente na Série C e, quem disputar duas competições em paralelo, terá prejuízos”, argumentou.

Por outro lado, a antecipação do Campeonato Paraense pode prejudicar os jogadores dos clubes do interior. Muitos deles retomaram os treinos presenciais nesta semana e outros, como Águia de Marabá, Independente e Carajás, só farão isso na semana que vem.

Vale ressaltar que o protocolo elaborado pela Federação e aprovado pelo Governo do Pará no dia 26/06 previa o prazo de 7 semanas de entre a autorização das gestões Estadual e Municipais e a retomada efetiva do Campeonato Paraense. Nessa conta, o torneio deveria recomeçar a ser disputado somente em 15/08.

Destas 7 semanas, o documento reservava 2 para a organização dos elencos e adequação dos clubes às normas de segurança. As outras 5 semanas eram para treinamentos, o que já não será cumprido mesmo com a retomada atual, marcada para 01/08.

Globo Esporte.com, 10/07/2020

1 COMENTÁRIO

  1. O Remo deve brigar pela para que o campeonato paraense seja antecipado para até antes do dia 22 de julho. Se não ficará no prejuízo, em termos de preparação, em relação aos demais times da série C que já estão iniciando seus campeonatos

Comments are closed.