Remo 3×1 Paysandu (Augusto)
Remo 3×1 Paysandu (Augusto)

A tabela do Campeonato Paraense 2021 está definida! No dia 27/02, o Paysandu abre a competição recebendo o Gavião Kyikatejê, às 16h, provavelmente, na Curuzu.

No dia seguinte, 5 jogos fecham a primeira rodada. Às 09h30, no Souza, a Tuna recebe o Carajás. Pela parte da tarde, às 16h, o Castanhal recebe o Paragominas, Independente enfrenta o Bragantino, Águia joga com o Tapajós, enquanto Remo e Itupiranga encerram a rodada.

O primeiro clássico Re-Pa está marcado para o dia 21/03, pela 4ª rodada. Às 17h, Paysandu e Remo vão se encontrar pela primeira vez na “temporada” 2021.

Na 6ª rodada, no dia 27/03, Tuna e Remo voltam a duelar pelo Campeonato Paraense. A partida está marcada para às 15h30, provavelmente no Souza.

No dia 14/04, Remo e Paysandu voltam a se enfrentar, às 19h, pela 10ª rodada. Quatro dias depois, é a vez de Remo e Tuna jogarem pela 11ª rodada, às 16h, no Baenão.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, não houve rebaixamento na edição 2020 do torneio. Dessa forma, 10 equipes seguiram na competição esperando os finalistas da “Segundinha” 2020: a campeã Tuna e o vice Gavião Kyikatejê. Assim, 12 clubes disputarão a competição em 2021.

Na 1ª fase, o formato de disputa segue o mesmo, agora com 2 grupos com 6 clubes em duelos de grupo contra o outro. No Grupo A1 estão Paysandu, Tuna, Castanhal, Bragantino, Itupiranga e Tapajós.

O Remo está no Grupo A2 e terá a companhia de Gavião Kyikatejê, Carajás, Paragominas, Independente e Águia. Ao final da fase classificatória, a equipe que estiver na última colocação de cada grupo será rebaixada para a “Segundinha” de 2022.

A grande novidade da edição 2021 do Parazão é a fase de quartas-de-finais. Em jogo único, os 4 primeiros colocados de cada grupo vão se enfrentar dentro da mesma chave no seguinte formato: 1º × 4º e 2º × 3º. Estes jogos estão previsto para os dias 24 e 25/04.

A partir da fase semifinal, os jogos serão de ida de volta, previstos para os dias 02/05 e 09/05. A grande final da competição deverá acontecer nos dias 16/05 e 23/05. Nestas duas fases, em caso de igualdade na soma dos placares (jogo de 180 minutos), a decisão do vencedor será via disputa de pênaltis.

O regulamento da competição permite aos 12 clubes participantes do Parazão 2021 inscreverem até 50 atletas, sendo que o prazo final para a publicação do registro de novos atletas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF é 20/04, último dia antes do início da 12ª rodada.

Além disso, um atleta só poderá trocar de clube durante a competição caso ele tenha atuado em até 3 partidas pelo clube ao qual iniciou a competição.

De acordo com o regimento do Parazão 2021, os jogos que tiverem Remo ou Paysandu envolvidos, só poderão ser jogados em estádios com capacidade mínima para 5 mil pessoas, apesar da competição adotar a proibição dos torcedores nos estádios, ainda por conta da pandemia do novo coronavírus.

Roma News, 29/12/2020

2 COMENTÁRIOS

  1. Espero ver o Remo jogando em outros estádios quando “fora de casa”. Os últimos estaduais praticamente 100% dos jogos foram em Belém. Isso acaba facilitando bastante a vida dos titãs do estado na competição, mas não os prepara para está situação, e estamos vendo todos os anos o Remo se atrapalhar na Copa do Brasil, justamente fora dos seus domínios.
    Essa facilidade acaba nos prejudicando em termos de competitividade nacional.

  2. O Campeonato Paraense 2021 deverá ser uma grande competição. A dúvida persistente é sobre a presença do público nos estádios. Se e, quando? Será autorizada.

    Quanto ao formato e o regulamento do Parazão 2021, tudo indica que houve melhorias.

    Com 12 participantes, apresenta-se no tamanho ideal. Com 10, já não contemplava os anseios de muitos que estavam excluídos.

    A primeira fase, com os dois grupos de 6 se enfrentando, é o modelo ideal. Garante, pelo menos, os 2 RExPA de costume.

    Tendo como novidade, o retorno do também clássico, RExTU em duas oportunidades.

    Com a criação da fase de quartas-de-finais, em jogo único, poderá ocorrer outro clássico, PAxTU pelo grupo A1.

    As partidas das semifinais, reunirão, 1°A1 x 2°A2 e, 2°A1 x 1°A2, em ida e volta. Podendo ocorrer outros clássicos, RExPA ou RExTU, dependendo das quartas-de-finais.

    Nas finais, tudo pode acontecer, inclusive nada.

    Também ficará interessante o descenso. Com o último colocado de cada grupo da 1ª Fase, descendo para a Segundinha. Assim, permanecerão 12 Clubes no Parazão 2022 (Série A1).

    Está faltando somente resolver a difícil situação da 2ª Divisão (Série A2).

    É complicado manter o formato de 2020, quando foram 20 Clubes participantes, para apenas 2 vagas de ascenso.

    Parece iminente o desmembramento, é a necessidade da hora.

    Criando as Séries A2 e A3. Com o máximo de 12 Clubes em cada uma delas.
    Com 2 ou 3 Times subindo e, 2 ou 3 Times descendo de série, no ano seguinte.

    As novas séries dariam um novo ar de esperança e competitividade às Cidades Paraenses, que almejam ver seus Clubes e, seus Nomes, em destaque nas mídias esportivas, locais e nacionais.

    O impeditivo à criação das Séries A2 e A3 é o arranjo financeiro.

    Têm-se que encontrar alternativas que viabilizem as competições. Possivelmente, o comprometimento das próprias Administrações Municipais interessadas.

Comments are closed.