PSC 1x1 Remo (Laílson)
PSC 1x1 Remo (Laílson)

A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda se mostra contrária à volta do Parazão 2020. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, se reuniu, na última terça-feira (28/04), por videoconferência, com os presidentes das Federações para debater o calendário, o retorno gradativo aos treinos e a volta das competições durante a pandemia do coronavírus.

Segundo nota divulgada nesta quarta-feira (29/04), a FPF disse que informou aos participantes da reunião que, no âmbito do futebol paraense, não é favorável à volta do Estadual até que a prática esteja liberada pelas autoridades governamentais e de saúde.

Um decreto do Governo do Pará de 16/03 deixou suspensa “a realização de eventos, reuniões, manifestações, carreatas e/ou passeios, de caráter público ou privado e de qualquer espécie, com audiência maior ou igual a 10 pessoas”. Desde então, o Parazão está paralisado.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) nesta quarta-feira (29/04), 150 pessoas já morreram no Pará vítimas da Covid-19, com 2.422 pacientes estão contaminados pelo vírus.

Na reunião, a CBF pediu às Federações que evitem falar sobre datas de previsão para o retorno do futebol no Brasil, para não gerar conflito ou criar expectativas. A entidade trabalha com dois cenários: um mais otimista, com os Estaduais retornando até metade de junho. O pessimista, para julho ou agosto. Porém, em duas reuniões, a primeira com clubes e a outra com as Federações, partiu da CBF sugerir a data de 17/05.

Confira, abaixo, a íntegra da nota da FPF:

A Federação Paraense de Futebol – FPF/PA, através de seu presidente e em decorrência da videoconferência realizada ontem (terça-feira) envolvendo a CBF e os presidentes de Federações sobre o retorno dos campeonatos estaduais, vem esclarecer que durante o evento, informou aos participantes que no âmbito do futebol paraense, enquanto não estiverem liberadas pelas autoridades governamentais e de saúde as condições necessárias à prática do futebol, não é favorável ao retorno das competições.

Outrossim, cumpre informar que não ficou definido pela CBF nenhum período destinado à conclusão dos campeonatos regionais.

Globo Esporte.com, 29/04/2020