Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Os atropelos financeiros oriundos do período de pandemia são entraves para os clubes de futebol. Sem o apelo significativo da torcida, que se restringe a um auxílio online com a comercialização de ingressos virtuais, que vem tendo um retorno abaixo do esperado, Remo e Paysandu se veem órfãos, sem a principal fonte de receita, que é a bilheteria.

De quebra, a proibição de público nos estádios acaba afetando os programas de sócios-torcedores dos clubes, outro meio captação de recursos.

O cenário tenebroso, no entanto, pode mudar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou um processo para o retorno das torcidas aos jogos do Campeonato Brasileiro.

Um documento foi encaminhado pela entidade ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicitando um estudo sobre a presença de torcedores em estádios. Se o processo avançar, é possível que o público volte aos estádios no mês de outubro, com 30% da capacidade das praças esportivas e sem a presença de torcidas visitantes.

A ideia é compartilhada pelos presidentes do Remo e do Paysandu.

Pelo lado azulino, Fábio Bentes citou, em uma publicação em sua conta no Instagram, que várias coisas já voltaram ao “normal” e reabriram, mesmo sendo ambientes fechados. Bentes também defendeu que um jogo de futebol gera receita para muitas famílias.

“Na minha opinião, já poderíamos ter público em estádio de forma controlada e com protocolos de segurança. Já abriram bares, cinemas e praias. Estádios são ambientes abertos e que, por jogo, geram renda para mais de 600 famílias”, declarou.

O bicolor Ricardo Gluck Paul também manifestou opinião favorável ao retorno controlado de torcedores. Para defender seu argumento, Ricardo faz a seguinte consideração.

“Respeito bastante as diretrizes do Ministério da Saúde e aí foi criado o ’embandeiramento’ do Estado, onde se observa a situação epidemiológica. Hoje o que temos de notícia é que Belém se encaminha para o ‘verde’, existindo a flexibilização da prefeitura com relação a bares e restaurantes”, disse.

“Tenho total consciência em relação a essa pandemia, o Paysandu contribuiu muito. Sou a favor das informações da ciência e se hoje existe a possibilidade da flexibilização, então quem fala é a ciência e não eu. Dentro dessa situação em que Estado e Prefeitura reconhecem a situação de controle ou amenização da velocidade de transmissão do vírus, portanto, flexibilizar o futebol também pode ser nesse sentido”, disse.

O próximo jogo do Remo será contra o Botafogo (PB), no domingo (20/09), a partir das 18h, no Mangueirão, em Belém, valendo pela 7ª rodada da Série C. Esta partida terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

O Liberal.com, 18/09/2020

16 COMENTÁRIOS

  1. Fábio Bentes.kd as contratações .contrate jogador q esteja jogando não jogador parador.o remo e grande e tem tradição.contrate jogador do paulistão.jogadores novos .e bons.a eu nessa presidência.

    • Ia ter que encarar 1,5 milhões em dividas, sem bilheteria. Falar assim é fácil mas o cara conseguiu reduzir nossa dívida em 80% no mínimo, infelizmente as coisas não são como nos queremos

  2. Do ponto de vista cientifico podemos dizer que Realmente os dirigentes de Leão e PSC tem direito a reabertura dos Estádios para 30% da capacidade, no caso do Baenão seriam 5.000 torcedores, no Estado do Pará no dia 13 de setembro não foi registrado óbito, e na área Metropolitana de Belém muitos dias que não tem óbitos e já foram desativados quase a metade dos leitos de UTI adulto para a covid-19, e dos 360 leitos ainda disponíveis a taxa de ocupação está abaixo de 60%, conclusão: está na hora de permiti 5.000 bilhetes para jogos no Baenão para a torcida fora do Grupo de risco com máscara que não atrapalhe a respiração, a manifestação da Fenômeno Azul pode ser com palmas, com silêncio e com tambor. Como os óbitos são poucos e em sua grande maioria são do grupo de risco e hoje aproximadamente 75% da População da área Metropolitana de Belém já tivera contato com o vírus o que significa que já foi atingida a imunidade de rebanho ou está muito próximo desta imunidade. Belém deve ser a primeira Capital Brasileira que terá seus estádios liberado para o Público antes da chegada da vacina.

  3. Que isso seja feito com muito critério e obedecendo os procedimentos de segurança para não ter risco de contaminação, pois tem muito torcedor imprudente e com a emoção acima da razão ele atropela tudo.

    Se liberada capacidade de cerca de 10 mil torcedores no Mangueirão, os ingressos dos jogos do Remo devem ser acessíveis ao torcedor visando uma receita média líquida de 200 mil por cada jogo, algo que ajudaria muito a pagar os compromissos do clube.

    • Segundo informações preliminares, ainda sem confirmação oficial, a ideia inicial da diretoria é restringir o acesso aos jogos (em caso de liberação) apenas para sócios-torcedores.

      • Esta seria uma decisão prudente. Limitaria o acesso ao estádio (no Baenão) e, de quebra, induziria mais torcedores à filiação no programa de Socio Torcedor da NAÇÃOAZUL.
        Por outro lado, uma restrição desse naipe, poderia provocar revolta nos excluídos.
        Sobre as quantidades, imagino que no Mangueirão, cuja capacidade real é de 45.000 pessoas (30 mil é uma exigência dos órgãos de segurança). Poderiam ter facilmente, de 20 a 25 mil torcedores de um só Clube (torcida única). No caso de RExPa, dividiriam metade para cada lado.

    • Isso mesmo Garra Azul. A presença do Fenômeno Azul no Mangueirão seria marcante, como sempre foi.

      Lembrando que, na atualidade, o Remo não deve estar sendo o responsável pelos custos de uso do Mangueirão (Aluguel, FPF, CBF, POLÍCIA, BOMBEIROS, LANCHES, GRADES, RÁDIOS, ….arroz….etc.).

      Diz aí Remo100%, atualmente, QUAIS e QUANTO são as despesas do LEÃO AZUL nos jogos em Belém?

      Na normalidade, pagando as despesas do jogo, para conseguir uma receita líquida de R$200.000,00 seria necessária uma arrecadação bruta de, pelo menos, R$400.000,00. (Arquibancadas; 12.000x$30,00) + (Meias; 2.000x$15,00) + (Cadeiras; 200x$50,00). Em resumo, arredondando, ~15.000 Remistas. SÓ O FENÔMENO AZUL.

  4. Presidente se vc quiser subir pra série b.faça isso.contrate 5 jogadores melhor q o Eduardo ramos.2atacantes rápido.1 centroavante.bom.1meia de ligação.1lateral direito.e mande embora mas 3 jogadores.robinho.gelson.e mas esse lateral direito q só vive batido.o remo e grande.tem tradição.so assim vc sob pra série b.o remo põe 35 mil pessoas no estádio.eu sei q vc vai gasta mas o remo vai tá na série b.

  5. Todo ano o remo e a mesma coisa.sai presidente entra presidente .e não sab contrata jogador.manda esses executivo do remo estudares mas com o Artur.e cada executivo ruim q eu vou ti contar.

  6. Esses executivo q venho di fora e só pra ganha dinheiro. nosso e não conhecer nada.põe o artu como executivo do remo eu quero é ver da uma oportunidade pra ele eu duvido q ele não vai ageitar o remo.o artur tem sangue remista.manda esses executivo tudo ruim embora só vem pra cá ganha nosso dinheiro.acorda presidente.senao todo ano agente vai fica nessa vida o tempo todo…

  7. Mas a burrice toma conta de vcs todo ano.todo ano e 40 jogadores contratado.e 5 no máximo presta.bota o artu como executivo do remo.ele conhecer de futebol.

  8. O presidente Fábio Bentes poderia ser mais pró-ativo e, formalizar à CBF uma proposta de liberação do público nos estádios. Embasando o documento com todas as informações favoráveis da cidade, referentes à epidemia. Belém, sem dúvida alguma, tem condições para ser a primeira do Brasil. O FENÔMENO AZUL daria o espetáculo.

  9. Não existe moderação para torcerdor, principalmente para o fenômeno que lota mesmo o baenão. Que venha logo essa vacina, e possamos ainda ver esse ano o Remo conquista o acesso nas arquibancadas!

  10. Realmente as críticas precisam ser feitas com a intenção de ver melhorar o desempenho,acho um tremendo erro jogador ser contratado por indicação de técnico,todos sabem que técnico não dura no mesmo clube no Brasil então o técnico aponta sua necessidades como por exemplo a necessidade de um lateral esquerdo ofensivo ou mais defensivo ou quer um volante mais forte na marcação ou com características mais ofensivas o que não pode é o técnico dizer que quer o Zé Carlos por exemplo ou o fulano de tal e o clube contratar pois se trata de negócio suspeito,como vamos saber se tal jogador não pertence a um empresário ligado ao técnico a máfia no futebol é grande e outro detalhe se o técnico for demitido vai embora e deixa a bomba para o clube e também acho suspeito até o dirigente responsável pela contratação e porque não colocar um cara como o Agnaldo (seu boneco)para fazer esse trabalho ou outro ex atleta azulina e não um cara desconhecido que faz contratações tão ruins como foram feitas.

  11. O retorno aos estádios, em Belém, já é viável, mas com a devida segurança. Deveriam liberar 30% da capacidade do estádio, colocar lavatórios com sabão em pontos de acesso e definir a obrigatoriedade de uso de máscaras.
    Quanto à contratação de jogadores, não adianta contratar cinco sem preparo físico e sem habilidade. Contratem dois com grande preparo físico e habilidade pelo valor dos cinco para ocupar posições em que o time está mais carente, pois as vitórias e o acesso à série B estará garantido e o retorno financeiro será obviamente alcançado.

Comments are closed.