PSC 1x1 Remo (Rafael Jansen)
PSC 1x1 Remo (Rafael Jansen)

Após mais de 3 meses de paralisação, diversos pontos de vista e divergências, o Campeonato Paraense 2020 está próximo de ter o seu destino sacramentado. A competição foi paralisada em meados de março, faltando disputar ainda 2 rodadas da fase classificatória, além das semifinais e finais.

A próxima reunião da Federação Paraense de Futebol (FPF) tende a ter um tom mais pacífico entre os envolvidos. O encontro presencial do Conselho Técnico está marcado para a próxima quinta-feira (02/06). Nas duas reuniões anteriores, os clubes divergiram. O Paysandu, que lidera a competição, queria ser declarado campeão com a conclusão imediata do campeonato, mas o Remo discordou. Para a aprovação de qualquer alteração no regulamento com a competição em andamento, é necessária a unanimidade entre os clubes participantes.

Também há pontos de convergências, como a aceitação do não rebaixamento. No momento, a única equipe matematicamente rebaixada é o Carajás. Esse acordo considera o acréscimo de 2 clubes em 2021, oriundos da Segunda Divisão, disputada no segundo semestre. O próximo Parazão seria disputado então por 12 clubes.

Outro proposta, observada com bons olhos pelos clubes, é a inscrição de mais 15 atletas. A proposta vai beneficiar os clubes do interior, que já desmontaram seus elencos, alguns totalmente., por conta da pandemia.

Anteriormente, a maior divergência era com relação ao calendário. No entanto, o fato foi amenizado com a perspectiva de que é viável realizar jogos no mês de agosto com um detalhe primordial.

“Seria com sede única, todos vão aceitar que seja em Belém. Não terá público, então é a melhor alternativa”, disse o representante do Bragantino, Cláudio Braga.

É possível que o campeonato seja concluído em 5 datas, se os clubes concordarem em eliminar uma das partidas das semifinais, transformando a disputa em jogo único.

O Parazão também vai se adequar à nova regra criada pela Fifa, válida somente para esta temporada, que permite até 5 substituições por partida.

O Liberal.com, 29/06/2020

1 COMENTÁRIO

  1. Tem que continuar e se tiver jogos so no mamgueirao .seria com pupblico limitado ja para as rodadas finais de classificação. Se desse resultado positivo segueriase para as outras fases restantes.onde cada clube teria uma quantia de ingressos para vender

Comments are closed.