Santa Cruz-PE 2x0 Remo (Nininho)
Santa Cruz-PE 2x0 Remo (Nininho)

Com o sucesso financeiro na Copa do Nordeste e o fiasco na Copa Verde, é natural que haja anseio de Remo e Paysandu em entrar na competição nordestina e divergência entre clubes da região sobre essa possibilidade, apesar do sucesso de público dos rivais paraenses.

Um aceno do presidente do Santa Cruz (PE), Constantino Júnior, trouxe o assunto volta. O mandatário pernambucano defende a inclusão não só da dupla Re-Pa, mas também do Manaus (AM).

Uma composição interessante, para atender a todos, seria a volta da Copa Norte (ou Copa da Amazônia) e o cruzamento do campeão e vice com os primeiros da Copa do Nordeste, em quadrangular, com 6 jogos para cada, em ida e volta. Esse cruzamento seria a nova Copa Verde, com suas ações ambientais. Campeão e vice ganhariam acesso às oitavas da Copa do Brasil do ano seguinte.

A proposta seria irrecusável para os nordestinos porque manteria a Copa do Nordeste sem alteração. Apenas daria mais rendimentos na Copa Verde e possibilidade de mais uma vaga para a região na Copa do Brasil. Para os nortistas (campeão e vice), a certeza de alto faturamento no quadrangular da Copa Verde. Se a ideia é ou não é interessante, cabe aos clubes avaliar e levá-la adiante ou sepultá-la.

Obviamente, a proposição seria para 2021, já que este ano já nos daremos por felizes com a confirmação da Copa Verde, mesmo pouca atrativa, no calendário apertado. A CBF já disse que a competição está viva.

Eleição

Faltando 5 meses para a eleição presidencial do Remo, as candidaturas vão se formalizando. O primeiro nome anunciado é de Marco Antônio “Magnata”, que já tem bloco formado e deve disputar o pleito com Fábio Bentes, se o atual presidente decidir tentar a reeleição.

Como o futebol tem absoluta influência nas urnas, é provável que as eleições ocorram no calor da disputa do acesso à Serie B. Um risco de o clima eleitoral atrapalhar o futebol, principalmente se o time não estiver bem no campeonato.

Parazão

A tendência é não haver rebaixamento no Parazão de 2020, deixando a edição 2021 com 12 clubes. É provável que haja apenas jogos de ida nas semifinais e decisão do título, mas as 2 rodadas restantes da fase classificatória devem ser mantidas. É o que indicam os últimos entendimentos nos bastidores para as decisões de Conselho Técnico na reunião desta quinta-feira (02/07).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 01/07/2020

8 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente, não sei qual das alternativas seriam mais difíceis para conseguir essa vaga nas oitavas da copa do brasil, se vice campeão desta possível copa Norte/Nordeste ou campeão da copa verde.
    Acho que o presidente do Santa Cruz esta mais interessado em puxar mais uma possibilidade de vaga na copa do Brasil para os clubes do nordeste do que outra coisa.

    • Competições internacionais agora chefe só participando da Serie A ou sendo Campeão da Copa do Brasil. Entendeu???

  2. Idéia mal intencionada.
    O certo seria uma vaga para a sul-americana e outra para a copa do Brasil. Aí sim, ambos ganhariam

    • Conmebol não autoriza mais a participação de clubes que não sejam da Série A (de nenhum país) participarem das competições internacionais organizadas pela entidade. Como na Copa Verde e Copa do Nordeste, quase todos são da Série B, C ou D (ou nem isso) não poderiam oferecer a vaga sob o risco do campeão ser barrado.

      • Competições internacionais agora chefe só participando da Serie A ou sendo Campeão da Copa do Brasil. Entendeu???

      • Fábio Bentes pelo amor de Deus você precisa se candidatar a reeleição sim, não podemos correr o risco de perder tudo que vc e sua diretoria vem fazendo e organizando o clube novamente,só aparece políticos e aproveitadores ou gente despreparada para o cargo e quanto a copa verde ou copa do nordeste tem e precisa participar sim,queremos ver o clube jogando e ganhando seja o torneio que for,acho a ideia do presidente do Santa Cruz muito boa.

  3. O remo tem que se concentrar e conquistar o tri e subir pra série b e deixar a copa verde de lado só gasto

Comments are closed.