Mangueirão
Mangueirão

Nesta terça-feira (26/05) ocorreu a primeira reunião da Comissão de Segurança no Combate à Covid-19, organizada pela Federação Paraense de Futebol. Ainda não foi concluído o protocolo de saúde que será executado durante partidas de futebol no Pará, algo que talvez possa ocorrer no próximo dia 02/06, quando um novo encontro entre os membros, por videoconferência, será realizado.

Entre várias situações levantadas nas mais de 3 horas de conversa, uma delas é a possibilidade do Parazão ser disputado em apenas um estádio.

“Caso volte, uma coisa que foi levantada e foi bem vista por todos, tem a possibilidade de acontecer (os jogos) só em um estádio, o que aumentaria o controle das medidas protetivas para atletas, comissão, árbitros, imprensa, segurança, enfim, todo mundo que faz um jogo. Além disso, a redução de pessoas que participarão dos eventos. Isso foi uma coisa unânime que provavelmente será aplicada”, contou Edilson Andrade, médico do Paysandu que integra a Comissão.

O profissional bicolor reforçou, no entanto, que datas só serão discutidas na presença de representantes do Governo do Estado, Prefeituras e órgãos de saúde. Ainda de acordo com o médico, o posicionamento geral, ao longo da reunião, foi de não se precipitar com relação à retomada das atividades.

“Todo mundo foi bem enfático. Com a relação a data prevista de retorno, não tem como dar alguma previsão, já que a gente depende da situação da pandemia e da autorização dos órgão de saúde do governo, da vigilância epidemiológica e vigilância sanitária”, salientou.

Por outro lado, um assunto em que não houve consenso está relacionado aos custos para a aquisição de testes para Covid-19. Os clubes não pretendem arcar sozinhos com os valores.

“É o ponto principal para iniciar qualquer tipo de atividade. Então, foi posto isso como fundamental para o andamento de qualquer protocolo, sendo que os clubes têm dificuldades para arcar. Esperamos que a Federação contorne essa questão”, resumiu.

Andrade ainda falou sobre a intervenção da CBF na reunião, por meio do médico Jorge Pagura, que é presidente da Comissão de Médicos da CBF e coordenador do protocolo nacional. Ele elencou algumas medidas sugeridas e ressaltou que a realidade local será levada em consideração.

“A reunião foi ótima, foi bem produtiva. Teve uma participação muito importante do Dr. Pagura, que deu várias orientações, já que ele está bastante adiantado sobre o protocolo. Fez um protocolo amplo, válido, que passa pelo Ministério da Saúde e que vai servir de base para a gente, para formar o nosso, com as adaptações à nossa realidade”, comentou.

“Medidas de proteção em todos os ambientes, divisão de áreas dentro do estádio, limitação de pessoas por parte do estádio que estejam transitando”, enumerou.

A expectativa é que, na próxima semana, já se esteja mais próximo de um documento final.

“A gente vai ter uma reunião na semana que vem para dar uma boa adiantada nas coisas e o importante é que, quando voltar, que a gente esteja mais próximo do ideal de preparação de qualquer demanda que apareça”, concluiu.

Globo Esporte.com, 27/05/2020