PSC 2×3 Remo (Lucas Siqueira, Eduardo Ramos, Wallace e Marlon)
PSC 2×3 Remo (Lucas Siqueira, Eduardo Ramos, Wallace e Marlon)

A prioridade para os corredores laterais é um dos grandes achados de Paulo Bonamigo na organização tática que o Remo adota desde sua chegada. Mais do que valorizar os jogadores encarregados das tarefas de beirada do campo, o técnico conseguiu fazer com que jogassem no nível de eficiência que a equipe precisava e que a competição exige.

Os dois lados ganharam força. Passaram a ser observados com atenção pelos adversários e com interesse por outros clubes. Não por acaso, o lateral-direito Ricardo Luz foi sondado pela Ponte Preta (SP) e o ala esquerdo Marlon despertou a atenção do CRB (AL), ambos da Série B.

Méritos a quem tem. Antes de Bonamigo chegar, nenhum setor do time azulino era alvo de maior curiosidade. O Remo jogava para se defender, tomar poucos e gols e atacar quando fosse possível.

Houve gente que chegou a perceber uma singular filosofia de jogo por parte de Mazola. Setores da torcida repeliam as críticas feitas ao técnico pelo sofrimento que o Remo impunha ao seu torcedor a cada rodada.

O teimoso e ultrapassado esquema de duas linhas de marcação, praticado pelo time durante toda a gestão Mazola, foi negado raivosamente pelo próprio técnico, que preferia teorizar sobre uma movimentação de médios que a realidade não mostrava.

Com a limitação de repertório, o Remo parou de pontuar e travou na competição. Com a chegada de Bonamigo, o ataque passou a ser visto como prioridade, sem que a defesa ficasse descoberta.

Bonamigo provou que era possível jogar com a metade dos volantes que Mazola escalava e optou – corretamente – pelos dois melhores e mais dinâmicos: Charles e Lucas Siqueira.

Para que o balanço defensivo não fosse tão impactado, reforçou as laterais, de maneira que Ricardo Luz e Marlon não jogassem isolados e sozinhos.

Para alcançar o ponto de segurança necessário, criou duplas de beirada. Na direita, Ricardo Luz se reveza nas subidas ao ataque com Hélio Borges, atacante de perfil impetuoso e que sabe recompor. Na esquerda, Marlon cresceu com a presença do habilidoso Wallace.

Quando Marlon e Wallace passam da linha de meio-campo, Lucas Siqueira cobre o setor. Se a situação permite, Lucas avança e junta-se ao esforço ofensivo, o que resulta em mais força pelo lado esquerdo do ataque remista.

A estratégia vem funcionando bem. Foi responsável direta pelos gols conquistados contra Manaus (AM), Paysandu e Jacuipense (BA). Não se estabeleceu contra o Ferroviário (CE), que manteve Siloé em cima de Ricardo Luz e Gabriel Cassimiro prendendo a atenção de Marlon no campo de defesa.

Na última partida, contra o Imperatriz (MA), as condições eram mais favoráveis e os dois lados brilharam intensamente. Marlon participou bastante das manobras ofensivas, com assistências em 3 dos 5 gols e intensa presença no campo inimigo. Ricardo Luz e Hélio Borges foram responsáveis pelos outros 2 gols: o segundo, em jogada de Hélio e finalização de Eduardo Ramos; e o quarto, anotado pelo próprio Hélio.

É possível que os times já estejam alertados para o potencial das laterais remistas, mas o sistema deu tão certo que precisa ser mantido e aperfeiçoado, para que propicie a abertura de caminhos rumo ao gol.

O Leão volta a campo neste domingo (01/11), às 18h, para enfrentar o Vila Nova (GO), no estádio OBA, em Goiânia (GO). O jogo é válido pela 13ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 30/10/2020

4 COMENTÁRIOS

  1. Perfeita a análise do Gerson Nogueira.

    O treinador anterior limitava e travava os jogadores com seu esquema covarde e manjado, e má escalação.

    Praticamente com o mesmo plantel o Bonamigo montou um time que joga para vencer, os jogadores estão mais motivados e o time está cada vez mais competitivo.

    O treinador anterior sabotava o Remo. Agora com Bonamigo temos um treinador de verdade e podemos acreditar em reais chances de brigar por acesso.

  2. Qdo o Tcharlles ficou cabisbaixo por não ser liberado para outro clube, afirmei que ele deveria erguer a cabeça e ajudar o Remo a subir prá série B, que assim teria méritos e grande valorização profissional. Tbm afirmei que o Ricardo Luz foi a melhor aquisição que o Remo havia feito nos últimos tempos, pois faz cruzamentos certeiros (como no cruzamento pro Marlon, contra o Imperatriz), ataca com velocidade é bastante combativo na lateral. É claro que ainda estamos no meio do caminho, mas o entrosamento e a eficiência ofensiva da equipe está ficando afinada, o que nos faz crer que o objetivo será atingido. Daí, em seguida, virão os frutos, com contratos melhores e uma carreira de sucessos. Agora é pensar cada jogo como mata-mata, sem temer adversário, jogando de igual pra igual, se fazendo temer explorando os pontos fracos e acumulando vitórias.

  3. Gerson Nogueira é, de longe, o melhor comentarista esportivo que temos no cenário paraense. É técnico e verdadeiro em seus comentários, por isso tem credibilidade e respeito.

Comments are closed.