Eduardo Ramos
Eduardo Ramos

O futebol volta neste fim de semana. Talvez não com a intensidade, força e velocidade de antes. Tende a ficar mais cadenciado, até por força da paralisação de mais de 120 dias.

A preparação fisica e atlética dos elencos foi bastante comprometida durante a quarentena. Para aumentar o desgaste, a etapa decisiva do Estadual será disputada sob um sol inclemente e alta temperatura, situação normal no período do verão.

Em campo, será possível avaliar o quanto o futebol pós-pandemia realmente mudou. Se a qualidade individual prevalecer, mesmo que parcialmente, será melhor para todos. O jogo ficará mais bonito de ver.

Correria desatinada e excesso de força na marcação individual tornaram as partidas feias e previsíveis, quase sem espaço para o drible ou a inventividade. Seria curioso se a tragédia da Covid-19 contribuísse, indiretamente, para a redenção.

No Parazão, os times têm optado por contratar jogadores mais experientes. O Paragominas repatriou Aleilson e o Águia contratou Flamel. O Remo importou Zé Carlos, Lucas Siqueira, Gilberto Alemão e Marlon. O Bragantino foi buscar Ricardo Capanema e renovou com Esquerdinha. Em comum, o fato de que todos estão acima dos 30 anos.

Lá nos rebeldes anos 60 e 70, uma canção recomendava não acreditar em ninguém com mais de 30 anos. Os clubes regionais marcham em sentido contrário. Mesmo o Paysandu, que não dispensou ninguém durante a quarentena, baseia sua força em jogadores trintões, como Gabriel Leite, Micael, Bruno Collaço, apostando em um ataque com Deivid Souza e Nicolas.

Ninguém, porém, foi tão longe quanto o Remo, que abraçou a estratégia de contratar jogadores calejados. Já tinha Vinícius, Mimica, Fredson, Eduardo Ramos, Djalma, Xaves e Douglas Packer, todos com mais de 30. Foi buscar mais 3 – Lucas Siqueira, Zé Carlos, Gilberto Alemão e Marlon.

É um critério que deve ser respeitado e que tem como justificativa a preocupação em enfrentar os obstáculos da Série C e suportar as pressões da torcida. Ao mesmo tempo, revela a crescente dificuldade em adquirir reforços mais jovens, sempre valorizados no mercado.

Eduardo Ramos, por sinal, é uma das poucas certezas na escalação do time para a partida com o Águia, neste domingo (02/08), a partir das 15h30, no Baenão. Capaz de fazer a transição e organizar o meio-campo, o camisa 10 pode ser um atacante a mais, dependendo do posicionamento de Zé Carlos, outro cotado para entrar jogando.

Blog do Gerson Nogueira, 02/08/2020

4 COMENTÁRIOS

  1. Remo 4X2 Águia O Leão está classificado para a semifinal. O Vinicius é realmente fantástico apesar dos dois gols do Águia. No balanço poemos afirmar que Vínicius é fora de série, poderia ter sido Leão 5X0, porém o Águia jogou com muita garra pois precisava da vitória, o Leão foi melhor. Parabéns ao Mazola ele soube explorar as substituições. O Mazola Já tinha na cabeça que deveria começar com Zé Carlos para efetuar a mudança no segundo tempo, poderia ter sido ao contrário porém o mais lógico é começar com o Zé e o segundo tempo com outro atacante, eu diria que o Leão tem 15 titulares sendo que Vinicius e Eduardo Ramos só podem ser substituídos por contusões ou por muito cansaço. O Leão caminha firme para ser tri campeão Paraense. Nós não duvidamos que o Fenômeno Azul ficara entre as 10 maiores torcidas virtual do Brasil, eu fiquei impressionado com os Tótens em campo eles empurravam o Leão, as arquibancadas estavam nos nossos lares ou nos lugares escolhidos pelo Fenômeno Azul ,isto é inacreditável, um grande sinal da mais apaixonada e brilhante Torcida do Planeta, é Leão o Maior do Norte.

  2. Afinal, quantos totens foram colocados no Baenão ontem? E quanto foi arrecadado em ingressos virtuais, nas lojas e na TV? O torcedor quer saber.

Comments are closed.