Hélio Borges
Hélio Borges

A confirmação do calendário da Copa Verde (mesmo ainda sem data anunciada), além da certeza do Campeonato Paraense e da Série C e dada à paralisação de 3 meses do calendário oficial em função da pandemia do novo coronavírus, resultarão em um calendário bastante tumultuado.

Fala-se em, pelo menos, 2 jogos por semana envolvendo os principais clubes paraenses. Este cenário pode proporcionar imprevistos relacionados a lesões musculares, prejudicando, elencos mais limitadas do ponto de vista de opções.

Para evitar as contusões em excesso, o médico ortopedista Paulo Augusto Fontes recomendou avaliação particularizada.

“Tem que ser bem avaliado, pois com esse retorno aos trabalhos após meses da pandemia, aumenta o risco de contusão em torno de 25%, por isso, precisa de avaliação pormenorizada. A incidência de lesões em atletas parados é maior”, repetiu.

Paulo chamou a atenção para manifestação de estresse, fadiga crônica, quadros ansiosos, depressão como fatores que aceleram os riscos de contusão.

No Remo, o fisiologista Erick Cavalcante falou sobre o assunto e explicitou o que a comissão técnica listou como essencial.

“Fazemos o controle da carga e, com o advento da ferramenta do NASP (Núcleo Azulino de Saúde e Performance), temos mais instrumentação. Os atletas fizeram trabalho por conta própria (durante a pandemia) e agora todos os testes foram refeitos. Legalmente, estamos em um início de temporada”, ressaltou.

Segundo ele, a dica é observar os treinos e retomá-los com extremo cuidado.

“Dando a medida adequada. Fora os critérios médicos que envolvem o conceito da pandemia, diariamente temos feito monitoramento dos atletas. Queremos diminuir a carga do problema”, comentou Cavalcante.

O Liberal.com, 13/07/2020