Charles e Douglas Packer
Charles e Douglas Packer

Não surpreendeu o fato do futebol brasileiro ter lidado com dois casos emblemáticos que retratam a potencialidade de transmissão do novo coronavírus logo na rodada inaugural do Campeonato Brasileiro.

Goiás (GO) e Imperatriz (MA) tiveram um surto da doença dentro dos elencos e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu adiar os jogos marcados para o último final de semana. Pela Série A, os goianos tiveram 10 casos confirmados no elenco, o que impossibilitou a realização do jogo contra o São Paulo (SP). Na Série C, o Imperatriz (MA) teve 12 atletas positivados e não pôde atuar contra o Treze (PB).

A questão que emerge é se os cuidados são abrangentes e se há uma órgão com condições de fiscalização. O médico azulino Jean Klay abordou o assunto sob o ponto de vista de um profissional da área.

“A questão é que o protocolo da CBF necessita de alguns ajustes. Muitos desses testes positivos não significam que o atleta tenha a doença. Existem fragmentos que ficam no corpo e que podem testar positivo, mas não significa que ele corre o risco de passar o vírus”, defendeu.

Segundo ele, no próprio Baenão teve um caso que carece de interpretações variadas.

“No Remo, tivemos um falso positivo. Como temos o histórico dos atletas, ele não teria como estar contaminado, pois teve o vírus em abril. Fizemos outro teste e deu negativo. O exame, isoladamente, não é o único dado a ser avaliado”, disse Jean, alegando que essa situação de resultados positivos dentro de um time se tornarão rotineiras.

“Essa situação de testar positivo vai ocorrer ao longo do campeonato. A depender do status epidemiológico da cidade, se já estiver controlada, como Belém está, o jogador é liberado”, disse.

O médico do Remo apontou que seria preciso repensar um detalhe essencial do protocolo.

“O protocolo da CBF foi muito bem feito, mas passou por uma nova revisão que é bem coerente. Antigamente, era obrigatório fazer pelo (Hospital) Albert Eistein e a logística era ruim. Agora, é obrigatório fazer os testes 3 dias antes do jogo, na sua cidade. Teremos um espaço (de tempo) maior e o melhor de tudo é que o atleta só viaja se já estiver tudo ok. Estamos buscando informações para que o laboratório que fazemos seja a nossa referência para a CBF”, informou.

O Liberal.com, 10/08/2020


O jogo entre Remo e Ferroviário (CE) será no domingo (16/08), a partir das 18h, no estádio Mangueirão, em Belém, valendo pela 2ª rodada da Série C. Esta partida terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.