Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

A CBF vai colocar em votação para os clubes, no fim deste mês, um pacote de mudanças que pretende implementar no futebol nacional para aplicar regras de “fair-play financeiro”. O texto final ainda em fase de redação e análise, mas a entidade pretende sugerir regras duras para os casos de irresponsabilidade administrativa. Quem descumprir as determinações poderá ser rebaixado, proibido de registrar novos jogadores e desclassificado de competições.

Procurada, a CBF informou que não comentaria o assunto antes da discussão final. A entidade mantém o tema em sigilo e colocou o “fair-play financeiro” na pauta da reunião dos clubes no próximo dia 28/02, quando se discutirá possíveis mudanças no regulamento do próximo Campeonato Brasileiro, a ser iniciado em maio.

Porém, algumas bases da proposta já estão definidas. A CBF pretende receber, a cada 3 meses, uma prestação de contas do clubes para apurar se algum deles está gastando mais do que arrecada, atrasando salários, aumentando despesas e outros problemas. A partir disso, cada diretoria receberá um retorno sobre a situação financeira.

A CBF vai fazer uma aplicação gradual das regras de “fair-play financeiro” pelos próximos 4 anos. Em 2020, os times da Série A do Campeonato Brasileiro serão submetidos somente a um acompanhamento inicial. Já os participantes da Série B receberão apenas orientações.

Parâmetros serão fixados para as punições

Somente no dia 28/02 serão divulgados quais parâmetros vão determinar se um clube merece punição e quais os critérios de avaliação. Segundo Roberto Aurélio Merlo, integrante do Grupo de Estudos que trata o tema, mesmo que um time não seja proibido de contratar, as novas regras vão afetar bastante a busca por reforços.

“Ao se falar de fair-play, você inevitavelmente fala de teto de gastos. Se não fizer isso, o clube não é sustentável a longo prazo e vai precisar da receita para pagar dívidas, e não para contratar jogadores”, disse.

A prévia do texto final foi apresentada aos departamentos financeiros de todos os clubes por intermédio da Associação Brasileira de Executivos de Finanças do Futebol (ABEFF). A entidade foi criada em 2018 e tem como representantes dirigentes de alguns clubes e realizou um ciclo de reuniões pelo Brasil para aprofundar as discussões.

O último encontro foi em Goiânia (GO), na segunda-feira (17/02), na sede administrativa do Goiás (GO). Os 20 times da Série A enviaram representantes. A próxima reunião da associação está marcada para o mês de maio, em Salvador (BA).

O Liberal, 20/02/2020

14 COMENTÁRIOS

  1. Tem que mandar embora esse técnico. Só sabe jogar na defesa. Retranqueiro. Péssimo técnico. Ainda é tempo de se consertar e contratar um técnico que preste.

  2. Esse presidente do Remo tem que ter vergonha na cara e parar de contratar jogadores de 50 cincoenta centavos e técnico inexperiente…

  3. O Leão é sustentável por isso sempre estará dentro de qualquer competição. O Brusque levou a melhor porque não era o dia do leão. A vitória para um Time de massa como o Leão é mais importante do que o Prêmio. O Prêmio apenas reduziria o tempo para o leão quitar todas suas dividas trabalhistas. A vitória do Leão seria muito importante para os Jogadores porque receberiam um bom dinheiro conforme desejo do nosso Presidente Fábio Bentes. O nosso maior adversário que também não passou de fase, chorou porque perdeu o Premio e o duelo. Eu chorei porque faço parte do Fenômeno e porque não foi o nosso dia de vitória, eu não estava muito ligando para o Prêmio porque as dividas trabalhista do Leão Já estão acertadas na Justiça. Meu choro Já passou e como um autêntico Leão estou animado para ver o nosso querido Clube do Remo duelando contra o Carajás, vencendo e mantendo a Liderança no Parazão 2020, agora será diferente: será dentro do nosso Lendário Baenão que tem capacidade para 14.000 torcedores e o Brusque que venceu esta batalha tem Estádio alugado com capacidade para apenas 5,000 Torcedores. Perdemos uma batalha mas a guerra continuará até o dia em que o nosso querido Clube do Remo chegará a final da Copa do Brasil ou receberá a taça de campeão porque semifinalista da Copa do Brasil o Leão Já foi. em 1991.

    • deixar de ser doido, ta falando besteira. Sou remista mas não podemos fechar os olhos para oq esta acontecendo, nosso time é uma bosta, os caras não jogam com vontade ou raça, o brusque ontem tava com sangue nos olhos querendo mais que tudo a vitória coisa que não aconteceu com os nossos jogadores, não é culpa de técnico não. pq não adianta contrata um novo técnico a cada derrota que o remo tiver.
      tem que trazer de volta o Eudes pedro ou Marcio Fernandes e deixar eles trabalharem sem intervenção de dirigentes ou empresario. pq o motivo deles terem saido foi justamente pq ambos viram que o remo precisa de mudanças no elenco. ai tudo que ameaça a mamata do remo e mandado embora. ta foda assim.

  4. Tu é doido??
    Trazer Mazola Jr, é enterrar o Remo de vez.

    Tem que trazer tecnico reconhecido no cenário nacional e que imponha respeito qdo chega com seu time, mesmo o time sendo pereba.

  5. Vejo o panorama do Remo como um calvário necessário para sair de vez da pindaíba… Não adianta botar culpa no técnico pelo elenco que está a disposição dele, nem tão pouco da atual diretoria… é muita falta de visão achar que o remo ainda seja uma boa vitrine para jogadores… muito pelo contrário… o clube, hoje faz das tripas coração para se manter na terceira divisão. Não tenham dúvidas. Caso suba para a série B, desce no ano seguinte… O futebol mudou e o remo está correndo atrás do prejuízo… Mas o fato é que não tem como o remo, ou qualquer time, desmontar um time em novembro e formar outro em janeiro e achar que em fevereiro este time vai estar dando certo. Só o torcedor apaixonado acredita nisso… o sensato, não. O remo vem adotando este modelo desde que caiu para a série D. Não é um modelo nem certo, nem errado. É o que dá pra fazer com as dívidas que se tem… A solução para o problema do clube é O Tempo!! Somente após algum tempo neste modelo de redução das dívidas, principalmente trabalhistas, o Remo terá condições de fazer investimentos estruturados, que a grosso modo, significa contratar jogadores por dois anos e com isso permitir dar entrosamento ao elenco. Isso é primordial! Pois para o Remo subir para a série B e não cair no ano seguinte, é necessário que o time não se desmantele ao final da temporada. E para isso, tem que fazer igual o Brusque fez… subiu para a série C e manteve o elenco e o treinador, fazendo contratações pontuais onde o time apresentava maior deficiência… O remo o que fez? Uma campanha meia boca ano passado, mandou todo mundo embora e depois teve que contratar um time inteiro (inclusive alguns do ano passado)

  6. A mesma ladainha de sempre, de dar tempo ao tempo, nada disso, clube que tem um elenco de qualidade, um bom técnico, não precisa de tempo, precisa está preparado ficamente, tecnicamente e tacnicamente, que vai dar porrada em qualquer time que vier enfrentar, essa é a realidade que muita gente não consegue enxergar.

  7. O técnico Rafael Jackes tem muita culpa nessa derrota vergonhosa,todos viram desde o início do jogo que o lado direito da defesa do Remo era uma avenida com Negueti improvisado de lateral e ele manteve o cara e não corrigiu a falha gritante,,,o que é vc mais incrível no Remo é que tem jogador que está treinando desde o final do ano passado e não é escalado e chega um reforço de fora e faz dois treinos e já entra de cara no jogo como titular ,isso é muito estranho e me faz desconfiar que os empresários de alguns jogadores estão por trás disso assediando o técnico para ser escalado… cadê o pingo que não ganha chance nesse time com volante,cadê o Walace atacante fazedor de gols nós amistosos que não tem chance e o Hélio tem de ser titular nesse time de jogadores ruins,mas como são jogadores do Remo não tem empresário por trás,,,outro problema sério é o condicionamento físico desses jogadores que não conseguem correr 90 minutos,mandem embora esse preparador físico e contratem alguém competente para essa função tão importante,vários jogadores que só aguentam um tempo,isso não é normal.

    • Você mesmo respondeu por quê ele não fez nada… o Negueti estava lá IM-PRO-VI-SA-DO!!! Se ele tivesse uma outra opção, ele usava. É possível que ele sofra pressão de empresário para escalar jogador recém chegado, no entanto, me parece muito mais crível, que esses jogadores devem fazer um bocado de cagada no treino e o treinador pensa: “só vou usar se não tiver opção”. Estou especulando… não fui a nenhum treino ver o que acontece, mas também não conheço nenhum empresário de jogador… Com relação ao preparo físico, concordo que é inadmissível os jogadores não aguentar 90 minutos… Não sei se de fato é culpa do profissional de preparação física ou do “atleta”… Eu não boto a culpa no professor da academia quando eu não me dedico ao treino… tem que entender o problema de fato para emitir uma opinião…

Comments are closed.