Campeonato Brasileiro Série C
Campeonato Brasileiro Série C

Demorou, mas a Série C do Campeonato Brasileiro deu uma passo rumo à evolução. Ainda falta muito a ser feito, mas possibilitar que as 4 vagas na Série B sejam definidas em 2 quadrangulares em vez das partidas de mata-mata, valoriza o torneio. Após anos de súplicas dos clubes participantes, finalmente a CBF executou essa mudança.

A Série C, historicamente, é uma competição duríssima para quem a disputa. A fase de grupos tem 18 jogos em um espaço curto de tempo, com deslocamentos de logística muito complicadas. Além disso, os clubes não recebem cota de transmissão, que são utilizadas pela CBF para custear as despesas do torneio. Segundo a CBF, ainda falta dinheiro para bancar tudo, com a diferença saindo do caixa da entidade.

Porém, a principal reclamação dos clubes que participam da Série C sempre foi decidir seu destino em apenas 2 partidas no mata-mata. Equipes que fizeram grandes campanhas acabaram perdendo tudo por uma atuação ruim em uma das partidas eliminatórias, ou com um erro grave de arbitragem. Agora, isso será minimizado.

A proposta tocada por Santa Cruz (PE), Remo e Paysandu foi aceita pelos clubes – a votação terminou 14 a 6 – e pela CBF, aumentando a competição em 2 datas. Sai a disputa em mata-mata direto e entram 2 quadrangulares após a 1ª fase, com os 2 primeiros subindo para a Série B e o 1º de cada quadrangular decidindo o título. Continuará havendo o cruzamento dos grupos, com a formação sendo 1º e 3º de um com o 2º e 4º de outro.

Aumentar a Série C com esse quadrangular faz sentido esportivo e econômico. Além de não correr risco de jogar uma ótima campanha no lixo em um erro ocasional no mata-mata, dá aos times mais tempo de atividade e possibilidade de arrecadar com bilheteria e patrocínio. Vai perder um pouco da emoção daqueles jogos que valem a vida nas quartas-de-final, mas será melhor para o fortalecimento dos clubes.

É um primeiro passo de valorização da Série C, como aconteceu com a Série B na década passada. O ideal mesmo seria realizar a Série C nos mesmos moldes que são disputadas as Séries A e B: pontos corridos, em 38 rodadas.

A CBF, de receita anual de dezenas de milhões de reais, tem condição de bancar isso. Vamos ver quanto tempo vai demorar para acontecer.

Blog do VSR, 03/03/2020

3 COMENTÁRIOS

  1. Pontos corridos é muito sem graça. É melhor seguir com esse regulamento e com dois grupos de 16 times. Até a Série D ficaria melhor com dois grupos de 16.

  2. Sou a favor dos pontos corridos. É muito mais justo. E deixar a emoção do mata mata para as “Copas” (do Brasil, do Nordeste, Copa Verde).

  3. Com certeza absoluta que com pontos corridos se classificam os clubes com melhores campanhas e acho mais justos com quem teve melhor regularidade,falta é essa CBF rica ser mais justa com seus filiados que se encontram na terceira e quarta divisão e fazer um campeonato com 38 rodadas ,dando calendário até o final do ano aos clubes,dinheiro para isso ela tem,falta é abrir o cofre.

Comments are closed.