Djalma
Djalma

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira (22/09), as informações sobre os exames de Covid-19 realizados em jogadores e treinadores das 3 principais Séries do Campeonato Brasileiro.

Na Série C, especificamente, foram feitos 2.353 testes em profissionais dos clubes nas 6 primeiras rodadas da competição – até o momento da confecção do relatório.

Ao todo, foram diagnosticados 55 casos da doença, com uma taxa de positividade de 2,3%. O estudo foi elaborado pelo Grupo Científico da CBF, liderado pelo presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jorge Pagura.

“Desde o primeiro momento, a CBF vem tratando o cenário com extremo cuidado, sempre equilibrando as necessidades do mundo do futebol com a realidade que estamos enfrentando nessa pandemia. Esses dados mostram uma evolução na eficiência do protocolo, que segue com o objetivo de dar segurança sanitária a todos os envolvidos na realização das partidas”, afirmou Pagura.

O tipo de teste padrão realizado pela CBF é o RT-PCR, procedimento que identifica e confirma a Covid-19 buscando detectar o RNA do vírus. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Dos 20 clubes da Série C, somente 7 ainda não tiveram nenhum caso do coronavírus durante o campeonato. Outros 13 tiveram ao menos um resultado positivo no elenco ou comissão técnica. O relatório não identifica os clubes, mas pelas notícias recentes é possível apurar quais tiveram e quais não tiveram diagnósticos da doença.

Clubes que tiveram ao menos um caso de Covid-19 diagnosticado (em ordem alfabética):

  1. Brusque-SC
  2. Criciúma-SC
  3. Ferroviário-CE
  4. Imperatriz-MA
  5. Jacuipense-BA
  6. Manaus-AM
  7. Santa Cruz-PE
  8. São Bento-SP
  9. São José-RS
  10. Treze-PB
  11. Vila Nova-GO
  12. Volta Redonda-RJ
  13. Ypiranga-RS

Clubes que não tiveram casos de Covid-19 diagnosticados até a 6ª rodada (em ordem alfabética):

  1. Boa Esporte-MG
  2. Botafogo-PB
  3. Ituano-SP
  4. Londrina-PR
  5. Paysandu
  6. Remo
  7. Tombense-MG

Globo Esporte.com, 24/09/2020

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.