Fábio Bentes
Fábio Bentes

O Clube do Remo está “costurando” uma tentativa de solução para o desfecho dentro de campo do Campeonato Paraense 2020, que está paralisado e sem previsão de retorno devido à pandemia do novo coronavírus.

O clube, liderado pelo presidente Fábio Bentes, foi um dos opositores à ideia de encerrar o Parazão do jeito que está, com a proclamação do Paysandu, então líder da competição, como campeão paraense da temporada. O presidente azulino informou que a proposta englobaria jogar o Parazão no final do ano, provavelmente, após o Campeonato Brasileiro.

A ideia teria uma situação curiosa: a competição de 2020 seria concluída às vésperas do início do Parazão 2021. O detalhe é que, segundo Bentes, 7 clubes observaram a proposta como viável.

“O Congresso Técnico encerrou ontem (quarta-feira). A priori, não tem outro marcado, mas estamos tentando, junto aos clubes, construir alguma proposta de consenso. Tem se ganhado corpo, já com a adesão de 7 times, a proposta de se jogar no final do ano e já ’emendar’ com o Paraense de 2021”, disse o mandatário, complementando que, de acordo com essa concepção, estaria descartado o rebaixamento.

“Em 2021, jogaríamos com 12 equipes o Parazão”, vislumbrou Fábio.

A possibilidade de proposta teria que contar com o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no sentido de liberar datas viáveis para o Estadual no final do segundo semestre deste ano.

“Por isso vinha dizendo que era precoce”, referindo-se a reunião realizada na quarta-feira (08/04), que terminou sem uma definição a respeito do destino do Parazão.

“Semana que vem tem uma reunião na CBF”, informou Bentes.

Vale ressaltar que qualquer proposta deve ser levada para apreciação dos patrocinadores do Parazão, que precisam dar a sua aprovação.

O entrave da proposta do Paysandu, que pedia o encerramento da competição e a manutenção da tabela de classificação, baseou-se no regulamento da Federação Paraense de Futebol, que fala acerca da necessidade de ter unanimidade em caso de alteração no regulamento do campeonato após o seu início.

Fábio Bentes defendeu que a ideia de passar os jogos restantes para o final do ano não precisaria de consenso.

“Essa de jogar após nem precisaria (de consenso), pois é só uma mudança de calendário. Só precisaria de consenso para não ter rebaixamento, mas se mantiver as regras gerais, só muda a data e segue como está previsto”, defendeu Bentes.

Bentes também vislumbra uma iniciativa caso a questão financeira pese, de forma definitiva, atingindo os clubes menores e tornando inviável a sequência do Campeonato Paraense. Nestas duas hipóteses, estaria descartada a possibilidade da competição ter um campeão. Para o azulino, essa hipótese não pode ser considerada já que sequer a primeira fase da competição foi finalizada.

“Outra possibilidade, se não tiver como continuar, seria finalizar e não ter campeão. Precisaria discutir como ficariam as vagas para os (campeonatos) nacionais. É difícil ter consenso nisso”, frisou Fábio.

“Se os clubes não quiserem esperar, por questões financeiras, tem que considerar duas coisas: não dá para proclamar campeão quando não se terminou nem a primeira fase da competição. São 3 fases distintas e pode ser que precise devolver o dinheiro”, afirmou, referindo-se a verbas adiantadas pelos patrocinadores do Parazão.

O Liberal.com, 09/04/2020

7 COMENTÁRIOS

    • Todos torcemos pelo retorno da Tuna, mas ela precisa se classificar na Segundinha. Convites não são permitidos, segundo o Estatuto do Torcedor.

    • Tuna precisa de outro tipo de ajuda. E não é nem convite e nem dinheiro. A força do futebol paraense está nas parcerias. Os clubes precisam se unir e se ajudarem, deixando a rivalidade pra dentro de campo.

      E a federação tem que buscar parcerias com outras federações e criar calendário pra todas as categorias de base, por todo o ano. Nosso sucesso está na formação de talentos. E a Tuna sempre foi um prodígio nisto.

  1. ESTE PRESIDENTE DO GAYSANDU É DOIDO CPM ESTA PROPOSTA DE TORNAR O TIME DELE CAMPEÃO Q TRANSGRIDE O REGULAMENTO, ESTE CIDADÃO PRECIDA DE UM PSIQUIATRA POIS ESTÁ COM SINTOMAS DE ESQUIZOFRENIA AGUDA.

  2. O certo seria cancelar o rebaixamento e terminar em 2021. Não faz sentido obrigar os times quase rebaixados a remontar seus elencos para cumprir apenas dois jogos da tabela.
    Disputa-se o restante do campeonato em janeiro e em seguida já emenda com o Parazão 2021, este por sua vez, já com os dois times egressos da segundinha, somando 12 no total.

  3. Há um comprometimento moral com comunidade! Quando um trabalho não tem sua sequência há uma frustração, principalmente na rapaziada nova!
    Alguns campeonatos fora finalizados no ano seguinte!

  4. Deixa essa tuna fora do campeonato enquanto não se classificar dentro de campo, a CBF alguma vez teve pena do remo se matando na terceira ou sem ela , colocando em alguma competição, então, o remo subiu pela suas próprias pernas , que essa tuna faça o mesmo, e se depender de mim pra torcer por ela, que ela se dane, na torcir muito como remista e pessoas da mucura tb, mas fui barrado na porta da sede dela, por estar com a camisa do remo que jogaria a tarde, fui levar uma corrida, sou taxista e fui barrado e obrigado a tirar a camisa do remo pra poder deixar os passageiros dentro do clube, mas tuna x fluminense da Bahia no baenao decidindo o título da taca de prata, eu estava lá torcendo por ela, agora eu quero que pene ainda mais fora do parazao. Desculpe o momento.

Comments are closed.