Marlon
Marlon

Remo e Paysandu estão classificados à fase de grupos da Série C. Chegam a esta etapa respaldados por boas campanhas, que permitem acreditar que ambos têm chances reais de conseguir o acesso à Série B.

A primeira parte da caminhada foi cumprida – resta uma rodada, que definirá posições nos grupos da próxima fase – e é inegável que os dois técnicos são os principais responsáveis pelo êxito parcial dos dois projetos.

Os azulinos, que ocupam a 2ª posição no Grupo A, chegaram à classificação com algumas emoções de última hora. Depois de somar 26 pontos em 14 rodadas, o time sofreu uma súbita oscilação e perdeu em casa para o Santa Cruz (PE), na 15ª rodada. Recuperou-se, com sobras, na vitória sobre o Manaus (AM), no sábado (28/11), na capital amazonense.

A conquista da vaga significou um alívio para diretoria e elenco. A classificação foi buscada com afinco desde que o Leão “morreu na praia” em 2019, eliminado na rodada final de forma traumática, após uma vitória do Ypiranga (RS) sobre o Juventude (RS), nos acréscimos da partida, em Caxias do Sul (RS).

O rendimento maduro, confiante e intenso do time azulino diante do Manaus (AM) restituiu também a confiança no trabalho, que começava a ficar abalada após o tropeço diante dos pernambucanos, que jogaram com time cheio de desfalques.

A presença serena e equilibrada de Paulo Bonamigo, que está de volta ao clube 20 anos depois, foi fundamental para ajustar as coisas.

Substituto de Mazola Júnior, o técnico que dirigiu o time nas 7 primeiras rodadas, Bonamigo deu novo perfil ao time, praticamente com os mesmos jogadores.

O Remo saiu de um formato encaixotado, que priorizava a marcação, para um jogo mais bem distribuído, com boa conexão entre os setores.

Acima de tudo, Bonamigo transformou as duplas laterais no principal achado de sua gestão, com excelentes resultados para a parte ofensiva do time. Pela direita, Ricardo Luz e Hélio Borges; na esquerda, Marlon e Wallace.

Com a lesão sofrida por Wallace, o time sofreu com a perda de força pelo lado esquerdo, onde Marlon voltou a uma função mais individualizada. A direita, porém, mostra qualidades sempre que Luz e Hélio estão juntos, como na Arena da Amazônia.

O tom sempre calmo de Bonamigo parece ter contagiado o time, que andou pecando pela precipitação no início da competição.

A aceleração do processo de transição é outro item a ser destacado, principalmente quando Bonamigo mantém o tripé de meio-campo, com dois volantes e um meia. O ataque segue com três peças, com variações determinadas pelo condicionamento dos 8 atacantes do elenco – Salatiel, Tcharlles, Gustavo Ermel, Hélio Borges, Wallace, Eron, João Diogo e Augusto.

É cabível esperar que o time experimente uma evolução na próxima fase, com maior interação entre meio e ataque, além de melhorar no aspecto da finalização de jogadas, problema que impediu vitórias consideradas certas.

A plena recuperação de atletas que estão lesionados, como Eduardo Ramos e Wallace, vai enriquecer ainda mais a oferta de opções para o técnico.

O Leão volta a campo neste sábado (05/12), às 17h, para enfrentar o Paysandu, no Mangueirão. O jogo é válido pela 18ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 01/12/2020

9 COMENTÁRIOS

  1. Escrevi a semanas atrás que o REMO CLASSIFICARIA SIM PARA A SEGUNDA FASE.

    Vós digo agora: O TIME ENCAIXOU NA HORA CERTA; VAMOS SUBIR com folga e SEREMOS MAIS UMA VEZ CAMPEÕES, ANOTEM!

    OBS: SEREMOS O 2º NO GRUPO, já a mucura será a quarta.

  2. Na minha Santa Cruz, Remo e Paissandu são os melhores times no momento na competição e favoritos ao acesso,o Santa Cruz perdeu mais uma agora para o Jacuipense e parece que vem em queda técnica mas tem elenco para subir,o Paissandu cresceu na hora certa e tem uma defesa segura e o nosso leão está muito bem enquilibrado e com muitas opções para o ataque,se jogar fora no quadrangular como jogou contra o Manaus eu o apontaria como um dos favoritos ao título,seguro na defesa e forte no ataque e ainda desperdiçando muitas chances reais de gol,poderia ter goleado facilmente,mas o importante é a vitória sendo de pouco ou muito são três pontos,e quanto ao Eduardo Ramos se estiver com ritmo e condicionamento físicamente é uma boa opção sim no meio campo para um tempo apenas e não durante todo o jogo.

  3. Ótima matéria do Gerson Nogueira.

    Sem dúvida que plenamente recuperaria Eduardo Ramos e Wallace irão oferecer ainda mais opções bem qualitativas para o coch Bonamigo.

    O time do Remo vem crescendo na hora certa, assim vai se credenciando para o acesso.

    Os pessimistas e secadores que fiquem na sua, pois é momento do Fenômeno Azul incentivar com sua força os jogadores, comissão técnica, diretoria e colaboradores do Remo.

  4. A Mucura, não evoluiu pegou times fracos e na casa deles, gols feitos na cagada. O Remo vem mantendo a regularidade não saiu do G4, sofreu com contusões e suspensões, esse time atual do Remo só sabe jogar com 3 atacantes, nada de.povoar o meio campo com vários jogadores lentos e sem ritmo, e ofensividade e nada mais.

    • Concordo, o empate contra o Manaus e a vitória sobre o Botafogo, mesmo jogando em casa, foi na largura! Vejo o Remo superior, basta ajustar os volantes, Djalma ou o Rusch tem que assumir esta vaga do Charles, jogo lento não dá! Me entristece ver alguns torcedores que mais torcem contra o ER do que a favor do Remo! O cara é artilheiro do time no ano, se tiver 100% joga ele no ataque, onde rende melhor, se não pega banco e acabou! Agora o cara não fala nada do Eron, da queda técnica do CA, da lerdeza do Charles, da dificuldade do Mimica em bolas aéreas, mas consegue reclamar do ER até em jogo que ele não participou! Deixa o cara em paz!

  5. Estamos contigo Leão…. Mais uma Vez Campeão Brasileiro Série C…..2020… Campeão já estou vendo.Pra cima Leão

Comments are closed.