Rafael Jaques
Rafael Jaques

De desconhecido da torcida azulina a favorito para assumir o posto de técnico do Clube do Remo para 2020. Rafael Jaques, de 44 anos, é o nome escolhido pela diretoria de futebol do Leão para guiar a equipe nos objetivos da próxima temporada.

O treinador, que tem como experiência profissional à beira do gramado exclusivamente no São José (RS), time pelo qual trabalha desde o ano passado, deve ser anunciado no dia 24/11, logo após a final da Copa Seu Verardi, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol.

Em contato assíduo com os dirigentes do Remo por videoconferência para definição de detalhes, Jaques é conhecido no Sul do país por seu perfil inovador, competitivo e de jogo franco no seu repertório.

Tais fatores foram confirmados pelo rendimento da sua equipe na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano, ao apresentar uma grande evolução no returno da competição pelo grupo B, o mesmo do Leão. Na virada da chave pela fase classificatória, em 9 partidas foram 9 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota, justamente para o Remo.

No quesito postura, nos confrontos frente ao Leão, Jaques teve um misto de temperamento entre calma e explosão, sobretudo no jogo em Belém, na derrota por 2 a 0, ocasião em que o técnico “soltou os cachorros” em cima da equipe comandada por Márcio Fernandes, a respeito de supostas provocações feitas pelos azulinos.

No comando do São José (RS) desde 2018, Rafael Jaques vem de trabalho consecutivo pelo time gaúcho, ao ter a sua transição de forma natural, após passagens pelo Sub-15, Sub-17, Sub-20 e auxiliar-técnico pela profissional, em 2016, na disputa do Campeonato Gaúcho.

Vencedor da Recopa Gaúcha, da Copa Paulo Sant’Anna e do Campeonato Gaúcho do Interior, em 2018, ano em que conseguiu o acesso à Série C, o comandante é visto pela crônica de Porto Alegre (RS) como promissor e conhecedor do futebol moderno, pelo seu estilo avançado nas quatro linhas.

Em contato com a assessoria do treinador, não houve retorno. Pelo lado azulino, a diretoria pediu para aguardar a definição interna até o final do mês.

Rafael Jaques, 44 anos

Experiência: São José (RS), desde 2018
Conquistas: Recopa Gaúcha (2017); Copa Paulo Sant’Anna (2018); Campeonato Gaúcho do Interior (2018).
Temporada 2018: 47 jogos, 26 vitórias, 10 empates, 11 derrotas
Temporada 2019: 48 jogos, 19 vitórias, 18 empates, 11 derrotas

Diário do Pará, 17/11/2019

4 COMENTÁRIOS

    • As vezes penso que como é que jogadores rodados que experimentaram a relação de trabalho com experimentados, famosos e vitoriosos treinadores nacionais vão sentar e ouvir um treinador que reconhecidamente não tem trajetória nenhuma no futebol. Acho a atual administração do Remo boa e isso tenho dito inclusive nesse espaço. Mas, trazer um treinador com esse currículo é de um risco muito grande. Tomara que dê certo. Do contrário, pode ser que aconteça o que disse o Josemar será mais um ano de espera. Torço para dar certo, logicamente. O difícil é pensar que recentemente tivemos a experiência mal sucedida com o que queria ser treinador, o Eudes Pedro. Que não foi fraco. Foi fraquíssimo!

  1. Quero saber se ele abriu o jogo para diretoria do Remo sobre a combinação de resultado que os gaúchos fizeram para tirar a classificação o Remo na série C.

Comments are closed.