David Lima
David Lima

O futebol é movido por oportunidades e no Remo algumas delas foram dadas para jogadores da base. O zagueiro Kevem é um deles, destaque no time profissional, o defensor, pouco tempo atrás, estava na lista para a disputar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas a comissão técnica decidiu pela permanência do jogador em Belém para ajudar no time principal.

Após a Copa São Paulo, o Remo tinha na lista alguns nomes que, quando retornassem a Belém, treinariam no profissional. Um deles era o meia-atacante David Lima.

Hoje com 18 anos, David começou a carreira no futsal do Remo e conquistou títulos pelo Leão. O atleta fez a transição para os gramados e atua há 3 anos no futebol de campo, mas voltou para a base. O garoto contou que não fica chateado e nem sabe o que ocorreu para não ter ido para o profissional, além de não ter sido negociado com Corinthians (SP) ou Palmeiras (SP).

“Nunca me frustrei, mas fiquei chateado por não ter tido uma conversa mais aberta, mais clara. Fiquei sem treinar. Quando voltei da Copa São Paulo, falaram que iria integrar o time profissional, eu e o (lateral-direito) Rony, mas ninguém me chamou. Tenho contrato com o Remo e faço o que me mandam. Quanto ao Corinthians (SP), fiz minha parte, que foi passar nos testes. No Palmeiras (SP), uma contusão me atrapalhou”, comentou.

David treina com o profissional desde 2017, ainda com o técnico Josué Teixeira e foi relacionado em uma partida da Copa Verde. Também permaneceu treinando com os técnicos Oliveira Canindé, Léo Goiano e Ney da Matta, quando foi relacionado para as partidas contra Bragantino e Cametá, no Parazão.

David iniciou os trabalhos para o Parazão Sub-20 nesta semana. O diretor da base do Remo, Marcelo Bentes, confirmou que não sabe ainda o que ocorreu com David Lima, mas que terá uma conversa com a comissão técnica para saber se o garoto será aproveitado no time de cima.

“Estamos realizando um trabalho com eles no profissional, para ver como irão aproveitar o garoto”, disse.

Marcelo elogiou o ex-diretor da categoria de base do Remo e disse que o Leão, mesmo em dificuldades, tentará se organizar para revelar novos talentos.

“Acredito que a base é a alma do negócio e o Remo, com uma estrutura mínima, consegue revelar jogadores. Agora imagina se organizarmos moradia, alimentação, gramados? Estamos tentando melhorar isso. Vamos participar de todas as competições, que são os Paraenses Sub-15, Sub-17, Sub-20 e o feminino. Estamos treinando no Ceju e também no campo do Ananindeua. Queremos dar continuidade ao que foi feito pelo Paulinho (Araújo, ex-diretor da base na gestão de Manoel Ribeiro), que foi muito bom”, disse.

Em contato com Paulinho Araújo, o ex-diretor da base do Remo explicou que o motivo de David não ter ido para o Corinthians (SP) e disse não entender como o meia não está sendo utilizado pelo profissional.

“David Lima é um ótimo jogador, rápido, moleque bom de bola, tanto que passou nos testes que fez por onde realizou. Sinceramente, não entendo o motivo dele não estar atuando com os profissionais do Remo. Ele não ficou no Corinthians (SP) por não estar estudando e o clube exigia frequência escolar. No Palmeiras (SP), o David teve uma contusão, se recuperou no clube, mas não ficaram com ele”, disse.

Paulinho falou que o convívio com atletas do profissional é muito importante, já que a vivência e a forma de trabalhar é diferente.

“A base não tem o suporte que o profissional possui, então treinar com o profissional, ser relacionado para jogo, viver a rotina de treinos, carga de exercícios, cuidado com o extracampo, tudo isso faz o atleta ter responsabilidade e amadurecimento”, comentou.

O Liberal, 17/03/2019

7 COMENTÁRIOS

  1. E porque o Netão e agora o atual treinador não aproveita o rapaz,nem sequer deram uma chance dele jogar e ficam insistindo com uns pernas de pau que vem de fora e não rendem nada para o time..ate quando vamos ver os garotos da base não terem chances,enquanto jogadores medíocres continuam sendo escalados como titulares..

  2. A solução está em casa, porém não dão oportunidade merecida aos garotos da base. Nesse aspecto Netão decepcionou muito, pois devia ter tido coragem de colocar os bons meninos da base no time titular nesse parazão, mas o Netão em vez de barrar contratação dos estrangeiros do Mancha, tirou o corpo fora e desprestigiou os moleques crias do clube. Olha que o Netão trabalhou anos com a base do Remo.

    • Esse Netão foi uma decepção. Hoje acho que o desempenho do Remo na série C com o Remo foi mais Pelé pacto dos jogadores que derrubaram dois treinadores e teriam suas reputações profissionais denegridas fazendo parte de um elenco rebaixado, dois pediram demissão(lembram?), do que pelo trabalho do Netão. Ele pegou um time montado pelo Givanildo. Com esse elenco, que trabalhou desde novembro, não conseguiu conhecer os jogadores, muito menos entrosar um time, coisa que o treinador novo, que pegou o grupo em péssimas condições físicas e técnicas, praticamente começando do zero, já fez.

  3. O time profissional atual é carente principalmente de lateral esquerdo, volantes, meias e atacantes. Da base do Remo tem disponível os laterais Rony e Davi; os zagueiros Kevem e Fábio; os volantes Pingo e Lailson; os meias Wenderson, David Lima e Amauri; os atacantes Hélio e Wallace.

    Só Kevem e Lailson que ainda tem tido chances, é muito pouco. Por exemplo, o ataque do time atual poderia ser Gustavo, Hélio e Wallace.

  4. Nos mesmos torcedores pedimos oportunidades pra jogadores da base, mas bastam 02 jogos que eles não atuem bem, pra nós mesmos pedir a saida deles. Ou é 8 ou 80

Comments are closed.