Eduardo Ramos e Pingo
Eduardo Ramos e Pingo

Depois de duas semanas com treinos em dois períodos quase que diariamente, o Remo encerrou uma etapa de trabalho nesta segunda-feira (23/12), com um jogo-treino diante do time Sub-20 da Desportiva. O duelo foi disputado no CT do clube de Marituba e terminou empatado em 1 a 1.

Robinho abriu o placar para a Desportiva, mas Eduardo Ramos empatou, em cobrança de pênalti. Foi a primeira movimentação dos azulinos desde a reapresentação e marcou o fim de um ciclo.

Foram 2 semanas bastante focadas da parte física e, a partir de agora, será aumentada a carga de trabalho tático.

“Foi bom. Os jogadores vêm de uma carga muito pesada de trabalho”, disse o técnico Rafael Jaques.

“Primeira movimentação, ainda muito breve, foram quase 3 semanas de trabalho praticamente físico. Trabalhamos apenas 2 dias a parte tática e somente a organização defensiva, mesmo assim, nosso time teve boas situações de organização ofensiva. Mérito dos nossos jogadores, da qualidade de todos eles e da entrega e todos vêm dando todos os dias”, avaliou.

O elenco do Leão receberá 2 dias de folga em razão do Natal, mas as atividades serão retomadas na quinta-feira (26/12).

“Agora a gente tem um período de descanso deles, o treino inclusive estava programado para ser de manhã. Agora, merecidamente, eles têm 2 dias para passar com a família, alguns vão viajar nesse período de Natal, de confraternização. Quinta-feira (26/12) é a reapresentação já em dois períodos”, explicou o treinador.

Rafael Jaques também elogiou a postura do adversário no jogo. A Desportiva está em fase final de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior e aplicou no time azulino um sistema de jogo que foi elogiado pelo técnico remista.

“Quero dar os parabéns para a Desportiva, excelente equipe. Vou torcer para que façam uma excelente Copa São Paulo, porque é muito organizada, nos deu um tremendo esforço, pressionou alto praticamente o jogo todo e dificultou nossa saída de jogo, nossa construção no primeiro terço”, elogiou.

“Isso foi bom, porque nos dá a característica de um jogo em que a gente precisa ser mais rápido, desde lá de trás. Acho que diante de um adversário organizado, leve e rápido, nossa equipe, levando em consideração de que nossos jogadores vêm treinando em dois períodos todos os dias, se saiu bem. Foram dois tempos de 45 minutos, teve um esforço, uma entrega e uma superação também”, complementou Jaques.

Os azulinos começaram o jogo com: Vinícius; Cesinha, Fredson, Mimica e Ronaell; Pingo, Eduardo Ramos, Lukinha e Tiago; Jackson e Giovane Gomez.

Várias mudanças foram efetuadas ao longo do trabalho e, na segunda etapa, o time formou com Thiago; Djalma, Rafael Jansen, Warley e Dudu Mandai; Xaves, Robinho, Gustavo Ermel; Higor Félix (Wallace) e Wesley (Hélio Borges).

“Foram formações aleatórias, pedi muito em conversa com a comissão técnica. Procuramos mesclar jogadores da casa com os que chegaram. Colocamos o Giovane e o Jackson, por exemplo, em uma equipe, junto com o Lukinha chegando. Em outra equipe, tivemos Robinho, Xaves e (Gustavo) Ermel. Procuramos diversificar jogadores que estão chegando com aqueles que já estão acostumados. Dentro disso, acho que a movimentação foi bastante boa”, explicou Rafael Jaques.

No próximo domingo (29/12), o Remo tem seu primeiro amistoso preparatório para o Parazão. O Leão encara o Castanhal, no estádio Modelão, em Castanhal. Ambos voltam a se enfrentar no dia 04/01, no Baenão.

No dia 06/01, os azulinos viajam para Salinópolis para a etapa final da pré-temporada, onde ficarão até o dia 16/01. Durante esse período, estão previstos mais 2 jogos-treinos, contra um selecionado local.

A estreia do Remo no Parazão será no dia 18/01, contra o Tapajós, em Belém.

Globo Esporte.com, 23/12/2019