Remo 3x0 Sobradinho-DF (Emerson Carioca e Pingo)
Remo 3x0 Sobradinho-DF (Emerson Carioca e Pingo)

O placar foi mais do que suficiente para garantir o Remo nas quartas de final da Copa Verde, mas Márcio Fernandes não gostou da atuação de sua equipe na vitória por 3 a 0 sobre o Sobradinho (DF), na noite desta quarta-feira (21/08).

Apesar dos números finais, o duelo foi em vários momentos tensos ao Leão paraense, que sofreu vários ataques perigosos do clube do Distrito Federal.

“Após o primeiro tempo, quando chegamos aqui no vestiário, tive que chamar a atenção porque a nossa concentração estava ruim. Quando você entra em um jogo decisivo, mas que a concentração não está ideal, você toma esse susto que a gente tomou. No segundo tempo, voltamos melhor, mais focados no jogo e conseguimos uma vitória muito boa”, resumiu o técnico remista.

O principal exemplo dado por Fernandes foi no segundo tempo. Enquanto Pingo estava recebendo atendimento médico fora de campo, o restante do time não se preocupou em preencher o espaço do volante, formado na base azulina e que fez sua primeira partida como profissional.

“Passamos a não ter mais a bola. Perdemos o Pingo, que estava fora do campo e ninguém ia lá no meio para fechar e cobrir o lugar. Ficou um buraco onde eles começaram a trabalhar a bola e a gente poderia ter sofrido um gol, aí ficaria difícil. Conseguimos depois outro gol, o 3 a 0, mas se no 2 a 0 toma um gol, o baque é grande e às vezes a gente não tem força para conseguir o terceiro, então não pode vacilar. Tem que estar atento dentro do campo, porque a gente vê isso de fora. Estou rouco aqui de tanto gritar para que a gente pudesse cobrir o setor que estava descoberto com a saída do Pingo”, reclamou.

Outro setor problemático no jogo foi o lado esquerdo da defesa. Ronaell e Mimica tiveram muito trabalho para conter as ações do atacante Gilvan, do Sobradinho (DF). Márcio Fernandes conta que havia alertado seu time sobre o jogador, mas esperava que ele atuasse mais pelo outro lado do campo.

“Já tinha alertado. Gilvan fui eu quem lancei no Brasiliense (DF), conheço bem o jogador e falei para eles: é de muita qualidade, não é jogador para estar nesse nível. Ele tem 26 anos e muito futuro. Domina bem a bola, vai no corpo, tem habilidade, finaliza bem e tem muito recurso. Alertei, só que ele estava do outro lado. A gente esperava que viesse do lado esquerdo, em cima do direito nosso. Ele começou a vir para o nosso lado esquerdo, mas a gente conseguiu, no nosso vestiário (durante o intervalo) fazer a marcação e neutralizar esse setor, onde era o maior perigo do time deles”, explicou.

Como perdeu por 1 a 0 na ida, no Distrito Federal, o placar no Mangueirão foi suficiente para garantir o avanço do Remo às quartas de final da Copa Verde. O próximo adversário será o Atlético (AC), que eliminou o Ypiranga (AP) com vitórias na ida e na volta. Os jogos devem acontecer nos dias 04/09 e 11/09.

Antes disso, o Leão volta suas atenções para a Série C. Neste domingo (25/08), faz o clássico contra o Paysandu, que vai definir se os azulinos avançam ou não ao mata-mata do Brasileirão.

Confira outros trechos da coletiva de Márcio Fernandes:

O que teve de melhor e pior na atuação do Remo

Na beira do campo, você tem que berrar, porque se não o jogador não escuta, até por causa do barulho da torcida. Não digo o que mais irritou, mas o que mais nos preocupou foi a falta de concentração no primeiro tempo. Isso sim. Estávamos um time apático, achando que íamos ganhar a qualquer momento e, no futebol, não se ganha assim, tem que realmente dar duro. No segundo tempo, conseguimos ser o time do Remo, de pegada, marcação, saída rápida, melhoramos. Tivemos que fazer uma substituição para dar velocidade, o time ainda estava um pouco lento na saída de trás. Com as entradas do Wesley e do Hélio, ganhamos maior velocidade e conseguimos chegar mais vezes e fazer os gols.

Dificuldades de ajustar a direita da defesa

Com a saída do (Rafael) Jansen, a gente perdeu muito. Às vezes a gente fala isso e, sei lá, depende da pessoa que escuta e faz uma colocação para ruim ou para bom. Não é querendo justificar, mas perdemos jogadores importantíssimos. Perdemos o Jansen, perdemos Carlos Alberto, perdemos (Douglas) Packer, perdemos (Guilherme) Garré. São jogadores que, no nosso time, são 4 meias. Você não consegue arrumar jogador assim. O setor direito sempre fui um problema nosso. Tínhamos acertado esse lado com o Jansen e, com a saída deles, tivemos que recorrer. Acertamos com o Djalma, mas o Djalma saiu (por lesão). É muita perda e a gente tem que procurar alternativas dentro do grupo, improvisar, para poder acertar. Estamos procurando ainda, vamos ver.

Mudanças de estilo ao longo da temporada

Fizemos um jogo muito bom contra o São José (RS), em que tivemos posse de bola nos dois tempos, mas jogos decisivos são nervosos, há muita disputa e, é lógico, que só o toque não se torna a coisa mais importante. Temos que ter um time aguerrido, que marca na frente, que chega mais, tem pegada. Em jogos decisivos, é isso que acontece, mas o time está procurando tocar, sair, mas ainda estamos errando muito. Em alguns momentos erramos muitos passes e proporcionamos ao time adversário condições de contra-atacar.

Confiança pré-clássico

Vencer é sempre bom, sempre te dá a confiança para você poder acertar detalhes. Jogador entende mais quando acontecem vitórias. Quando acontecem derrotas, as coisas são mais difíceis para você conseguir fazer o entendimento, fazer mais detalhes. Ganhar é sempre bom.

Globo Esporte.com, 22/08/2019

5 COMENTÁRIOS

  1. Foi um duelo muito emocionante, o Sobradinho tem seus méritos porem o Leão mereceu continuar na Copa Verde, agora virá as quartas depois a semi e em seguida a finalíssima que apontará o campeão desta Copa Verde 2019. Nossos atletas perderam um pouco a concentração porque tem o Duelo RExPA, e a Nação Azul também não deu a devida importância a Copa Verde, todos estão focados no RExPA que visa a classificação para a disputa do mata-mata que definirá quem conquistará o acesso. A vitória do Leão combinado com a vitória do Ypiranga fará com que o Leão termine em 1º lugar da chave B e o Ypiranga em 2º, agora uma derrota do Leão e uma derrota do Ypiranga fará com que o leão se classifique em 4º e o Ypiranga fica fora do G4. Conclusão o Leão vencerá o Duelo contra o Papão e o Ypiranga deve perder para o Juventude e São josé e Volta redonda será empate assim Juventude deverá ficar em 1º, e em 2º Remo, Paysandú em 3º e Ypiranga em 4º. Vejam que o São José não vai deixar o Volta se classificar as suas custas e nem o Volta deixar o São José se classificar as suas custas.

  2. Que esses erros tenham servido de aprendizado para que a equipe não cometa os mesmos erros contra a Mucura. mas o pior é que esses erros têm se repetido continuamente em vários jogos, por isso é necessário que os jogadores vejam e revejam os lances em que cometeram esses erros para corrigi-los. Também é preciso que vejam e revejam os lances de ataque e contra-ataque em que a Mucura fez gols sobre seus adversários para não deixarmos “ela” levar vantagem idêntica sobre nós. Portanto, além da parte físico-técnica, terá de ser trabalhada com muita ênfase a parte psicológica, principalmente com relação à tranquilidade da equipe em campo, para, assim, colhermos os frutos desse trabalho coletivo.E vamos em frente, rumo à Série B…….

Comments are closed.