Eudes Pedro e Fábio Bentes
Eudes Pedro e Fábio Bentes

Há uma semana, o Clube do Remo sentia o dissabor de mais uma eliminação na Série C do Campeonato Brasileiro, a 4ª consecutiva desde que voltou a participar da competição, em 2016. A queda, porém, reforçou o trabalho da diretoria em agilizar de imediato o planejamento para a próxima temporada, com a intenção de conquistar a maior ambição azulina, que é o acesso à Série B.

Depois da queda, o Remo fez troca no comando técnico, dispensas e contratações, com olhar agora para a Copa Verde, a única disputa restante no seu calendário 2019.

Porém, entende-se que apesar da redenção que o torneio pode levar ao Baenão, todos os pontos positivos que forem construídos serão direcionados a uma participação mais assertiva na Série C de 2020.

Em meio a reformulações, autocríticas e aprendizados no decorrer de 9 meses no comando do Conselho Diretor (Codir), o presidente Fábio Bentes, destaca que as lições desse primeiro ano de gestão foram imprescindíveis para que o trilhar do próximo ano possa ter um desfecho recheado de êxito.

“Nosso desejo era a classificação. Fizemos o possível, era a nossa meta desde o começo. Acontece que, no trajeto, aconteceram algumas adversidades e vacilos nossos, há de se registrar isso, que impediram, mas em certo ponto, ficamos felizes por honrar com o planejamento que moldamos desde o começo”, explicou o dirigente.

Embora o Leão ainda tenha compromisso oficial em 2019, a começar nesta terça-feira (03/09), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde diante do Atlético (AC), fora de casa, Fábio Bentes acredita que esse é o momento de recomeço.

O presidente fez um balanço da sua administração, dos erros e acertos, da experiência e especialmente quanto ao futuro remista. Acompanhe!

Qual o seu balanço nesse primeiro ano no comando do Remo? Na sua avaliação, o time teve mais erros do que acertos?

Quando assumimos o clube, o foco principal era a reestruturação. A gente via que o Remo só iria alcançar voos maiores se fosse restruturado, principalmente do ponto de vista administrativo. Ano após ano, o Remo vinha atrasando salários e isso trazia uma série de transtornos para nós, inclusive, até para a imagem. Jogadores, quando contatávamos, ficavam na dúvida pela fama. Isso foi um avanço, porque conseguimos manter tudo em dia, de forma honesta e responsável. Entre acertos e erros, acho que tivemos mais acertos: ganhamos o Parazão, conseguimos reabrir o Baenão após anos e fizemos uma boa Série C, mas na reta final, infelizmente, não conseguimos o acesso.

Se você pudesse pontuar o aprendizado para evitar a repetição em 2020, qual seria?

Acho que seria o conjunto da experiência. Não é por que não ocorreu a classificação que está tudo errado, assim como se tivéssemos classificado, estaria tudo certo. É um trabalho minucioso. Temos que tirar tudo como aprendizado para continuar somando. Apostamos na manutenção do técnico Márcio Fernandes, que foi um excelente profissional durante toda a Série C, quando era algo habitual 3 ou 4 treinadores se revezarem no comando. Iniciamos um novo projeto e com tempo para criar uma base. Ou seja, estamos cuidadosamente procurando adaptar as falhas para nos ajudar daqui para frente.

Com a contratação de Eudes Pedro para a comissão técnica, qual será o próximo passo para o planejamento 2020?

Vamos deixar uma base para o ano que vem. A ideia é que se contrate muito menos do que se foi contratado nesse ano, para manter a responsabilidade financeira do clube. A ideia é cair pela metade e fazer apenas contratações pontuais. Obviamente que temos planos paralelos para o impulsionamento de outras vitrines, mas que serão trabalhos primeiro internamente.

O clube iniciará este planejamento com mais segurança do que o cenário que foi recebido por você logo após assumir a presidência?

Certamente que sim. A principal vantagem é que o clube não entrará o próximo ano com dívidas. Recebemos com muitas situações trabalhistas para serrem honradas. Fizemos todos os procedimentos necessários para que todos os nossos atletas saíssem satisfeitos e, por isso, é preciso mencionar o nosso Departamento Jurídico. Somente um atleta, que foi o lateral-esquerdo Tiago (Félix), não aceitou a proposta, mas que vamos resolver. Isso nos dá uma garantia, além da base de jogadores, como mencionei, de algo que vai somar positivamente.

Como o clube tem digerido a eliminação para focar exclusivamente agora, na Copa Verde?

É uma situação delicada, é verdade, mas isso é algo que, por mais que ninguém quisesse, estava com o risco de acontecer. Todos somos profissionais e estamos indo adiante. É algo muito recente mas, paralelo a isso, estamos indo para frente. Mudamos a comissão, saíram alguns jogadores e, em contrapartida, chegou um. Ainda temos a Copa Verde e vamos buscar esse título. Vamos nos preparar para passar do Atlético (AC) e chegar nas semifinais e enfrentar Bragantino ou Paysandu. Quem sabe chegar na final e, dessa vez, com chance maior de título. É uma chance de salvar o ano e ir ainda mais forte para o próximo.

Diário do Pará, 01/09/2019

14 COMENTÁRIOS

  1. Temos que tirar proveito de tudo isso bem que o clube agora respira bons ventos,meu muito obrigado a Nação Azul.

  2. Para mim, sinceramente, esse presidente foi a maior contratação feita pelo Clube do Remo.
    Meus parabéns, presidente Fábio Bentes, por tudo o que o senhor está fazendo pelo nosso Leão. Continue firme no comando, tenho certeza que o fenômeno está lhe apoiando e ainda esse ano é no próximo, vamos ter muitas alegrias com o nosso Clube do Remo, por tudo o que foi feito, o senhor e a maior torcida do Norte do país, merecem muitas conquistas.

  3. O Leão tem Time para conquistar o Título inédito da Copa Verde, o Duelo da final no Mangueirão será eletrizante, porém o Leão terá a difícil missão de passar pelo Atlético Acreano e depois passar pela semi-final. O sinal desta grande final será o jogo de volta em Belém pela quarta de final contra o Atlético Acreano. O Evandro Almeida será pequeno, muitos ficarão de fora por falta e Bilhetes, agora o Maior do Norte está focado neste Título, sempre lutará pela vitória para conquistar o título das competições da mesma forma que luta para ter o direito de ter vaga em competições. O Leão não conquistou a vaga para disputar a série B, porém conquistou o direito de disputar o Brasileirão série C 2020. Os que foram rebaixados não conseguiram conquistar o direito de permanecer da C. Ser campeão da Copa Verde é mais difícil do que conquistar o acesso e ser campeão da C é mais difícil do que ser campeão da Copa Verde. Se o Leão já conquistou a série C, então ele tem todas as condições de ser campeão da Copa Verde.

    • Eguaaá vcs heimmm realmente nao tiramos os meritos do presidente mas o futebol como produto principal deixou muitova desejar, torcemos pra novos horizontes .

  4. Apesar de todos os problemas que está diretoria enfrenta, reconhecer sua entrega, paixão e a vontade imensa em acertar, com toda certeza eh o mínimo que nos verdadeiros torcedores temos que ter. Unidos somos mais fortes!! Este ano temos a copa verde e certamente a nação azul mostrará sua força. Parabéns presidente e sua diretoria.

  5. Temos que agradecer o trabalho desenvolvido pelo presidente Fabio Bentes que fez tudo o que era possível fazer , pagou salários em dias, agora é dar prosseguimento no trabalho para a próxima temporada porque creio que desta vez o Remo está no rumo certo.

  6. Manter uma base é muito importante , contratações somente as pontuais, técnico e presidente juntos devem estar diretamente conectados e resolver este item.

  7. Somente peço melhor avaliar as contratações no meu ver teve um percentual grande de erro. Tem que alinhar com o diretor de futebol.

  8. Parabéns Presidente, por toda sua dedicação, seriedade e transparência à frente do nosso Querido Clube do Remo!

  9. Vamos ser realistas, falamos de credibilidade que o clube não tinha para fazer boas contratações, pois a fama do clube de mal pagador não permitia (agora com salários pagos em dia terá), então, será que o clube mesmo jogando a serie B conseguiria bons atletas e não iria bater e voltar? Esperamos que a partir desta reformulação o clube tenha de fato recuperado sua imagem no cenário do futebol e assim chegar para ficar e ainda em curto tempo chegue na série A sempre com planejamento pq empurrado por essa imensa e apaixonada torcida ninguém segura o Leão.

  10. Parabenizo o presidente Fabio Bentes pelo trabalho que vem feito, apesar do seu objetivo não ter conseguido o acesso esse ano mais o seu trabalho e muito superior aos anteriores que passaram e que ainda alguns sanguessugas e múmias vivem pelos bastidores . O atual presidente se preocupar com o clube todo, tudo que relaciona a marca Clube do Remo outros departamentos dentro do clube, ao contrario de outras gestões se preocupavam só e contratar jogadores bota pra jogar e pronto, o patrimônio ficava totalmente fora dos planos, jogadores vão e vem patrimônio e para sempre e legado. Em outras palavras só pensavam na arrecadação do clube e mais nada.

  11. Agora e um pedido ao Fabio Bentes, ano que vem investam sem medo, parem com esse pensamento de folha de 200 300 mil para montar elenco pq e isso o problema que esta acontecendo. Montar time com pena de gastar e o que tem no mercado só da para essas perolas que aparecem pra trazer para cá. Montar time caro mais com os melhores jogadores, duvido com um time bom, confiante a torcida deixa de lotar estadio pode colocar o preço que for no ingresso duvido não irem, se sentem confiante. Torcedor vai pro estadio,sócio torcedor aumentar, produtos do clube cresce, patrocinadores cresce, patrimônio melhora, as contas ficam em dias. Enfim só vantagens então não fiquem com medo de arriscar que o fenômeno azul ja e um fenômeno sempre ajudando com esses elencos montados durante esses anos, imagine então com esses fatores ditos.

Comments are closed.